Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Comunicado Conjunto

Comunicado Conjunto N.º 1 2022 - DRG\CAR\IFSP Nota de Repúdio

Publicado: Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 16h49 | Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 16h59

Comunicado Conjunto

O IFSP é uma instituição federal que busca a manutenção da educação pública e gratuita de qualidade e a oferta de formação profissional, no âmbito da educação básica, profissional e superior. 

Como parte das ações o IFSP na busca pela permanência e êxitos dos alunos, na última segunda-feira (14/02/2022), a Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) do Câmpus Caraguatatuba agendou uma reunião aberta aos alunos e seus pais/responsáveis legais para orientações e dúvidas sobre o Programa de Auxílio Permanência (PAP). O PAP tem como objetivo apoiar a permanência dos estudantes em vulnerabilidade social na instituição por meio da oferta de auxílios financeiros mensais. 

Com muito pesar, porém, o trabalho planejado de orientação não pode ser concretizado, visto que fomos vítimas de um ataque online (conhecido como “zoom bombing”) no qual pessoas não identificadas entraram na reunião e interromperam a atividade. Além de questionamentos fora da temática proposta, fizeram comentários impróprios e lgbtfóbicos. Para a segurança das servidoras da CSP, alunos e pais presentes, a reunião foi interrompida e encerrada. 

O IFSP Câmpus Caraguatatuba é um espaço de diversidade e de construção do conhecimento. Nossas ferramentas de trabalho são o diálogo, a tolerância, a ciência, o respeito pelas diferenças e a luta por igualdade e equidade, em seus diferentes espaços de debates. Não somente houve violento desrespeito ao trabalho das servidoras envolvidas e dos participantes legítimos da ação, como também à toda a comunidade LGBTQIAPN+.

Manifestamos total repúdio a esse tipo de atitude e nossa respeitosa solidariedade a todas as pessoas que vivenciaram a indefensável situação. Solicitamos a toda comunidade acadêmica que redobre os cuidados com a segurança em suas práticas e procedimentos com o uso de mídias digitais, com o propósito de evitar o surgimento ou a reincidência de atitudes discriminatórias. Informamos que as medidas pertinentes estão sendo tomadas para coibir e responsabilizar os autores dessa deplorável ação.

 

Comunicado Conjunto

Mariana Ricatieri

Coordenadoria Sociopedagógica 

Gisele Cristiane de Freitas

Coordenadoria Sociopedagógica

Kalebe Monteiro Xavier

Diretoria Adjunta Educacional

Juliana Bárbara Moraes

Direção Geral

registrado em:
Fim do conteúdo da página