Atendimento Humanizado

Curso Capacitação Atendimento Humanizado em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 16h01 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2017, 08h26

1º CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO HUMANIZADO PARA A ÁREA DE SAÚDE PROMOVIDO PELO IFSP CARAGUATATUBA EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA

O IFSP Caraguatatuba em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realizou o 1º Curso de Capacitação em Atendimento Humanizado para a área da saúde, oriundo do projeto de extensão elaborado e coordenado pelo professor Cesar Augusto Ilódio Alves, que teve a duração de 40 horas e que foi realizado na Secretária de Pessoas com Deficiência e Idosos (SEPEDI), dos dias 07 a 18 de Agosto, contando com a participação de 21 servidores públicos municipais, sendo 20 destes da cidade de Caraguatatuba e 01 da cidade de São Sebastião.

Este curso de capacitação teve por objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes, às necessidades dos pacientes e o respeito por seus direitos no momento do atender, trazendo à tona os seguintes temas: o ser humano, o ser humano e suas necessidades, atendimento, atendimento e suas diretrizes para o alcance do sucesso, o que é o atendimento humanizado, as implicações do atendimento humanizado, casos de sucesso na área da saúde e a relação paciente e o profissional da área da saúde: uma relação que pode ser próxima.

Demonstrando o alinhamento de ações promovidas é possível citar o depoimento da Luciana Rodrigues Rocha, após a conclusão do curso:

“Em todos os momentos pudemos nos reavaliar diante das várias situações que passamos no dia a dia e que podemos melhorar cada vez mais nos colocando no lugar do outro. Sempre tentando atender com respeito, educação, compreensão e amor.”.

Já para Vanessa Vallin Spina, o curso:

“[...] nos deu a oportunidade e ferramentas para percebermos que somos e lidamos com pessoas, e através da empatia, do respeito, da educação e da valorização do outro, podemos prestar um serviço e um atendimento com excelência e eficiência.”.

O curso foi ministrado pelos professores do IFSP Câmpus Caraguatatuba, Cesar Augusto Ilódio Alves, Carlos Henrique Vasconcelos, Dionysio Borges de Freitas Júnior e contou com a participação dos empresários Rodrigo e Ariane Suzuky, proprietários da empresa NO VACA AÇAÍ, que abordaram em sua apresentação “a importância do atender bem como diferencial” e ainda teve a presença especial para o encerramento dos conceitos do curso do técnico em enfermagem e ator Carlos Alves dos Santos Trindade, que veio especialmente de São Paulo, para abordar o tema “Como levar alegria a quem está doente”.

Em depoimento acerca do curso, cabe destacar também o dito pela Francelina Medalha dos Santos, que citou que:

"Esta capacitação em atendimento humanizado abordou o atendimento do funcionário público da saúde em relação aos pacientes, para que todos abordem estes, com uma visão mais ampla das reais necessidades do ser humano, mas também destacou o lado profissional em meio a conturbados momentos do dia a dia, onde nós profissionais, que também somos humanos, necessitamos e devemos ser tratados com respeito. Uniu pontos estratégicos para um relacionamento entre o profissional e o paciente. Uma capacitação que deve ser estendida não só para funcionários públicos da saúde, mas para aqueles que queiram criar estratégias para um atendimento de qualidade visando o cliente como ser humano.".

O encerramento do curso foi celebrado com a entrega dos certificados aos participantes e contou com as presenças do Sr. Amauri Toledo - Secretário da Saúde, Sra. Derci Andolfo - Secretária Adjunta, a Sra. Mariana Mendes - Agente Administrativa responsável pela Escola de Governo de Caraguatatuba, Sra. Tânia Cristina - Diretora Geral do IFSP e ainda a Sra. Elaine Barreto - Coordenadora de Extensão do IFSP, valorizando assim a participação e empenho de todos.