Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão

Estudantes apresentam trabalhos no Congresso de Extensão em Barretos

Publicado: Sábado, 08 de Dezembro de 2018, 11h28 | Última atualização em Sábado, 08 de Dezembro de 2018, 11h38

Entre os dias 27 e 29 de novembro de 2018, sete estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes no câmpus de Barretos do IFSP, apresentando trabalhos no V Congresso de Extensão e V Mostra de Arte e Cultura (V CONEMAC). Para participarem deste evento, estes alunos contaram com uma ajuda financeira do IFSP, para hospedagem, alimentação e transporte. Mais informações sobre este evento, podem ser obtidas aqui. O professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira esteve no evento acompanhando estes alunos.

 

Professores Ricardo e Elaine com estudantes do IFSP-Caraguatatuba na entrada do IFSP-Barretos

 

Também estiveram presentes no CONEMAC, a professora Tania Cristina Lemes Soares Focesi, Diretora do IFSP-Caraguatatuba, e a professora Elaine Regina Barreto, Coordenadora de Extensão do IFSP-Caraguatatuba.

 

Professores Ricardo e Tania momentos antes da abertura do CONEMAC

 

Os extensionistas do IFSP-Caraguatatuba que estiveram presentes no CONEMAC foram os estudantes da Licenciatura em Física, Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Ryan Nepomuceno Montemor, e as estudantes da Licenciatura em Matemática, Juliana Caroline da Silva Sousa, Thais Alves da Silva e Ana Carolina Cocato Toledo Adriano.

Rafael, Henrique, Kaua e Ryan são orientados pelo professor Ricardo Plaza: os dois primeiros são bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e os dois últimos são bolsistas de iniciação científica, com bolsas respectivamente da FAPESP e do CNPq (PIBIC).

 

Kaua, Ryan, professor Ricardo Plaza, Henrique e Rafael Morais

 

Por sua vez, Juliana e Thais recebem bolsas de extensão para lecionar no Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba, sob a orientação do professor Renato Aurelio Mainente. Finalmente Ana Carolina é bolsista do projeto de extensão Touba, sob a orientação da professora Maria do Carmo Cataldi Muterle.

 

Professores Maria do Carmo, Ricardo Plaza e Renato Mainente

 

Durante a abertura do CONEMAC, o professor Wilson de Andrade Matos, Pró-Reitor de Extensão do IFSP lembrou da importância da Extensão para conferir vida acadêmica ao IFSP e destacou a diversidade e a riqueza dos trabalhos que foram aprovados para serem apresentados durante o evento.

 

Professores Wilson e Ricardo

 

Em seguida, ocorreu a conferência de abertura por parte do geólogo Adriano Diogo, membro da Comissão da Verdade que investigou violações de direitos humanos durante a ditadura militar brasileira. Em sua apresentação ele trabalhou com a música “Samba da Utopia” (disponível para ser apreciada aqui) de modo a ressaltar a importância da cultura na resistência a regimes autoritários, como pode ser constatado pela bela letra desta música: “Se o mundo ficar pesado, eu vou pedir emprestado a palavra POESIA / Se o mundo emburrecer, eu vou rezar pra chover palavra SABEDORIA / Se o mundo andar pra trás, vou escrever num cartaz a palavra REBELDIA / Se a gente desanimar, eu vou colher no pomar a palavra TEIMOSIA / E se acontecer afinal, de entrar em nosso quintal a palavra TIRANIA / Pegue o tambor e o ganzá, vamos pra rua gritar a palavra UTOPIA”.

 

Conferência de abertura de Adriano Diogo

 

Durante o CONEMAC aconteceram inúmeras atividades artísticas, manifestações culturais, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas, atividades formativas, premiações, exposições e encontros temáticos, bem como a Feira de Economia Solidária.

 

Mesa-Redonda sobre Curricularização da Extensão

 

Dentre as diversas atividades acadêmicas que aconteceram durante o CONEMAC, é possível ressaltar as Mesas-Redondas “Ciberespaço e a sociedade em rede: novas formas de expressão, conhecimento e comunicação humana”, “Curricularização da Extensão do IFSP” e “Cibercultura e cidadania” e a Roda de Conversa “Desafios técnicos e pedagógicos dos Cursinhos Populares”.

 

Roda de Conversa sobre Cursinhos Populares com Wilson, Leonardo e Abner

 

Em particular, teve destaque, no dia 29/11/2018, a mesa-redonda “Ciência na rede: A difusão do conhecimento científico com arte e tecnologia” mediada por Dyane Guedes Cunha e com a participação de Luciano Queiroz (que é o responsável pelos podcasts do site “Dragões de Garagem”, disponível aqui) e, por hangout, de Sabrina da Fonseca Borges Fernandes (responsável pelo canal “Tese Onze” do Youtube, disponível aqui).

 

Mesa-redonda sobre “Ciência na Rede”

 

Na sessão de pôsteres da tarde do dia 28/11/2018, Ana Carolina apresentou seu trabalho intitulado “TOUBA – Integração Social dos Refugiados na Comunidade Local” (elaborado em coautoria com o estudante da Licenciatura em Matemática José Pereira dos Santos Junior) e Thais Alves apresentou seu trabalho intitulado “Cursinho Popular”.

 

Apresentação dos pôsteres de Ana Carolina e Thais

 

No dia 28/11/2018, o estudante Kaua Freitas apresentou, na forma de comunicação oral o trabalho “Divulgação científica por meio de experimentos científicos de baixo custo”.

 

Apresentação de Kaua

 

Após a apresentação de Kaua, ele e o professor Ricardo foram convidados juntamente com os outros autores de trabalho desta sessão de comunicação oral para debaterem e refletirem acerca dos trabalhos apresentados.

 

Professor Ricardo Plaza e Kaua debatem sobre trabalhos apresentados

 

No dia 29/11/2018, foram apresentados os seguintes trabalhos nas sessões de comunicação oral: “Exoplanetas e sua contribuição para o ensino de física e astronomia” por Ryan Montemor, “História em quadrinhos: uma abordagem para o ensino de física” por Rafael Morais, “Atividades de divulgação científica sobre o estudo das galáxias” por Henrique Madeo e “Cursinho Popular: Educação é um direito de todos?” por Juliana Caroline.

 

Apresentação de Ryan

 

Apresentação de Rafael Morais

 

Apresentação de Henrique

 

Apresentação de Juliana Caroline

 

A participação de estudantes universitários, em congressos como o CONEMAC, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em mesas-redondas e outras atividades educacionais colabora decisivamente com o seu amadurecimento intelectual. Os estudantes presentes relataram com muita ênfase que a participação no CONEMAC foi muito importante para a sua formação acadêmica.

 

Extensionistas do IFSP-Caraguatatuba juntamente com o professor Ricardo Plaza

 

Finalmente, os extensionistas manifestaram o sentimento de agradecimento à Pró-Reitoria de Extensão pelo auxílio financeiro concedido para transporte, hospedagem, alimentação e impressão de pôster, de modo que eles conseguissem de fato apresentar os resultados de seus trabalhos no V CONEMAC.

Mais informações sobre o V CONEMAC podem ser obtidas no artigo “Trabalhos do V Conemac demonstram diversidade e interação do IFSP com a sociedade” disponível para ser lido aqui e no artigo “V Conemac: oficinas possibilitaram vivências e capacitação em diferentes áreas do conhecimento” disponível para ser lido aqui.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página