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Educação Científica

Estudantes de Física realizam atividades de divulgação científica na Escola Maria Ester

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 17h26 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h38

Na manhã do dia 24 de agosto de 2017, quinta-feira, entre 9h50 e 12h20, oito estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio, localizada no Morro do Algodão, no município de Caraguatatuba, onde realizaram uma série de atividades educacionais de divulgação científica. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Thiffany Souza do Nascimento, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rafael do Nascimento Sorensen) e pelo bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos que desenvolve o projeto de pesquisa intitulado “Simulações e modelagens de fenômenos da natureza no ensino de física”, com bolsa da FAPESP.

Rafael Brock, Thiffany, Julia, Rafael Morais, Diego, Rodrigo e professor Ricardo Plaza

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial com a coordenadora de ensino médio e fundamental da Escola Maria Ester, professora Eliane Conceição de Souza Stoppa, que organizou-as com a apoio dos professores da sua instituição escolar.

Professores Eliane e Ricardo

No intervalo das aulas do período matutino, entre 9h30 e 9h50, antes das palestras, o professor Ricardo Plaza explicou aos docentes presentes na sala dos professores, os objetivos das atividades de divulgação científica propostas e que foram realizadas na sequência no laboratório de informática da instituição, para alguns estudantes especialmente selecionados das turmas de primeiro ano de ensino médio, a partir de seus interesses por temas científicos.

Professores da Escola Maria Ester juntamente com o professor Ricardo Plaza

As atividades realizadas utilizaram imagens, vídeos e simulações e tiveram o objetivo de despertar a curiosidade pelas ciências e pelo conhecimento e, ao mesmo tempo, incentivar a dedicação dos alunos aos estudos. A este respeito foi lembrado que dois dos licenciandos em Física presentes, Rafael Brock e Rafael Sorensen, estudaram no passado na Escola Maria Ester e hoje desenvolvem relevantes trabalhos de pesquisa, ensino e extensão no IFSP-Caraguatatuba, sob a orientação do professor Ricardo Plaza: este fato foi destacado com o objetivo de mostrar para os estudantes da escola Maria Ester que a dedicação com afinco aos estudos é importante para aqueles que pretendem no futuro estudar em cursos universitários.

Estudantes da Escola Maria Ester presentes nas atividades de divulgação científica realizadas

A primeira apresentação da manhã realizada pela estudante Thiffany, com o título de “Mulheres na Astronomia”, procurou enfatizar a importância que tiveram muitas astrônomas ao longo da história da ciência, tais como Henrietta Leavitt e Vera Rubin. Ela também procurou salientar que apesar do machismo que ainda existe em muitos campos, há oportunidades para que moças com interesses científicos por áreas da astronomia e da astrofísica, como é o caso do próprio curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que conta com uma expressiva quantidade de mulheres como estudantes.

Thiffany em sua apresentação sobre “Mulheres na Astronomia”

A apresentação seguinte foi realizada pelo bolsista de iniciação científica Rafael Brock e foi intitulada “Uma breve história da matéria – Do átomo grego ao modelo padrão: os indivisíveis de hoje”. Esta apresentação procurou destacar aspectos da história da ciência acerca do desenvolvimento da física atômica e no final apresentou um interessante simulador do site “Phet – Interactive Simulations” (<http://phet.colorado.edu>) intitulado “Monte um átomo”.

Rafael Brock em sua apresentação “Uma breve história da matéria”

Em seguida, o licenciando Rodrigo realizou a apresentação “LHC, Modelo Padrão e interações fundamentais da natureza”. Ele explicou a respeito do LHC – Large Hadrons Collider (“Grande Colisor de Hadrons”), um grande acelerador de partículas que existe na Europa e que procura investigar as propriedades das menores partículas constituintes da matéria. Rodrigo também apresentou um vídeo sobre o acelerador brasileiro Sirius que está sendo construído em Campinas (SP).

Rodrigo em sua apresentação “LHC, Modelo Padrão e interações fundamentais da natureza”

Na sequência o bolsista Rafael Morais realizou a apresentação “Vida das estrelas” na qual ele discutiu a respeito das trajetórias de vida que têm as estrelas, dependendo dos valores de suas massas. Uma ênfase foi dada para as características do Sol, esta estrela em torno da qual gira o nosso planeta Terra e que tem uma massa aproximada de 2.1030 kg (uma quantidade equivalente ao número 2 seguido de 30 zeros, em quilogramas).

Rafael Morais em sua apresentação “Vida das estrelas”

O extensionista Diego realizou então a palestra “Matéria Escura e Energia Escura” na qual ele procurou apresentar aos presentes o pouco que se sabe atualmente sobre estes dois grandes problemas em aberto na física, em áreas conhecidas como sendo de “fronteira da ciência”. Diego destacou que há muito trabalho a ser feito sobre estes dois fenômenos de natureza ainda desconhecida e que existem com certeza muitas descobertas para serem realizadas em diferentes áreas de física, em particular na astrofísica.

Diego em sua apresentação “Matéria Escura e Energia Escura”

A bolsista de extensão Julia realizou então a sua apresentação intitulada “Teorias sobre o universo” na qual ela refletiu sobre diferentes modelos com explicações científicas a respeito do universo, tais como a teoria dos multiversos. Julia também explicou a respeito de aspectos da expansão do universo, um fato observado experimentalmente ha cerca de 90 anos, e a respeito da Teoria do Big Bang. Ao final, ela apresentou um vídeo do canal do youtube “Nerdologia” sobre os temas discutidos em sua palestra.

Julia em sua apresentação “Teorias sobre o universo”

O graduando Rafael Sorensen realizou a sétima palestra da manhã, intitulada “Ciência na Ficção Científica”, o tema que escolheu para se aprofundar em suas pesquisas como bolsista de extensão. Ele apresentou um pouco da história da literatura de ficção científica, desde o livro “Somnium” escrito pelo astrônomo Johannes Kepler, e discorreu também sobre clássicos do cinema de ficção científico, inclusive refletindo sobre como cenas de batalhas espaciais do filme “Guerra das Estrelas” violam alguns princípios científicos básicos.

Rafael Soresnsen em sua apresentação “Ciência na Ficção Científica”

Finalmente, o universitário Kauã realizou a apresentação audiovisual intitulada “Efeito Magnus” a respeito do fato de que a rotação de um objeto altera sua trajetória em um fluido, como no efeito que pode ser observado quando um jogador de futebol chuta uma bola de trivela (com a parte externa do pé) em direção ao gol e a bola faz uma curva no ar. Kauã realizou um experimento de demonstração a este respeito com um cilindro de papel rolando sobre um plano inclinado antes de cair em direção ao chão.

Kauã em sua apresentação sobre o “Efeito Magnus”

Entre as oito apresentações que ocorreram nesta manhã, o professor Ricardo Plaza procurou fazer demonstrações de experimentos e brinquedos científicos, tais como um equipamento de levitação magnética e uma bola de plasma. Ele também informou os estudantes presentes acerca da história do IFSP e sobre as formas de ingresso em seus cursos superiores e técnicos.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

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