CPA

Conheça a Comissão Própria de Avaliação

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 21h40 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 21h45

Imagem - CPA (Comissão Própria de Avaliação). Você conhece a CPA e sua importância?Imagem - CPA (Comissão Própria de Avaliação). Você conhece a CPA e sua importância?

O que é o CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação fundamentada pela Lei nº 10.861 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. É responsável por organizar e aplicar o questionário de avaliação institucional, analisando seus resultados, elaborando o relatório e divulgando-o. Cada câmpus do IFSP possui uma CPA para aplicar o questionário de autoavaliação da Instituição uma vez por ano.

A quem é direcionado o questionário?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior. Sendo assim, o questionário é direcionado para discentes do ensino superior, professores e técnicos-administrativos.

Qual o objetivo da Autoavaliação Institucional?

A avaliação institucional é um dos instrumentos de qualidade do sistema de educação superior. De acordo com as Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições, o processo de Autoavaliação tem dois objetivos centrais:

• Avaliar a instituição através de uma auto-análise que verifica a coerência de seus objetivos e se eles estão sendo efetivamente realizados, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional
  • Conscientizar a comunidade acadêmica de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e futuro, estabelecendo mecanismos para sua constante melhoria.

Qual a importância do questionário de Autoavaliação?

A avaliação institucional é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Esta avaliação é importante para:

• gerar conhecimento para a tomada de decisão dos responsáveis da instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços de educação superior oferecidos;
  • avaliar a eficácia do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
  • identificar o potencial da instituição e as possíveis causas dos seus problemas e pontos fracos;
  • aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
  • fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
  • tornar mais efetivo o vínculo da instituição com a comunidade;
  • julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;
  • prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.

Referências

BRASIL. CPA - Comissão Própria de Avaliação. IFSP Caraguatatuba. Disponível em: https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/comissoes/cpa. Acesso em: 12 de setembro de 2022.

BRASIL. Comissão Própria de Avaliação - CPA. Instituto Federal de São Paulo. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/institucional/63-ouvidoria/sala-da-cidadania/67-cpa. Acesso em: 12 de setembro de 2022.

BRASIL. Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 15 de setembro de 2022.