FÍSICA

Estudante e docente da Física participam do Podcast Mulheres Antenadas

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 11h41 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 11h50

Na tarde de 12 de dezembro de 2023, terça-feira, o estudante Jonathan Campos Souza, do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente deste mesmo curso, participaram do Podcast “Mulheres Antenadas”, que é realizado por Linda Campos e Danielle Nakashima, na cidade de Caraguatatuba (SP). O título deste podcast foi “Universo, Educação e Ciência com Jonathan Campos e o Prof. Ricardo Plaza” e o vídeo com a sua gravação (com 1 hora e 25 minutos de duração) pode ser assistido gratuitamente por qualquer interessado no link <https://www.youtube.com/watch?v=LRK2n32zqmo>.

Imagem 1 – Danielle, Linda, Jonathan e Ricardo na preparação para o podcastImagem 1 – Danielle, Linda, Jonathan e Ricardo na preparação para o podcast

O link do canal do Podcast “Mulheres Antenadas” no YouTube é <https://www.youtube.com/@mulheresantenadas.podcast>. Há neste canal vídeos disponíveis para serem assistidos sobre uma gama de diferentes assuntos como compulsão alimentar, delegacia da mulher e empreendedorismo.

Imagem 2 – Canal Mulheres Antenadas Podcasdt do YouTubeImagem 2 – Canal Mulheres Antenadas Podcasdt do YouTube

Durante a gravação deste podcast que foi gravado em 12/12/2023, foram abordados diversos assuntos, como, por exemplo, a história da ciência, a participação feminina em áreas científicas, a importância da formação científica dos cidadãos, a luta contra os diversos movimentos de negação da ciência, os cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e as características de projetos de pesquisa de iniciação científica.

Imagem 3 – Participantes do podcast (Danielle, Linda, Ricardo e Jonathan)Imagem 3 – Participantes do podcast (Danielle, Linda, Ricardo e Jonathan)

As perguntas e reflexões feitas por Linda e Danielle motivaram discussões interessantes sobre temas científicos, históricos, educacionais e sociais, e foram respondidas por Jonathan e pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 4 – Imagem do Podcast Mulheres AntenadasImagem 4 – Imagem do Podcast Mulheres Antenadas

Jonathan em particular discorreu também sobre temas que ele atualmente estuda no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Cosmologia, Cosmogonias e Educação Científica” (com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq) que ele realiza no IFSP-Caraguatatuba sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 5 – Cartaz de divulgação do podcast pelo YoutubeImagem 5 – Cartaz de divulgação do podcast pelo Youtube

Atividades de divulgação da ciência e dos conhecimentos produzidos no âmbito acadêmico como a realizada neste podcast contam com a participação e o apoio do professor Ricardo Plaza e de seus orientados em projetos de pesquisa, extensão e ensino.