Início > Noticias > Cooperativa Recebe Alunos do IFSP para Aula sobre Separação De Lixos Recicláveis
Aula Pŕatica

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 13h28 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 13h31

A cooperativa Maranata recebeu nessa segunda feira (08/04), 25 estudantes do segundo módulo do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal de SP (IFSP) para uma aula prática de preservação ambiental através da separação de lixos recicláveis.

Essa cooperativa, localizada no Rio do Ouro, conta com 12 cooperados responsáveis pela separação dos resíduos sólidos. Reinaldo Gomes, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), juntamente com o Instituto Federal, organizaram uma visita e uma aula prática sobre separação de lixos recicláveis para que os alunos conhecessem o lugar, os funcionários e entendessem melhor sobre a destinação final de cada resíduo recolhido na cidade. “Os alunos sabem que não é uma função simples realizar a separação desses lixos, mas a atividade prática vai fazer com que tenham outro olhar sobre isso. É um processo de conscientização, quebra de paradigmas e preconceitos”, explica Reinaldo.

Para que os alunos pudessem se envolver no trabalho, equipamentos como luvas descartáveis foram distribuídos para todos. Afinal, segundo a professora da turma, Priscila Cristini dos Santos, para mexer com resíduos, mesmo os recicláveis, estar protegido é necessário para evitar qualquer risco de contaminação.

Segundo Fabiana Cassinha de Freitas, aluna do Instituto Federal, a prática é algo muito diferente. Ela diz que todo o trabalho dos funcionários para fazer a separação dos lixos recicláveis dos não recicláveis podia ser mais rápido e simples se toda a sociedade colaborasse. “Ajudando aqui eu posso ver como produzimos muito lixo todos os dias e como é difícil o trabalho de separar um por um. Percebo que todo o trabalho é fundamental e contribui com a natureza e com a sociedade”.

A aluna reforça ainda que as pessoas precisam ter mais sensibilidade com os funcionários que trabalham com isso. “Muitas vezes não paramos para pensar que o nosso descarte incorreto afeta outra pessoa. Não pensamos que jogar cacos de vidro de qualquer jeito dentro do saco plástico pode ferir o funcionário que for separar o resíduo”, completa.

A preservação do meio ambiente começa com a participação ativa da sociedade. A reciclagem, além de economizar recursos naturais reutilizando produtos, gera renda para muitas pessoas que trabalham em cooperativas para fazer a separação de resíduos, ou como catadores de lixo.

Veja outras fotos sobre a notícia aqui.

No site da Prefeitura de Caraguatatuba você encontra diversas iniciativas de projetos ambientais que são realizados na cidade. Conheça no link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba