Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física Nuclear

Estudantes de Física do IFSP-Caraguatatuba visitaram a Usina Nuclear de Angra

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 12h05 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 12h26

No dia 17 de dezembro de 2019, terça-feira, 31 estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), juntamente com 2 estudantes convidados de outros cursos, realizaram uma visita acadêmica para conhecer as instalações da Usina Nuclear de Angra 2, situada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

 

Foto: Estudantes e professores do IFSP-Caraguatatuba junto às Usinas Nucleares de Angra

 

Estes alunos foram à Angra acompanhados pelos professores Alex Lino (coordenador do curso de Licenciatura em Física), Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Marcelo Marcos Bueno Moreno, todos eles docentes do IFSP-Caraguatatuba da área das Licenciaturas.

 

Foto: Professores Alex, Ricardo e Marcelo em frente às usinas de Angra

 

O transporte para que eles fizessem a viagem de ida e volta de Caraguatatuba para Angra foi fornecido gratuitamente pelo IFSP na forma de um micro-ônibus e de uma van, que foram conduzidos pelos competentes motoristas Thiago Marcelino e Ramiro Freitas, aos quais os alunos e professores agradecem muito.

 

Foto: Motoristas Ramiro Freitas e Thiago Marcelino

 

Os estudantes e professores se reuniram em frente ao IFSP-Caraguatatuba para a viagem rumo à Angra que se iniciou por volta das 5 horas da madrugada do dia 17/12/2019.

 

Foto: Professores e estudantes em frente ao IFSP-Caraguatatuba antes do início da viagem

 

O professor Ricardo organizou a visita com o pessoal do Observatório Nuclear de Angra, enquanto que o professor Alex ficou responsável pela organização do transporte desta viagem.

 

Foto: Professores Marcelo, Ricardo e Alex em frente ao IFSP antes de partirem para Angra

 

O objetivo da visita ao Observatório Nuclear foi educacional e científico: para os estudantes de Licenciatura em Física, conhecer em detalhes o funcionamento de uma Usina Nuclear é algo muito importante, pois fornece repertório e conhecimentos para trabalhar em sala de aula com assuntos científicos relacionados ao tema da produção de energia elétrica.

 

Foto: Bela paisagem do mar vista durante a viagem

 

A viagem durou pouco mais que três horas nas quais foi possível admirar belas paisagens do mar, de praias, de montanhas e da Mata Atlântica, no litoral norte do estado de São Paulo e no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.

 

Foto: Paisagem da estrada durante a viagem para Angra

 

Durante o roteiro da viagem de Caraguatatuba até Angra dos Reis, o grupo passou pelas municípios de Ubatuba e de Paraty, este último já no estado do Rio de Janeiro. Como ainda havia uma folga de tempo, durante a viagem de ida, o grupo parou um pouco para relaxar no meio do caminho.

 

Foto: Quatro jovens estudantes de Licenciatura em Física tomam um pouco de sol em uma parada

 

Antes do horário combinado, 9 horas da manhã, o grupo chegou ao Observatório Nuclear, situado no quilômetro 522 da Rodovia Rio-Santos, a partir do qual se pode avistar todo o complexo que compõe a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

 

Foto: Professores e alunos do IFSP-Caraguatatuba em frente ao Observatório Nuclear

 

Mais informações acerca do Observatório Nuclear da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, podem ser obtidas aqui. Uma reportagem sobre a inauguração deste Observatório Nuclear, de 07/05/2019, intitulada “Eletronuclear inaugura Observatório Nuclear em Angra dos Reis” pode ser lida aqui.

 

Foto: Raysa, Gabriela e Lara, durante a espera para o início da visita

 

O grupo foi recebido no Observatório Nuclear por Edvaldo Rocha que acompanhou os alunos e professores presentes durante toda a visita que se estendeu até depois das 15h. Toda esta visita foi integralmente gratuita. Após tomar um café disponibilizado pelo Observatório Nuclear, o grupo teve acesso a um auditório onde Edvaldo Rocha ministrou uma palestra sobre o tema da Energia Nuclear, inclusive com a exibição de vídeos a este respeito. Edvaldo recomendou aos presentes o documentário sobre energia nuclear intitulado “A Promessa de Pandora” que está disponível para os interessados assistirem aqui.

 

Foto: Palestra ministrada por Edvaldo Rocha

 

Nesta palestra foram apresentadas informações sobre como as reações de fissão nuclear do Urânio podem ser utilizadas para produzir energia elétrica em usinas nucleares como as duas usinas de Angra 1 e Angra 2. Um dado apresentado foi o de que no mundo todo estão atualmente em operação 447 usinas nucleares, duas delas no Brasil, justamente Angra 1 e Angra 2; apenas para termos uma ideia, nos Estados Unidos estão atualmente em operação 98 usinas nucleares.

 

Foto: Grupo de alunos e professores assistem a palestra ministrada por Edvaldo Rocha

 

Após essa excelente palestra ministrada por Edvaldo Rocha, os estudantes se deslocaram para o espaço de exposições do Observatório Nuclear que tem maquetes, diagramas, telas interativas e outros equipamentos com o objetivo de desmitificar a visão geralmente negativa existente a respeito da energia nuclear.

 

Foto: Lucas e Bárbara no Observatório Nuclear

 

Na sequência o grupo se deslocou para fora do Observatório Nuclear para poder admirar de longe as duas usinas de Angra 1 e 2 que atualmente estão em operação produzindo energia elétrica em grande escala neste local.

 

Foto: Rafael Brock em frente às usinas de Angra 2 (mais perto) e Angra 1 (mais longe)

 

O grupo, a seguir, por meio do micro-ônibus e da van, se transportou para as proximidades da Usina de Angra 2. Não foi permitido aos visitantes entrarem nas instalações de Angra 2 portando celulares (as fotos exibidas aqui, junto às turbinas, foram tiradas pelos celulares dos guias).

 

Foto: Usina Nuclear de Angra 2

 

Durante esta visita os alunos puderam conhecer a sala de controle da Usina, bem como puderam também caminhar ao lado das imensas turbinas existentes que geram eletricidade ao serem movimentadas pela expansão do vapor de água produzido pelo calor das reações de fissão nuclear do Urânio-235.

 

Foto: Grupo do IFSP-Caraguatatuba junto às turbinas de Angra 2

 

Após o término da visita à Usina de Angra 2 (que foi construída com tecnologia alemã, ao contrário de Angra 1 que foi construída com tecnologia norte-americana), o grupo se deslocou para um restaurante onde foi possível almoçar.

 

Foto: Caminhando junto às turbinas da Usina Nuclear de Angra 2

 

No início da tarde, após o almoço, os alunos se deslocaram para a sala do simulador, onde puderam conhecer com mais detalhes como são treinados os futuros operadores de usinas nucleares tais como Angra 1 e 2, em uma grande sala igual à sala original de controle, onde estes operadores em treinamento podem simular “virtualmente” situações específicas (acidentes por exemplo) para testar a tomada de decisões.

 

Foto: Simulador

 

Finalmente, para terminar o grupo visitou as instalações do “Programa Tartaruga Viva” que é um Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas na Área de Influência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), onde assistiram a diversas e interessantes explicações feitas pelo veterinário Renato Velloso sobre o trabalho que é feito.

 

Foto: Veterinário Renato Velloso, ao centro de macacão, explica sobre o seu trabalho com tartarugas

 

As informações ministradas foram muito importantes para despertar uma maior consciência entre os presentes dos problemas que a poluição de todo tipo no mar causa para a vida das tartarugas marinhas, assim como para toda a vida aquática.

 

Foto: Explicação de Renato Velloso sobre o belo trabalho que é realizado junto às tartarugas marinhas

 

Os licenciandos em Física do IFSP-Caraguatatuba que participaram desta visita ficaram muito bem impressionados com a seriedade do trabalho que é realizado nas Usinas Nucleares de Angra dos Reis. Mais informações sobre a produção e o uso da energia nuclear no Brasil podem ser obtidas aqui.

 

Foto: Getulio dentro do Observatório Nuclear

 

Os estudantes das três turmas de licenciatura em física atualmente existente no IFSP-Caraguatatuba (as turmas de 1º ano, de 2º ano e de 3º ano) puderam conhecer neste dia muitos conceitos da área de Física Nuclear que serão bastante úteis para a sua formação como futuros professores de física.

 

Foto: Estudante de licenciatura em física Brenda durante a visita

 

A participação de estudantes universitários em atividades como esta visita técnica colabora significativamente para o seu amadurecimento intelectual e acadêmico. Os licenciandos do IFSP-Caraguatatuba presentes relataram com muita ênfase a satisfação de poderem ter participado de uma atividade tão produtiva como essa para a formação de cada um deles.

 

Foto: Grupo de alunos no micro-ônibus durante parte da visita

 

Finalmente, os estudantes de Física do IFSP-Caraguatatuba também agradeceram o guia Edvaldo Rocha que acompanhou o grupo durante o dia e que procurou esclarecer todas as dúvidas referentes às perguntas que foram feitas a ele.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página