Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes das licenciaturas realizaram atividades científicas na Escola Benedita Ferreira

Publicado: Sábado, 21 de Outubro de 2017, 11h21 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h19

No dia 18 de outubro de 2017, quarta-feira, pela manhã, entre 10h00 e 12h40, sete estudantes universitários dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira, localizada no Jardim Casa Branca, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de palestras e atividades de educação científica. Eles compareceram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta suas atividades de pesquisa, ensino e extensão e é também o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael do Nascimento Sorensen, Julia Cristina Barbosa Lucoveis e Ruy Guilherme Farias Santos Bastos) e pelos bolsistas de iniciação científica Rafael Brock Domingos e João Pereira Neto, todos orientados pelo professor Ricardo Plaza. Todos estes estudantes fazem o curso de Licenciatura em Física, com exceção de João Pereira que faz o curso de Licenciatura em Matemática.

Professor Ricardo Plaza e seus bolsistas presentes na Escola Benedita Ferreira

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com o diretor Laércio Pereira Junior e o coordenador Felipe Torres Rodrigues que trabalham na Escola Benedita Ferreira. No início de 2016, o professor Ricardo Plaza já esteve na mesma instituição com sua equipe de bolsistas e foi muito bem recebido, do mesmo modo como também ocorreu desta vez.

Professores Ricardo e Felipe

A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba chegou à Escola Benedita Ferreira aproximadamente às 09h30 da manhã. Eles foram recebidos pelo professor Felipe que apresentou a escola e os levou para uma sala de aula específica, equipada de modo adequado com projetor datashow e com caixa de som, na qual ocorreram as apresentações e palestras.

Professor Ricardo Plaza junto com docentes da Escola Benedita Ferreira

Antes do início das palestras, o professor Ricardo Plaza esteve junto com os docentes da instituição, durante o intervalo da manhã, de modo a explicar os temas e os objetivos educacionais das atividades que seriam realizadas. As palestras todas foram acompanhadas também pelo professor Eduardo Muniz que é docente da disciplina de física da Escola Benedita Ferreira.

Professores Ricardo e Eduardo

Estudantes de diferentes turmas de ensino médio da escola interessados por temas científicos, em especial por física e astronomia, foram convidados a participar das atividades realizadas, que utilizaram imagens, vídeos, simulações e experimentos, com o objetivo de despertar a curiosidade por áreas científicas, bem como incentivar a vontade de estudar e a dedicação ao estudo por parte dos alunos.

Estudantes da Escola Benedita Ferreira que assistiram as palestras que foram realizadas

A primeira apresentação da manhã foi feita pela estudante universitária Julia e versou a respeito das teorias existentes sobre a natureza e a evolução do universo. Julia explicou a respeito da teoria do Big Bang e das evidências experimentais sobre a expansão do universo, inclusive apresentando um interessante vídeo produzido pelo canal “Nerdologia” do youtube.

Apresentação de Julia na Escola Benedita Ferreira

Na sequência, o bolsista de extensão Ruy realizou uma apresentação intitulada “A física dos quadrinhos” na qual ele procurou refletir sobre alguns conceitos de física – em particular, os conceitos de força e de energia – sob a ótica de personagens e super-heróis de histórias em quadrinhos, tais como o Homem-Aranha e o Flash.

Apresentação de Ruy na Escola Benedita Ferreira

A apresentação seguinte foi feita pelo estudante universitário Rafael Sorensen e teve como tema central as relações existentes entre a ciência e a ficção científica. A partir da caracterização inicial do gênero da ficção científica, ele procurou refletir sobre algumas das principais obras cinematográficas de ficção científica, tais como “2001 – Uma odisseia no espaço” e “Interestelar” e dos conceitos físicos envolvidos.

Apresentação de Rafael Sorensen na Escola Benedita Ferreira

Em seguida, o bolsista de iniciação científica Rafael Brock (com bolsa da FAPESP) explicou um pouco a respeito do uso de simulações no ensino de física, por meio de uma dinâmica sobre as relações entre física atômica e a tabela periódica, envolvendo uma simulação específica, denominada “Monte um átomo” que está disponível gratuitamente no site do “Phet – Interactive Simulations” em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom>.

Apresentação de Rafael Brock na Escola Benedita Ferreira

O estudante de física Kauã realizou então uma apresentação sobre exoplanetas, uma área que vem crescendo de importância nos últimos anos, conforme milhares de planetas têm sido detectados orbitando estrelas de nossa galáxia. Ele procurou também esclarecer a respeito dos modelos explicativos sobre como ocorreu a formação do nosso sistema solar.

Apresentação de Kauã na Escola Benedita Ferreira

O estudante Diego realizou então uma palestra sobre temas que estão atualmente no foco dos principais debates em áreas de fronteira da ciência moderna, particularmente no campo da astrofísica: matéria escura e energia escura. Ele traçou um paralelo histórico com outros momentos históricos em que ocorreram desacordos entre previsões teóricas e observações experimentais na área da astronomia, particularmente no que diz respeito aos desdobramentos que ocorreram no século XIX e início do século XX, a partir da constatação de que existiam discrepâncias entre as órbitas observadas de Urano e de Mercúrio em relação às previsões teóricas feitas para estas órbitas a partir da física newtoniana.

Apresentação de Diego na Escola Benedita Ferreira

Ao final da manhã, o bolsista de iniciação científica João Pereira (com bolsa PIBIC do CNPq) realizou uma apresentação sobre Ondas Gravitacionais, enfatizando que o Prêmio Nobel de Física de 2017 foi conferido no início deste mês de outubro exatamente para três físicos que realizaram pesquisas de vanguarda no estudo das propriedades e das formas de detecção das ondas gravitacionais.

Apresentação de João Pereira na Escola Benedita Ferreira

Durante toda a manhã, entre as palestras, o professor Ricardo Plaza apresentou alguns experimentos científicos envolvendo equipamentos tais como o levitador magnético e a bola de plasma de modo a estimular a curiosidade dos alunos pela física. Ele informou os estudantes presentes sobre as formas de ingresso nos cursos superiores (pelo ENEM/SISU) e técnicos (seleção por análise de histórico escolar) do IFSP-Caraguatatuba, convidando-os a visitarem a instituição. De modo mais específico, ele esclareceu um pouco mais sobre o curso de Licenciatura em Física, do qual é coordenador, enfatizando que o IFSP é uma instituição adequada para alunos que gostem de estudar e que queiram se desenvolver academicamente.

Bolsistas do IFSP junto com professor Felipe em visita a um laboratório da Escola Benedita

Após o final das apresentações o professor Felipe conduziu o grupo de bolsistas até o laboratório de física da Escola para que eles conhecessem a infraestrutura existente a este respeito. A equipe de bolsistas que esteve presente na Escola Benedita Ferreira agradece imensamente aos professores Felipe e Eduardo pelo apoio dado para a realização destas palestras.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página