Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SNCT

Conferência do Professor Dr. Elias Jabbour teve a China como tema central

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 09h52 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 09h52

Em 15 de outubro de 2024, terça-feira, a partir das 10h30 da manhã, ocorreu a conferência “China: mitos, fatos e meio ambiente”, que foi ministrada, de modo híbrido, pelo Prof. Dr. Elias Jabbour, docente da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Este evento foi organizado pela professora Janice Peixer e contou com o apoio do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ambos docentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba. Esta conferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal do IFSP-Caraguatatuba do YouTube e o seu vídeo (com duração de 1 horas e 44 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=Fy88kT0de4o>. A transmissão simultânea, a partir do auditório do IFSP-Caraguatatuba, ocorreu pelo YouTube, com o professor Elias Jabbour falando a partir da China, onde ele está atualmente.Imagem 1 – Professor Elias JabbourImagem 1 – Professor Elias Jabbour

O Prof. Dr. Elias Marco Khalil Jabbour é consultor da Presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos BRICS), professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, estudioso da dinâmica econômica e política chinesa há quase trinta anos, autor de seis livros e dezenas de artigos acadêmicos e de opinião sobre o gigante asiático. Seu último livro, “China: o socialismo do século XXI” (escrito juntamente com Alberto Gabriele) transformou-se em um best seller com cerca de 30 mil cópias vendidas; por esta publicação foi o vencedor do principal prêmio literário chinês, o Special Book Award of China 2022.

Imagem 2 – Cena da transmissão feita pelo YouTubeImagem 2 – Cena da transmissão feita pelo YouTube

Os organizadores deste evento agradecem muito o professor Elias Jabbour por ter aceitado generosamente o convite para realizar esta conferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos sobre a China com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Capa do livro China o socialismo do século XXIImagem 3 – Capa do livro China o socialismo do século XXI

Em sua apresentação, o professor Elias Jabbour tratou de temas como a história milenar da China, a forma como o povo chinês sofreu com o imperialismo inglês a partir de meados do século XIX com a guerra do ópio e a revolução chinesa de 1949, com a Proclamação da República Popular da China, sob a liderança de Mao Tsé-Tung. Ele também tratou das mudanças econômicas, sociais e tecnológicas pelas quais a China vem passando nos últimos 40 anos, que transformaram esta nação, de um país pobre, na segunda maior economia do planeta, com a retirada de 800 milhões de pessoas de baixo da linha da miséria nestas quatro décadas, de acordo com a definição do Banco Mundial.

Imagem 4 – Pergunta sendo feita para o professor Elias JabbourImagem 4 – Pergunta sendo feita para o professor Elias Jabbour

Imagem 5 – Cartaz preparado para a divulgação deste eventoImagem 5 – Cartaz preparado para a divulgação deste evento

Após o término da apresentação inicial feita pelo professor Elias Jabbour, ele respondeu diversas perguntas que foram feitas tanto pelos participantes da atividade que estavam presentes no auditório do IFSP-Caraguatatuba, quanto perguntas feitas pelos participantes que estavam acompanhando a transmissão pelo YouTube (feitas pelo chat desta plataforma de vídeos).

Imagem 6 – Professora Janice no início do eventoImagem 6 – Professora Janice no início do evento

Imagem 7 – Público presente no auditórioImagem 7 – Público presente no auditório

Outras atividades culturais, científicas e educacionais, como esta, são realizadas regularmente no IFSP-Caraguatatuba de modo a democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Essas são atividades que fortalecem o tripé ensino, pesquisa e extensão do IFSP.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página