Início > Noticias > Estudante de Física participa de curso de astronomia no INPE
Astronomia e Astrofísica

Estudante de Física participa de curso de astronomia no INPE

Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 15h02 | Última atualização em Quarta, 25 de Julho de 2018, 15h25

O estudante do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Rafael do Nascimento Sorensen, participou entre os dias 02 e 06 de julho de 2018, do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA-2018), que ocorreu no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos (SP). Rafael Sorensen atualmente realiza uma pesquisa de iniciação científica da FAPESP, no projeto de investigação intitulado "Ficção Científica e Ensino de Física", orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Mais informações sobre o CIAA-2018 podem ser obtidas em <http://www.inpe.br/ciaa2018/>.

Rafael do Nascimento Sorensen na entrada do INPERafael do Nascimento Sorensen na entrada do INPE

O CIAA é um curso que aborda diversos tópicos relacionados à astronomia e à astrofísica, e também trata de alguns temas de pesquisa da Divisão de Astrofísica do INPE; ele tem como público alvo professores do ensino médio e fundamental de áreas de ciências naturais (tais como física, química e matemática) e também estudantes universitários destas áreas, e teve participantes de diversos estados do Brasil.

No curso ocorreram diversos tipos de atividades; em particular, as palestras que aconteceram abordaram temas como: Astrofísica Observacional, Formação de Estrelas, Astronomia no dia a dia, Galáxias, Cosmologia, Ondas Gravitacionais, Estrelas, Sol e Sistema Solar.

Prof. Dr. José Williams dos Santos Vilas Boas em sua palestra sobre a Formação de EstrelasProf. Dr. José Williams dos Santos Vilas Boas em sua palestra sobre a Formação de Estrelas

Os participantes também puderam escolher e participar de duas das diversas oficinas disponibilizadas. O estudante Rafael Sorensen participou da oficina sobre "Medidas da Radiação Luminosa" que foi mediada pelo Prof. Dr. Francisco Jablonski; esta foi uma oficina experimental em que foi utilizado um dispositivo que possibilitou medir a quantidade de energia produzida por fontes luminosas como lâmpadas; os dados foram coletados e tratados, subsidiando a discussão sobre os resultados obtidos e a respeito de como essa experiência pode ser levada para as escolas de educação básica. A outra oficina escolhida pelo estudante Rafael Sorensen foi "Escalonando o Sistema Solar", mediada pela Profa. Dra. Cláudia Vilega Rodrigues; nela foram trabalhadas as escalas de comprimento que envolvem o sistema solar, uma atividade bem interessante e com grande potencial para ser levada para o ensino médio: o objetivo é permitir que os alunos tenham uma noção melhor sobre os tamanhos dos planetas e do nosso sistema solar, de modo que compreendam as grandes distâncias existentes entre os planetas. Além dessas duas oficinas, ocorreram também outras oficinas sobre temas como "A Expansão do Universo", "As Cores das Estrelas", "Orientação Geográfica e Relógio de Sol" e "Ondas Gravitacionais".

Oficina de Medidas de Radiação Luminosa mediada pelo Prof. Dr. Francisco JablonskiOficina de Medidas de Radiação Luminosa mediada pelo Prof. Dr. Francisco Jablonski

No dia 04 de julho, todos os participantes foram levados ao miniobservatório do INPE, onde foi possível visualizar Vênus, Saturno e seu anel, e Júpiter e seus quatro satélites; também foi possível observar esses planetas por meio de alguns telescópios que foram montados fora do miniobservatório.

Os participantes do curso visitaram algumas instalações localizadas no INPE, como o LIT (Laboratório de Integração e Testes), criado para atender as necessidades do Programa Espacial Brasileiro. No LIT é possível contemplar o ciclo completo de montagem, integração e testes de sistemas espaciais como satélites; ele também é utilizado por empresas terceirizadas para testar seus produtos. Outro prédio visitado foi o do "Clima Espacial" para conhecer o programa EMBRACE (Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial) e entender como funciona o estudo do comportamento do Sol que é monitorado pelo programa.

Predio do Clima EspacialPredio do Clima Espacial

Segundo o estudante Rafael Sorensen, a experiência de participar do CIAA-2018 foi muito importante para adquirir conhecimento em diversas áreas, se aprofundar em áreas de pesquisa em aberto e também fazer contato com pessoas (estudantes e professores) de diversos estados de modo a compartilhar experiências e materiais de pesquisa.

Foto com participantes do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica do INPE 2018Foto com participantes do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica do INPE 2018

A participação de estudantes universitários em cursos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e desenvolvimento acadêmico, pois permite que exista uma interação real com o conhecimento que está sendo produzido por instituições de ponta em suas áreas de pesquisa. Rafael Sorensen e o professor Ricardo Plaza agradecem muito o INPE pela oportunidade disponibilizada a jovens de todo o país para que aprofundassem seus conhecimentos em áreas da astronomia a da astrofísica durante o CIAA-2018.