Educação Científica

Estudantes de Física do IFSP-Caraguatatuba assistiram aula no ITA

Publicado: Sábado, 12 de Mai de 2018, 08h54 | Última atualização em Sábado, 12 de Mai de 2018, 08h54

Em 08 de maio de 2018, terça-feira, pela manhã, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram uma aula do curso de pós-graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais – CTE que ocorreu no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Os bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Ryan Nepomuceno Montemor, e os bolsistas de iniciação científica Rafael Brock Domingos e Rafael do Nascimento Sorensen foram ao ITA acompanhados pelo seu orientador, o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Eles foram convidados para esta aula pelo Prof. Me. Douglas Carlos Vilela que atualmente está realizando seu doutorado em Física no ITA.

Professores Douglas e Ricardo com estudantes de Física do IFSP-Caraguatatuba

Nesta manhã, o professor Douglas ministrou uma aula na disciplina “Monitoração da Radiação Ionizante do Ambiente”, a convite do Prof. Dr. Inácio Malmonge Martin, o professor responsável pela disciplina. Esta é uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

Professores Douglas e Inácio

A aula ministrada pelo professor Douglas aconteceu na denominada “Sala Inteligente”, um ambiente com múltiplos recursos para o ensino de física, projetado para que o estudante se torne mais ativo no processo de aprendizagem, no âmbito do LPECT (Laboratório de Pesquisa em Ciências e Tecnologias). Para conhecer mais ações do grupo de pesquisa LPECT basta acessar: <www.lpect.ita.br>.

Sala Inteligente

Durante a sua aula, o professor Douglas enfatizou o uso do denominado “Weblab”, um laboratório com gestão remota por internet que pode ser utilizado por docentes e discentes da comunidade externa ao ITA.

Aula ministrada pelo professor Douglas

A ênfase nesta aula com o “Weblab” foi dada ao experimento com um contador Geiger acerca da dependência da intensidade da radiação detectada com a distância entre a fonte radioativa e o detector. Para os interessados a página na internet deste “Weblab” pode ser acessada pelo link: <http://161.24.5.141/>.

Site do Weblab

O experimento com o detector Geiger, controlado remotamente por meio do “Weblab”, está situado numa sala adjacente à “Sala Inteligente”.

Página do experimento com o Geiger do Weblab

Na sala adjacente à “Sala Inteligente” está também o experimento de espectroscopia que, do mesmo modo, pode ser controlado remotamente pelo “Weblab”.

Página do experimento de espectroscopia do Weblab

Na página de acesso dos laboratórios remotos (Weblabs) há materiais didáticos, tais como arquivos de textos, slides e simulações virtuais, para dar suporte no seu uso e na aprendizagem dos conceitos físicos envolvidos em cada experimento.

Os licenciandos em Física pelo IFSP-Caraguatatuba puderam conhecer em detalhes a parte experimental e os arranjos para os instrumentos de medição destes dois experimentos.

Estudantes de Física junto aos experimentos com o Geiger (acima) e de espectroscopia (abaixo)

O professor Douglas atualmente está realizando o seu doutorado no ITA sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano que nesta manhã gentilmente recebeu os estudantes de Física do IFSP-Caraguatatuba e conversou com eles sobre as linhas de pesquisa que desenvolve no ITA.

Professores Ricardo Plaza e José Silvério

Os estudantes de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que participaram desta atividade relataram que foi extremamente produtivo em termos didáticos e acadêmicos poderem assistir uma aula como esta.

Professor Ricardo Plaza com seus bolsistas Rafael Brock, Rafael Sorensen, Kauã e Ryan no ITA

A participação dos estudantes em atividades acadêmicas como nesta aula da pós-graduação do ITA ocorre com regularidade no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e tem o objetivo de conhecer mais a respeito dos avanços em setores de ponta da ciência em diferentes instituições de ensino e pesquisa brasileiras.