PROEJA

Contos infantis e educação de jovens e adultos são temas de livros lançados por alunos

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 16h06 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 16h16

Alunos do PROEJA do Instituto Federal de SP – Caraguatatuba escreveram, durante as aulas de Português deste ano, dois livros. Um deles, intitulado “Histórias do PROEJA”, traz entrevistas com professores, alunos e ex-alunos do curso. O outro, intitulado “Histórias de bolo”, reúne contos infantis sobre misteriosos casos de sumiços de bolos durante festas.

As publicações estão disponíveis para o público e podem ser baixadas nos links a seguir:

Histórias do PROEJA

Histórias de bolo

O livro de entrevistas sobre o PROEJA foi escrito ao longo deste segundo semestre pelos alunos Antônio Narciso Ferraz Junior, Erika Regina de Souza, Maria Aparecida da Silva e Valéria Custódio de Carvalho. Já o livro de contos foi escrito ao longo do primeiro semestre deste ano pelos mesmos quatro autores e também pela aluna Sabrina Migione dos Santos.

Com duração de três anos em período noturno, o PROEJA oferece simultaneamente diploma de Ensino Médio e de Técnico em Administração a jovens e adultos. As inscrições para o próximo ano estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de novembro.

As histórias do PROEJA

O livro “Histórias do PROEJA” teve as entrevistas organizadas e realizadas pelos alunos. “Inicialmente, discutimos como se faz uma entrevista e vimos parte do documentário Edifício Master, do Eduardo Coutinho, prestando atenção nas perguntas que o diretor fazia aos entrevistados”, conta o professor Alvaro Magalhães Pereira da Silva, que coordenou o projeto. “Depois disso, definimos algumas perguntas básicas que deveríamos fazer para nossos entrevistados.”

Os entrevistados foram escolhidos pelos alunos. “Esse projeto foi muito produtivo para a nossa sala”, afirma a aluna e autora Erika Regina de Souza. “A intenção era aprender Português, aprender como editar um texto. Todos estávamos muito dispostos a deixar o livro o melhor possível e, por isso, foi muito divertido. Pudemos entrevistar professores que a gente gosta e ficamos sabendo como o PROEJA foi importante para nossos colegas [que já se formaram ou estão se formando]. ”

Após a gravação das entrevistas, houve o processo de edição para transformar o texto falado em um texto escrito. “Nesse momento, os alunos puderam perceber certas características da fala e algumas diferenças entre as modalidades oral e escrita da língua”, afirma o professor Alvaro.

Os misteriosos sumiços de bolos

Já o livro de contos “Histórias de bolo”, teve origem em uma proposta de redação cujo título era: “O sumiço do bolo”. “Em seguida, para chegarmos à produção final, estudamos os elementos de vários contos infantis, lemos juntos a versão dos irmãos Grimm para a ‘Branca de Neve’, lemos também algumas histórias coletadas pelo Câmara Cascudo”, conta o professor Alvaro. “E, a cada aula, o texto de um aluno era projetado e transformado a partir das sugestões de todos. ”

“Foi maravilhoso”, afirma a aluna e autora Maria Aparecida da Silva. “Iniciamos como se fosse uma redação. Depois, todos juntos, com a ajuda do professor, transformamos a nossa redação em um conto, organizando as frases, dando nome para os personagens, colocando falas e trabalhando vários assuntos da língua portuguesa dentro da história. ”

Após os textos serem finalizados, o desenhista e facilitador gráfico Rodrigo Bueno foi convidado para fazer as ilustrações. “A partir de um esboço proposto por Rodrigo, os alunos foram dando sugestões”, diz o professor Alvaro. “Juntamente com a turma, ele foi, ali ao vivo para nós, fazendo a ilustração das personagens do conto”, lembra Maria Aparecida.

Lançamento do livro Histórias do PROEJA. Da esquerda para a direita: Alexandra da Silva (entrevistada e aluna do PROEJA 6), Suzane Eduarda Rodrigues Botelho (aluna do PROEJA 6), Dayane Fernandes Aparecido (aluna do PROEJA 6), Erika Regina de Souza (autora e aluna do PROEJA 4), Maria Aparecida da Silva (autora e aluna do PROEJA 4), Elisabete dos Santos (entrevistada e aluna do PROEJA 6), Alvaro Magalhães Pereira da Silva (professor), Lucilene Garcia de Oliveira (aluna do PROEJA 2) e Valdineia Aparecida Teixeira (aluna do PROEJA 2) / Crédito: Arquivo pessoal/24.11.2023Lançamento do livro Histórias do PROEJA. Da esquerda para a direita: Alexandra da Silva (entrevistada e aluna do PROEJA 6), Suzane Eduarda Rodrigues Botelho (aluna do PROEJA 6), Dayane Fernandes Aparecido (aluna do PROEJA 6), Erika Regina de Souza (autora e aluna do PROEJA 4), Maria Aparecida da Silva (autora e aluna do PROEJA 4), Elisabete dos Santos (entrevistada e aluna do PROEJA 6), Alvaro Magalhães Pereira da Silva (professor), Lucilene Garcia de Oliveira (aluna do PROEJA 2) e Valdineia Aparecida Teixeira (aluna do PROEJA 2) / Crédito: Arquivo pessoal/24.11.2023

SERVIÇO – COMO SE INSCREVER NO PROEJA:

Quando:
Até 30 de novembro

Onde:
Sede do IFSP – Campus Caraguatatuba (avenida Bahia, 1739, Indaiá), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

O que levar:

• Original e cópia do RG e CPF ou outro documento de identidade oficial com foto;
  • Original e cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou certificado de conclusão do ensino fundamental;
  • Original e cópia de comprovante de endereço com menos de três meses de emissão;
  • Original e cópia de documentos de quitação com o Serviço Militar (apenas para homens com idade até 45 anos);
  • Título Eleitoral e Comprovante de votação da última eleição ou Certidão de quitação eleitoral (para pessoas com idade até 60 anos).

Mais informações:

Telefone: (12) 3885-2130

Ou pessoalmente na Coordenadoria de Registros Acadêmicos do IFSP (avenida Bahia, 1739, Indaiá, Caraguatatuba, de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h.)

Edital completo: