Início > O que é? > Notícias > Estudantes das licenciaturas realizaram palestras no Módulo
Educação Científica

Estudantes das licenciaturas realizaram palestras no Módulo

Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 08h16 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 08h16 | Acessos: 1059

Na noite do dia 24 de setembro de 2018, segunda-feira, entre 20h e 21h30, três estudantes dos cursos de licenciatura do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes no Centro Universitário Módulo, localizado no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, onde realizaram três palestras sobre educação científica abordando temas nas áreas de Astronomia, Física e Matemática. Eles foram a essa escola acompanhados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades de caráter científico foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Rafael Honório Morais de Oliveira e Diego Bortoleto Licca, e do ex-bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIC do CNPq) João Pereira Neto, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Rafael Morais, João Pereira, Diego Licca e professor Ricardo Plaza

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com os professores Divina de Fátima dos Santos e Antonio Roberto Alves Felippe, do Centro Universitário Módulo, tendo em vista a sua Semana Institucional Acadêmica.

Professores Ricardo Plaza, Divina e Antonio Roberto

Na chegada ao Módulo a equipe se deslocou para uma sala dotada de equipamentos audiovisuais onde foram realizadas as palestras de cunho científico previstas. A equipe levou alguns materiais didáticos para o ensino experimental de física e de matemática que foram apresentados aos presentes.

Estudantes com representações de projeções tridimensionais em papel de um hipercubo

O objetivo foi o de despertar a curiosidade científica dos estudantes presentes, bem como a vontade de se aprofundar no estudo dos fenômenos apresentados, de modo a compreender melhor os conceitos e as leis da ciência que os explicam.

Docentes na sala dos professores da escola Bernardino

A primeira palestra desta noite foi realizada pelo licenciando em matemática João Pereira que abordou o tema das ondas gravitacionais. A sua abordagem privilegiou a História da Ciência e da Tecnologia (HCT), com vistas a explicar os desenvolvimentos científicos históricos que permitiram a primeira detecção de ondas gravitacionais em 2015.

Palestra de João Pereira Neto no Módulo

A segunda palestra foi realizada pelo licenciando em matemática Diego Licca e teve como eixo temático a ideia do Hipercubo (conhecido também como Tesserato) que é um cubo em 4 dimensões. Diego observou como a matemática empodera o ser humano, tendo em vista o fato de que podemos fazer diversas inferências sobre as propriedades de algo como um hipercubo que não podemos ver, já que somos seres tridimensionais.

Palestra de Diego Licca no Módulo

A terceira e última palestra foi ministrada pelo licenciando em física Rafael Morais e teve como temática central a física existente nas Histórias em Quadrinhos (HQs). Rafael lembrou que as HQs são parte da cultura popular contemporânea e diversos super-heróis presentes nestas histórias apresentam superpoderes sobre os quais se pode refletir em termos científicos com vistas ao desencadeamento de processos de aprendizagem de conceitos de física.

Palestra de Rafael Morais no Módulo

A equipe dos bolsistas do IFSP agradece muito à professora Divina e ao professor Antonio Roberto pelo convite e pela oportunidade de estarem apresentando aos presentes os resultados de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de instituições de ensino da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas que desejarem que os alunos de suas instituições participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.