Visita Técnica

Curso Técnico em Edificações realiza visita técnica na Pedreira Massaguaçu

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 17h14 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 17h14

No dia 09 de maio, sábado, os alunos do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, realizaram visita técnica na Pedreira Massaguaçu. A visita foi conduzida pelos professores Elaine Barreto, Jessica Oliveira e Samir Fagury, sendo orientada pelos técnicos em Edificações da pedreira Marcio Cordeiro Arruda e Fernando Teixeira Gama.

A visita teve o objetivo de complementar os conhecimentos teóricos apresentados em classe nas disciplinas práticas, no Laboratório de Construção Civil e no canteiro de obras do câmpus. As disciplinas práticas de construção civil do curso Técnico em Edificações são ofertadas nos três primeiros módulos do curso, e apresentam conteúdos que vão desde noções de fundações, passando pela execução de alvenarias, fôrmas de madeira e armações de aço, revestimentos, instalações prediais, e chegando ao telhado e cobertura das edificações.

História da pedreira

Em 1945 houve a aquisição da área da pedreira pelo imperador Hiroto do Japão, para o programa de instalação de mão de obra japonesa no período pós-guerra. Em 1958 iniciou-se como pedreira Galvão, produzindo brita de granito para construção civil. Em 1970 passou a se chamar Massaguaçu S/A, e desde então fornece materiais pétreos para a construção civil, em toda região, de São Sebastião até Paraty. Atualmente a empresa também fornece concreto usinado, diversos tipos de estacas para fundações, guias, pavers sextavados, blocos de concreto, etc.

Os professores responsáveis pela visita, que são também responsáveis por disciplinas Práticas sobre a Construção Civil, orientaram os alunos sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como capacetes e calçados adequados ao longo da visita, sendo estes alguns itens obrigatórios na participação das aulas práticas, tanto no Laboratório de Construção Civil, quanto nos canteiros de obras do câmpus.

Durante a visita os alunos puderam conhecer um viveiro de mudas para reflorestamento, mantido pela empresa, e implantado pela professora Elaine, quando engenheira da empresa, no sentido de repor as espécies nativas da região; logo após os alunos conheceram a lavra da pedreira, onde são retiradas as rochas para britagem. Neste instante o Sr. Marcio pôde fornecer maiores detalhes sobre o procedimento técnico de extração de rochas.

Em seguida os alunos foram conduzidos à usina de concreto da empresa, recebendo informações sobre o processo de dosagem, quantidade de cimento, água, agregados e aditivo em cada classe de concreto produzida. Continuando a visita, foi apresentado também o pátio de produção de pré-moldados, como estacas e guias, finalizando a visita com a apresentação do laboratório de análises da empresa.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba, através dos professores do curso Técnico em Edificações, agradece aos diretores e funcionários da Pedreira a oportunidade da visita, e ensinamentos compartilhados com nossos alunos e futuros profissionais da região.

Fonte: Prof. Me. Samir Costa Fagury