FÍSICA

Eclipse lunar parcial foi acompanhado por estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 15h57 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2024, 15h57

Na noite de 17 de setembro de 2024, terça-feira, aproximadamente entre 22h00 e meia noite, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um evento acadêmico de acompanhamento do eclipse lunar parcial que aconteceu nesta noite, e que foi organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, com o apoio de diversos de seus orientados que são alunos do curso de Licenciatura em Física, tais como José Walter Souza Santana (bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Uso de conhecimentos sobre a Lua no Ensino de Física e na Divulgação Científica” com bolsa PIBIC-AF do CNPq), Bruno Henrique Torres (bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Galileu Galilei, Giordano Bruno, Ensino de Física e História da Ciência” com bolsa da FAPESP), Patricia Rodrigues Silva (bolsista do projeto de extensão “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento” com bolsa fomentada pelo IFSP) e Yasmin Maciel Prado (bolsista do projeto de extensão “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura” com bolsa fomentada pelo IFSP). Este evento contou com a presença também do Prof. Dr. Alex Lino. Devido ao fato de, nesta noite, o tempo estar bastante nublado e com chuva, os telescópios não foram montados para observar a Lua, como estava previsto anteriormente, e o acompanhamento do eclipse lunar parcial ocorreu por meio de canais do YouTube que o transmitiram ao vivo a partir de locais nos quais o tempo não estava nublado.

Imagem 1 – Público presente no auditório que acompanhou o eclipse lunar parcialImagem 1 – Público presente no auditório que acompanhou o eclipse lunar parcial

No início do evento, ocorreu uma apresentação (de slides) intitulada “Conhecimentos científicos sobre a Lua) e que foi ministrada pelo licenciando em física José Walter Souza Santana. A maioria dos presentes era de estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 2 – José Walter Souza Santana em sua apresentaçãoImagem 2 – José Walter Souza Santana em sua apresentação

Imagem 3 – José Walter e professor Ricardo PlazaImagem 3 – José Walter e professor Ricardo Plaza

Imagem 4 – Slide inicial da apresentação de José WalterImagem 4 – Slide inicial da apresentação de José Walter

Após a apresentação de José Walter, o professor Ricardo Plaza complementou-a apresentando algumas informações científicas e históricas sobre eclipses lunares. Foi apresentada também uma música referente a eclipses, a música “Eclipse” do Pink Floyd (<https://www.youtube.com/watch?v=7-mFsGm1uvQ>). Mais informações sobre este eclipse lunar parcial podem ser encontradas no artigo “Eclipse Lunar Parcial de 17 a 18 de setembro de 2024: Horário e Mapa de Visibilidade” no link <https://starwalk.space/pt/news/partial-lunar-eclipse-september-18-2024>.

Imagem 5 – Alunos durante o ponto máximo do eclipseImagem 5 – Alunos durante o ponto máximo do eclipse

Imagem 6 – Transmissão do eclipse com uma parte coberta da Lua pela sombra da TerraImagem 6 – Transmissão do eclipse com uma parte coberta da Lua pela sombra da Terra

Imagem 7 – Parte da Lua coberta pela sombra da Terra no ápice do eclipseImagem 7 – Parte da Lua coberta pela sombra da Terra no ápice do eclipse

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra fica exatamente entre o Sol e a Lua, sempre quando a Lua está cheia, de modo que pelo menos uma parte da Lua (no caso de um eclipse lunar parcial) é obscurecida pelo fato de entrar na região da sombra da Terra.

Imagem 8 – Desenho esquemático de um eclipse da LuaImagem 8 – Desenho esquemático de um eclipse da Lua

Por volta das 23h44min de 17/09/2024 ocorreu o máximo deste eclipse lunar parcial e neste momento 3,5% da área da Lua ficou completamente coberta pela sombra da Terra. O evento no auditório foi acompanhado, basicamente, pelas transmissões do canal do YouTube do Observatório Nacional (“O céu em sua casa: observação remota” - Eclipse Parcial da Lua” no link <https://www.youtube.com/watch?v=XpEuKiIVcTQ>) e do canal do YouTube “Mistérios do espaço” (“AO VIVO: Eclipse Lunar Parcial 2024”, disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=kLzHPHK1xl4>).

Atividades de educação e divulgação científica como estas são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia.