PIBID

Estudantes de Caraguatatuba estiveram no I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 11h55 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 11h55

No dia 02 de agosto de 2019, José Henrique Gomes Tosta e Rodrigo de Siqueira Bicudo, estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Caraguatatuba), participaram do I Encontro de Física do PIBID-IFSP que ocorreu no câmpus de Itapetininga do IFSP. Eles foram ao evento acompanhados pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini que coordena o PIBID no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Participantes do I Encontro de Física do PIBID-IFSP

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID) foi criado em 2010 pelo decreto n.º 7.219 e regulamentado em 2013 pela portaria 096: seu objetivo é a valorização do magistério e sua administração é conduzida, no âmbito federal, pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Em 2014 ele já contava com 90.254 bolsistas, distribuídos em 855 campi de 284 instituições formadoras de docentes, com cursos de Licenciatura em diversas áreas. Mais informações sobre o PIBID podem ser obtidas aqui.

Foto: Professor Luis Fernando durante apresentação no I Encontro de Física do PIBID-IFSP

O PIBID do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba existe desde agosto de 2018, com 16 estudantes bolsistas e 4 estudantes voluntários que entre agosto/2018 e junho/2019 atuaram em duas escolas estaduais de Caraguatatuba: a Escola Estadual Colônia dos Pescadores e a Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima.

Foto: José Tosta durante o I Encontro de Física do PIBID-IFSP

No evento, o estudante José Tosta, do 6º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou na forma de banner o trabalho acadêmico intitulado “Assimilação da força elétrica com a gravitacional como facilitador para aprendizagem”.

Foto: Rodrigo Bicudo, estudante que participou do I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Neste I Encontro de Física do PIBID-IFSP ocorreram diversas atividades, tais como uma mesa-redonda e a apresentação de banners e comunicações orais acerca dos trabalhos de investigação realizados pelos estudantes vinculados ao PIBID de cursos de Física de diferentes câmpus do IFSP.

Foto: Apresentação da professora Zionice Rodrigues durante o I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Durante a manhã do dia do evento (02/08/2019), ocorreu uma mesa-redonda com o tema “PIBID e o IFSP: passado, presente e perspectivas futuras” que contou com a participação de três professores: o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Bonetti cuja apresentação foi intitulada “Panorama geral do PIBID: da Portaria ao IFSP”, a Profa. Dra. Zionice Garbelini Martos Rodrigues (atual coordenadora institucional do PIBID do IFSP) cuja apresentação foi intitulada “O PIBID hoje no IFSP e suas perspectivas” (coordenador institucional do PIBID-IFSP entre 2013 e 2017) e o Prof. Dr. Jonny Nelson Teixeira cuja apresentação foi intitulada “O PIBID na visão do professor supervisor” (atual coordenador institucional da Residência Pedagógica do IFSP).

Foto: Apresentação do professor Marcelo Bonetti durante o I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Estudantes de Licenciatura em Física dos câmpus de Caraguatatuba, Itapetininga, São Paulo, Piracicaba, Birigui, Votuporanga e Registro do IFSP apresentaram trabalhos acadêmicos na forma de banners e comunicações orais neste evento, de modo a refletir sobre diferentes estratégias e ferramentas para a aprendizagem de conteúdos de física que eles vivenciaram como bolsistas do PIBID.

Foto: Professores de diferentes câmpus do IFSP presentes no evento

Durante o evento foram apresentados trabalhos muito interessantes como, por exemplo, ocorreu com os estudantes de Licenciatura em Física do câmpus de São Paulo do IFSP, que sob a coordenação do professor Winston Gomes Schmiedecke, refletiram sobre a participação das Mulheres na Ciência.

Foto: Professor Winston Gomes Schmiedecke durante o evento

A participação de estudantes universitários, em eventos acadêmicos com a apresentação de trabalhos de pesquisa e a participação em mesas-redondas, palestras e outras atividades educacionais colabora significativamente para o seu amadurecimento intelectual. Os estudantes que estiveram presentes no I Encontro de Física do PIBID-IFSP registraram que esta participação foi importante para a sua formação acadêmica.