Física Espacial

Estudante de Física participou de curso no INPE

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h59 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h05

O estudante do primeiro ano do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Yeté Abunã Marques Labarca, participou no dia 06 de julho de 2019, da Miniescola de Física Espacial, que ocorreu no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos (SP). Mais informações sobre este evento podem ser obtidas em <http://www.inpe.br/mini-escola-fe/2019/>. O aluno Yeté Labarca desenvolveu atividades de pesquisa, extensão e ensino, ao longo do primeiro semestre de 2019, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Estudante de Licenciatura em Física, Yeté Abunã Marques LabarcaEstudante de Licenciatura em Física, Yeté Abunã Marques Labarca

A Miniescola de Física Espacial foi um curso intensivo-piloto gratuito com carga horária corrida de 9 horas e 30 minutos. Foram abordados diversos tópicos relacionados à pesquisa espacial e, também, alguns temas de pesquisa desenvolvidos pela Divisão de Geofísica Espacial e Aeronomia do INPE. Este evento teve como público alvo: professores do ensino médio e fundamental de áreas de ciências (tais como física, química, matemática e geografia) e, também, estudantes universitários destas áreas. Estiveram presentes participantes de diversos estados do Brasil.

Palestra de Física Solar Prof. Dr. Luis Eduardo A. VieiraPalestra de Física Solar Prof. Dr. Luis Eduardo A. Vieira

Durante esta Miniescola de Física Espacial ocorreram palestras sobre temas como: Física Solar, Física do Meio Interplanetário, Campo Geomagnético, Física da Magnetosfera, Química e Dinâmica da Atmosfera e Física da Ionosfera. Ocorreram ainda visitas aos laboratórios do INPE.

Palestra sobre Física da Magnetosfera feita pelo Prof. Dr. Odim Mendes JrPalestra sobre Física da Magnetosfera feita pelo Prof. Dr. Odim Mendes Jr

Os participantes da Miniescola tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos prédios do INPE, como o LIDAR (“Light Detection and Ranging” ou “Detector de Luz e Alcance”), criado com o objetivo de estudar as densidades do Potássio (K) e Sódio (Na) encontrados na Mesosfera. No INPE existem dois prédios de pesquisa do LIDAR, um deles com parceria da China que tem uma tecnologia atual que usa dois feixes de luz simultâneos e consegue pesquisar duas partículas ao mesmo tempo. Outro prédio visitado foi o do "Clima Espacial" para conhecer o programa EMBRACE (Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial) e entender como funciona o estudo do comportamento do Sol que é monitorado pelo programa.

Prédio do Clima EspacialPrédio do Clima Espacial

Segundo o estudante Yeté Labarca, a experiência de participar da Miniescola de Física Espacial foi muito importante para adquirir conhecimentos em diversas áreas, para se aprofundar em áreas de pesquisa em aberto e, também, para fazer contato com pessoas (estudantes e professores) de diversos estados de modo a compartilhar experiências e materiais de pesquisa.

Entrada do INPEEntrada do INPE

A participação de estudantes universitários em cursos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e desenvolvimento acadêmico, pois permite que exista uma interação real com o conhecimento que está sendo produzido por instituições renomadas de pesquisa, como é o caso do INPE. O estudante Yeté Labarca e o professor Ricardo Plaza agradecem muito o INPE pela oportunidade disponibilizada a jovens de todo o país para aprofundar seus conhecimentos em áreas científicas durante a Miniescola de Física Espacial.

Participantes da Miniescola de Física Espacial do INPE 2019Participantes da Miniescola de Física Espacial do INPE 2019

O INPE oferece Mini-Cursos, Iniciação Científica e cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado nas áreas abordadas nessa miniescola e em outras áreas, como astronomia e astrofísica, tão interessantes e importantes quanto. Vale a pena entrar no site do INPE para ficar atento sobre os próximos eventos <http://www.inpe.br/>.

Fonte: Yeté Abunã Marques Labarca e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira