Engenharia Civil

Diário de Bordo: Primeiro Mês da Aluna Intercambista de Engenharia Civil em Portugal

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 14h31 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h52

Há um mês, a aluna do 4º ano de engenharia civil do IFSP Campus Caraguatatuba iniciou o intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança. Toda a descrição do processo encontra-se aqui e reforça a importância do aluno em participar de atividades extracurriculares em busca de novas oportunidades de aprendizado e aprimoramento profissional e cultural. No seu primeiro mês de estadia em Portugal, a aluna descreve um pouco das suas novas aventuras e descobertas.

Dia 8 de março foi a minha saída do Brasil. Cheguei à cidade de Porto, em Portugal, no dia 9 de março. A cidade onde está localizado o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) fica a 3 horas de ônibus da cidade de Porto.

Antes da minha chegada à Bragança, eu fiz reserva de quarto com uma empresa parceira do IPB. Logo que cheguei à cidade, fui recebida pela empresa e em seguida fui alocada em um apartamento em frente ao instituto. No apartamento onde moro, há mais três africanos e uma portuguesa, cada um possui o seu próprio quarto.

Aqui no IPB, os cursos são divididos em categorias, essas categorias são chamadas de “escolas”. Assim, eu que faço engenharia civil e estou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTIG), que desenvolve a sua missão de formação e investigação nas áreas da engenharia e ciências empresariais. Além dessa, há mais três escolas: Escola Superior Agrária de Bragança (ESA), Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB) e a Escola Superior de Saúde (ESSa).

Quando eu cheguei para Bragança, as temperaturas estavam amenas, mas nada parecido com o frio de São Paulo. Aqui, você se enche de blusas para sair de casa, porém, quando chega a qualquer estabelecimento, você vai se “descamando”, pois tudo é climatizado. Por isso, as bibliotecas das escolas são cheias no frio. O meu dia mais frio até agora foi com a temperatura de 1°C com sensação térmica de -4°C.

Foto 1 – Cenário e vegetação típica da região de Bragança, Portugal.Foto 1 – Cenário e vegetação típica da região de Bragança, Portugal.

O IPB disponibiliza duas refeições, almoço e jantar, sendo que o custo de cada é de dois euros e cinquenta cêntimos (i.e. a centésima parte do Euro). A comida é bem diferente, porém é muito bem servida. Os principais itens do cardápio são frutos do mar.

Como parceira do IPB, há uma empresa que realiza viagens com preço acessível para estudantes. Na minha segunda semana em Bragança, fiz uma viagem para um ponto turístico chamado de “Serra da Estrela”, que é um local muito conhecido pelos portugueses que querem se divertir na neve. Essa foi a primeira vez que eu tive contato com a neve.

Foto 2 – Aluna durante o seu passeio para a Serra da Estrela, Portugal.Foto 2 – Aluna durante o seu passeio para a Serra da Estrela, Portugal.

Foto 3 – Primeiro contato dos alunos do IFSP com a neve em Portugal.Foto 3 – Primeiro contato dos alunos do IFSP com a neve em Portugal.

Nessa semana, os alunos intercambistas do IFSP encontraram-se com o Magnífico Reitor Prof. Silmário e com o Prof. Modena, Diretor de Relações Internacionais do IFSP, e puderam manifestar os agradecimentos às oportunidades promovidas pelo IFSP por meio dessa parceria com o IPB.

Foto 4 – Alunos intercambistas no encontro com o Magnífico Reitor Prof. Silmário e Diretor de Relações Internacionais do IFSP, Prof. Modena.Foto 4 – Alunos intercambistas no encontro com o Magnífico Reitor Prof. Silmário e Diretor de Relações Internacionais do IFSP, Prof. Modena.

Por fim, os alunos e professores da engenharia civil agradecem ao apoio da Reitoria e da ARINTER propiciado à representante da nossa comunidade escolar, Amanda Salvador, na esperança de que novos acordos institucionais possam ser promovidos, ampliando a possibilidade de novos alunos do IFSP participarem de ações de mobilidade internacional tão importantes quanto essa.

Autoria: Aluna Amanda Emidia Neves Salvador e Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis