Docente do IFSP-CAR participa de banca de qualificação de doutorado da USP

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 16h21 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 15h31

O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira – docente de física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba – participou, de modo remoto, na manhã de 15 de dezembro de 2022, quinta-feira, a partir das 9h, da banca de qualificação de doutorado de Michel Pereira Campos Silva que avaliou o seu Relatório de Qualificação para o doutoramento no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, no âmbito do Convênio DINTER (Doutorado Interinstitucional) entre a USP (Universidade de São Paulo) e o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), na área de concentração de Ensino de Física. O Relatório elaborado por Michel, intitulado “A astronomia na formação de professores de Física do IFSP: análise e proposição em torno do tema Lua”, foi fruto de uma pesquisa orientada pela Profa. Dra. Valeria Silva Dias, docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). A qualificação ocorreu de modo remoto pelo Google Meet.

Imagem 1 – Michel Pereira Campos SilvaImagem 1 – Michel Pereira Campos Silva

A banca de qualificação de doutorado de Michel Silva, contou com a participação da sua orientadora Valéria Silva Dias, do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e da Profa. Dra. Flavia Polati Ferreira, docente da Universidade Federal do Rio Grande Norte. O Relatório de Qualificação de Doutoramento de Michel foi aprovado pela banca.

Imagem 2 – Flavia, Valéria, Michel e RicardoImagem 2 – Flavia, Valéria, Michel e Ricardo

A seguir são apresentados os objetivos do trabalho de pesquisa desenvolvido por Michel, como aparecem no seu Relatório de Qualificação para o Doutoramento: “observar se há oferta de conteúdos de astronomia nos cursos de licenciatura em física do IFSP; analisar o que é ofertado à luz das exigências para o professor da educação básica; abordar os conteúdos referentes à Lua com o olhar científico e interdisciplinar; e propor um curso de formação complementar para professores de física centrado no estudo da Lua com vistas a complementar a formação dos futuros profissionais da educação, para que possam trabalhar com a temática usando a história da ciência e a arte.”

Imagem 3 – Apresentação feita por Michel SilvaImagem 3 – Apresentação feita por Michel Silva

Michel realizou o seu curso de Licenciatura em Física (entre 2007-2012) no campus da capital do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); durante a sua graduação, ele foi aluno do professor Ricardo Plaza. Além disso, Michel é servidor técnico em assuntos educacionais no IFSP. Particularmente, a linha de pesquisa desenvolvida por Michel é de suma importância, por trabalhar com as possibilidades da inserção de um tema bastante relevante de Astronomia (como é o caso da Lua) no âmbito do Ensino de Física.