Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Estudantes da Escola Ruth Cardoso da Ilhabela visitaram o IFSP-Caraguatatuba
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes da Escola Ruth Cardoso da Ilhabela visitaram o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 09h43 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h33

Na tarde do dia 31 de agosto de 2017, uma quinta-feira, diversos estudantes da Escola Municipal Profa. Dra. Ruth Correia Leite Cardoso, localizada na Ilhabela, visitaram as instalações do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde participaram de atividades de ensino e de extensão. Estes estudantes vieram acompanhados pelos seus professores Maria Dalvanir Ferreira Vital (Matemática) e Leonel Celoto Rosa (Ciências).

Alunos da Escola Ruth Cardoso no auditorio do IFSP durante a visita

No IFSP eles foram recebidos pelos professores Luis Américo Monteiro Junior (coordenador do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Natália Nassiff Braga (Diretora Adjunta Educacional), Rafael Nogueira Luz (coordenador da Licenciatura em Matemática) e Ricardo Roberto Plaza Teixeira (coordenador da Licenciatura em Física).

Professores Ricardo, Natália, Leonel, Maria Dalvanir e Luis Américo

Esta visita foi agendada a partir do contato inicial da professora Maria Dalvanir com o professor Luis Américo que reservou o auditório e organizou a recepção aos alunos da Escola Ruth Cardoso junto aos bolsistas do PIBID e também junto aos bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” orientados pelo professor Ricardo Plaza. Todos os universitários bolsistas do IFSP-Caraguatatuba envolvidos nesta recepção estudam nos cursos de Licenciatura em Matemática (matutino) e de Licenciatura em Física (noturno).

Professor Luis Américo recebe os alunos

Após a apresentação inicial do professor Luis Américo, a professora Natália fez um breve relato acerca da história do IFSP e dos cursos que ele oferta anualmente em nível técnico, de graduação e de pós-graduação.

Professora Natália explica a respeito dos cursos do IFSP

O professor Ricardo Plaza explicou aos presentes acerca do curso de Licenciatura em Física coordenado por ele, salientando que o IFSP é um lugar adequado para alunos que gostam de estudar e que querem se aprofundar em diferentes temas relativos ao conhecimento humano. Por sua vez, o professor Rafael Nogueira relatou um pouco a respeito da história do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, curso no qual a professora Maria Dalvanir se formou.

Professor Rafael Nogueira em explicação sobre o IFSP

Os alunos da Escola Ruth Cardoso foram divididos em três grupos que realizaram atividades de três tipos diferentes em forma de rodízio: no Laboratório de Matemática, em visita a diversas outras instalações do IFSP e no próprio auditório. No Laboratório de Matemática, os bolsistas do PIBID organizaram atividades desafiadoras nos computadores existentes de modo a despertar o raciocínio matemático dos alunos visitantes.

Alunos da Escola Ruth Cardoso realizam atividades educacionais no Laboratório de Matemática

Adicionalmente foram realizadas visitas itinerantes a diferentes salas e laboratórios do IFSP-Caraguatatuba, tais como a biblioteca, laboratórios de informática e o laboratório de ciências naturais.

Alunos da Escola Ruth Cardoso visitam as instalações do IFSP

No próprio pátio do IFSP-Caraguatatuba, em frente à lanchonete, foram também organizadas atividades educacionais referentes ao ensino de matemática, por estudantes universitários do IFSP.

Atividades educacionais organizadas pelos estudantes do IFSP

Finalmente no auditório, os bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza organizaram uma série de palestras e atividades de divulgação científica. A estudante de Licenciatura em Matemática, Izabela Duarte, apresentou uma palestra sobre o “Uso de simulações computacionais no ensino de física”.

Izabela em sua apresentação sobre simulações

Já a estudante universitária Juliana Caroline da Silva Sousa, apresentou uma palestra sobre as “Mulheres na ciência”, procurando refletir sobre as desigualdades de oportunidades para a inserção de mulheres em carreiras científicas e sobre as causas para estas desigualdades.

Apresentação da Juliana sobre as mulheres na ciência

Outras palestras de divulgação científica realizadas no auditório abordaram temas como a ciência na ficção científica (por Rafael do Nascimento Sorensen), a vida das estrelas (por Rafael Honório Morais de Oliveira), as partículas elementares e o LHC (por Rodrigo Henrique Revelete Godoy) e o cosmos e a gravidade (por João Pereira Neto), dentre outras. Foram também apresentados diversos brinquedos científicos e demonstrações de experiências de física: o licenciando em física Kauã Estevam Cardoso de Freitas, por exemplo, explicou aos presentes sobre o funcionamento da denominada “Bola de Plasma”.

Kauã em explicação sobre a Bola de Plasma

O programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba realiza sistematicamente ações educacionais de divulgação científica que são oferecidas para toda a comunidade externa à instituição, por meio de seus bolsistas de extensão. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Por sua vez, no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) conta com bolsistas que são estudantes do curso de licenciatura em matemática e atuam em escolas públicas da região do litoral norte paulista (Escola Estadual Colônia dos Pescadores, Escola Estadual Ismael Iglesias e Escola Municipal Professora Edna Maria Nogueira Ferraz), para de forma organizada e orientada, propor e efetivar soluções para melhorar o nível e a qualidade do ensino de matemática.

registrado em:
Fim do conteúdo da página