FÍSICA

Estudante da Licenciatura em Física apresenta trabalho no CONEMAC de 2024

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 13h41 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 13h41

No dia 12 de setembro de 2024, quinta-feira, pela manhã, entre 9h e 11h, a estudante universitária Patricia Rodrigues Silva do curso de Licenciatura em Física do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresentou (de modo online) o trabalho intitulado “Análise de um cinedebate sobre o primeiro episódio da série inglesa O Problema dos 3 corpos” durante a sessão da sala 4 do VIII Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP (CONEMAC). Este trabalho foi escrito por Patricia e teve como segundo autor o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de física do IFSP-Caraguatatuba, que coordena o projeto de extensão “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento” no qual Patricia atua como bolsista. Este projeto de extensão é fomentado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, de acordo com o edital 8 de 08/02/2024. Quem quiser ter mais informações sobre o VIII CONEMAC – que ocorreu no campus de Avaré do IFSP e contou com a apresentação de trabalhos tanto presenciais, quanto online – pode consultar o link <https://www.even3.com.br/viiiconemac/>.

Imagem 1 – Patricia Rodrigues SilvaImagem 1 – Patricia Rodrigues Silva

O resumo deste trabalho acadêmico que foi apresentado é: “Este trabalho descreve a realização de um cinedebate envolvendo a exibição do primeiro episódio (intitulado “Contagem Regressiva”) da primeira temporada da série britânica “O Problema dos 3 corpos”, seguida pela discussão sobre os temas abordados. Portanto, tratou-se de uma atividade cultural de extensão que promoveu um espaço de discussão abrangendo a comunidade local e destacou o papel de obras de cunho audiovisual como ferramenta educacional interdisciplinar. O objetivo desta atividade foi fomentar uma reflexão crítica sobre conteúdos de diferentes disciplinas, tais como física, matemática, astronomia, computação, biologia, história, psicologia e filosofia. A metodologia envolveu a seleção da obra exibida tendo em vista ela abordar temas relevantes para a contemporaneidade, bem como a parceria com instituições educacionais e culturais locais para incentivar a participação de interessados em geral e, sobretudo, alunos de escolas do litoral norte paulista, a partir da divulgação do evento que foi feita para seus professores. A atividade realizada incluiu a organização de um cinedebate com a exibição da obra escolhida seguida por um debate mediado pelos autores deste trabalho sobre os assuntos abordados. Os resultados alcançados mostraram o interesse dos participantes pelas questões científicas e sociais tratadas pela obra, bem como o engajamento no debate posterior à exibição. Constatou-se também que os participantes se apropriaram de conhecimentos associados aos temas discutidos e manifestaram desejo de participar de futuras atividades similares. Como considerações finais, destaca-se a importância de iniciativas como esse cinedebate para a promoção de um maior diálogo sobre questões científicas e a construção de uma sociedade mais informada. A realização do evento mostrou aspectos positivos da realização planejada de cinedebates para trabalhar com temas que contam com o interesse de parcelas consideráveis da população.”

Imagem 2 – Patricia durante a sua apresentaçãoImagem 2 – Patricia durante a sua apresentação

A apresentação de Patricia ocorreu de modo remoto na sala 4 (que contou com apresentações tanto presenciais, quanto online), a qual teve como mediadora a Profa. Dra. Rosa Amelia Barbosa.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação de PatriciaImagem 3 – Slide inicial da apresentação de Patricia

Após as apresentações ocorreu um debate sobre alguns dos temas tratados nelas. O professor Ricardo Plaza, em específico, agradeceu a Pró-Reitoria de Extensão pelo fato de no edital 8, terem sido previstos, além de recursos para as bolsas de extensão para discentes, também recursos para a aquisição de equipamentos. No caso do projeto de extensão “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento” coordenado pelo professor Ricardo Plaza, com estes recursos foi adquirido um telescópio refrator que está sendo usado pela bolsista Patricia para a realização de atividades de extensão, junto à comunidade externa ao IFSP, de observação do céu noturno com telescópio.

Imagem 4 – Patricia com telescópio adquirido com recursos do projeto de extensãoImagem 4 – Patricia com telescópio adquirido com recursos do projeto de extensão

A participação de Patricia no VIII CONEMAC colaborou com o seu amadurecimento acadêmico. A presença em congressos e em outras atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão similares a esta têm sido incentivadas junto aos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, pelos professores deste curso.