Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes da Escola Benedita Ferreira visitaram o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sábado, 28 de Outubro de 2017, 14h46 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h19

 

No dia 19 de outubro de 2017, quinta-feira, pela tarde, entre 14h00 e 16h00, estudantes de ensino médio da Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira (localizada no Jardim Casa Branca, no município de Caraguatatuba) visitaram o câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), conheceram as suas instalações e assistiram um conjunto de palestras e atividades de educação científica. A recepção foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) em conjunto com seus bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael do Nascimento Sorensen, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Rafael Honório Morais de Oliveira, Juliana Caroline da Silva Sousa e Ruy Guilherme Farias Santos Bastos) e seus bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Izabela Duarte. Estes bolsistas estudam nos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades também tiveram o apoio de Alícia de Andrade Freire que é estudante secundarista em São José dos Campos.

Professor Ricardo Plaza junto com estudantes que organizaram a recepção aos alunos da escola Benedita Ferreira

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido com o professor Ricardo Plaza pela professora Maria Vilma de Almeida Leite que leciona português na Escola Benedita Ferreira e organizou a visita juntamente com a professora Maria Cristina Silva que leciona português e inglês na mesma instituição escolar. 

Professores Maria Vilma Ricardo Plaza e Maria Cristina

Os alunos da Escola Benedita Ferreira após chegarem ao IFSP se deslocaram para a sala 105, onde se acomodaram. O professor Ricardo Plaza inicialmente explicou um pouco sobre a história do IFSP, dos seus cursos e das formas de seleção para ingressar neles. Ele esclareceu também algumas características a respeito do curso de Licenciatura em Física, do qual é atualmente o coordenador.

Alunos e professores da Escola Benedita Ferreira assistem as apresentações

A professora Natália Nassiff Braga que é a Diretora Adjunta Educacional do IFSP-Caraguatatuba também deu as boas vindas aos secundaristas presentes e explicou detalhes a respeito do funcionamento do IFSP e de suas particularidades, ressaltando que a qualidade do ensino é uma marca desta instituição.

Professora Natália apresenta o IFSP aos alunos da Escola Benedita Ferreira

Na sequência, bolsistas do professor Ricardo Plaza realizaram algumas palestras sobre temas que vem sendo investigados por eles em seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. A estudante universitária Adriana realizou a primeira apresentação intitulada “Como se tornar um estudante pesquisador” na qual procurou enfatizar a importância de uma atitude investigativa por parte dos alunos. Ela destacou que nas áreas das ciências naturais é fundamental a realização de experimentos científicos para desenvolver habilidades no que diz respeito à observação de fenômenos, ao levantamento de hipóteses e à reação ao encontro com algo inesperado. De modo a exemplificar, ela realizou para os alunos um experimento sobre a flutuação de uma caixinha de um litro de leite longa vida em um balde somente com água e em um balde com água misturada com sal, e incentivou os alunos a buscarem hipóteses para os resultados observados.

Apresentação de Adriana para os alunos da Escola Benedita Ferreira

A estudante Alícia também participou desta primeira apresentação, exemplificando com uma explicação a respeito dos motivos que levam uma onda a quebrar quando se aproxima da praia e destacando que a física é uma ciência que está entre nós diariamente.

Alícia explica sobre ondas para alunos da Escola Benedita Ferreira

A apresentação seguinte foi feita pela estudante de licenciatura em matemática Izabela Duarte que apresentou para os presentes algumas simulações que podem ser utilizadas para o ensino de física e de astronomia. Em particular ela utilizou a simulação “Energia na pista de skate” da plataforma “PhET – Interactive Simulations” (disponível gratuitamente no site: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/energy-skate-park-basics>) para discutir a respeito da conservação da energia.

Apresentação de Izabela para os alunos da Escola Benedita Ferreira

A licencianda em matemática Juliana realizou a apresentação seguinte que foi intitulada “Mulheres na ciência: Além do olhar de um mundo misógino”. Ela refletiu sobre o machismo existente em toda a sociedade e, em especial, em diferentes áreas das ciências naturais, e indicou também formas pelas quais é possível combater a cultura machista ainda existente em diversos campos profissionais.

Apresentação de Juliana para os alunos da Escola Benedita Ferreira

O estudante de licenciatura em física Rafael Morais explanou aos presentes a respeito do ciclo de vida das estrelas, destacando as diferentes possibilidades de evolução estelar que dependem basicamente da massa de cada estrela. Ele explicou um pouco a respeito das características de buracos negros.

Apresentação de Rafael Morais para os alunos da Escola Benedita Ferreira

O licenciando em física Rodrigo, realizou então uma apresentação sobre as partículas elementares, os aceleradores de partículas e as interações fundamentais. Rodrigo destacou como a evolução do conhecimento na área de Física de Partículas Elementares permitiu aos cientistas elaboraram o modelo padrão que é basicamente uma tabela que organiza as partículas elementares, em certo sentido, da mesma forma como a tabela periódica organizou os elementos químicos.

Apresentação de Rodrigo para os alunos da Escola Benedita Ferreira

Na sequência, outros seis bolsistas relataram rapidamente a respeito dos temas dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que estão realizando: “Teorias sobre o universo” (Julia), “A ciência na ficção científica” (Rafael Soresnsen), “Matéria escura e energia escura” (Diego), “Experiências de baixo custo, experimentos com arduino, a bobina de Tesla, o efeito Magnus e exoplanetas” (Kauã), “A física dos quadrinhos” (Ruy) e “Ondas gravitacionais” (João).

João, Ruy, Kauã, Diego, Rafael Sorensen e Julia apresentam seus projetos de pesquisa

Após o final das apresentações, os alunos da Escola Benedita Ferreira visitaram alguns dos espaços de ensino do IFSP-Caraguatatuba, tais como o laboratório de ciências naturais, o laboratório de matemática e a biblioteca. A equipe de bolsistas que acompanhou estes alunos agradece imensamente às professoras Maria Vilma e Maria Cristina pelo empenho dado para que esta visita acontecesse.

Alunos da escola Benedita Ferreira em visita às instalações do IFSP

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página