Construção Civil

Competição de Pontes de Palito de Churrasco 2023 agita o campus

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 17h09 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 17h16

A Semana de Técnica de Construção Civil (SETECO) do Campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Caraguatatuba é um momento de celebração do conhecimento, criatividade e inovação. Uma das tradições mais empolgantes durante esse evento são as competições entre os alunos, promovidas tradicionalmente pelo CASEC (Centro Acadêmico de Serviços de Engenharia Civil Júnior do IFSP-CAR). Este ano, a Competição de Pontes de Palito de Churrasco foi realizada no dia 18 de outubro de 2023, contando com 14 equipes e mais de 60 alunos envolvidos, que se juntaram para demonstrar suas habilidades e competir em uma prova de engenharia.

A abertura da competição foi marcada pela presença do Vice-prefeito de Caraguatatuba, Dr. José Ernesto, que esteve presente no campus, prestigiando a Feira de Profissões, promovida na mesma data pela Prefeitura Municipal. Ernesto destacou a importância do Instituto Federal como instituição formadora de profissionais qualificados para a cidade e para o Litoral Norte e que as atividades extracurriculares, como a Competição de Pontes, permitem o contato do público externo e o destaque aos cursos promovidos no Campus.

Foto 1 – Vice-prefeito, Dr. José Ernesto, abre a competição.Foto 1 – Vice-prefeito, Dr. José Ernesto, abre a competição.

Diferentemente do ano passado, em que as pontes foram executadas em papel, a competição deste ano utilizou o palito de churrasco como material principal das pontes. Em termos de dimensões, as pontes deveriam ter no máximo 1 kg (um quilograma) de massa, vencer um vão de 1 metro de comprimento, ter no máximo 30 centímetros de largura e entre 10 e 20 centímetros de largura.

As pontes construídas pelas equipes foram avaliadas com base em critérios estabelecidos em edital. O público presente teve a oportunidade de julgar o aspecto estético das pontes, enquanto os quesitos técnicos de precisão de projeto e eficiência foram avaliados pela Comissão Organizadora. A Competição se destacou não apenas pela inovação e engenhosidade, mas também pela aplicação prática dos conceitos de engenharia.

Foto 2 – Exposição das Pontes da Competição.Foto 2 – Exposição das Pontes da Competição.

Após a realização do teste de carga das 14 equipes e a avaliação dos critérios indicados, a Equipe "Despontados", formada pelos alunos Júlia Lasaponari, Júlia Rancan, Higor Ribeiro, Yara Karine e Pedro Joi, conquistou o primeiro lugar, com uma carga de ruptura de 68,7 kg e uma nota final de 9,15. A Equipe "Redenção do Papel", formada pelos alunos Gabriela Campoy, Pedro Carvalho, Caio Carvalho e Letícia Amparo, garantiu o segundo lugar com uma carga de ruptura de 38,19 kg e uma nota final de 7,94. A equipe "Força & Ação", formada pelos alunos Bruno Moreira, Fernando Niedzalkowski, Giovana Emily e Filipe Cabral, conquistou o terceiro lugar, com uma carga de ruptura de 50,5 kg e uma nota final de 7,89.

Foto 3 – Execução do teste de carga.Foto 3 – Execução do teste de carga.

Foto 4 – Participantes e público da competição pontes de palito 2023.Foto 4 – Participantes e público da competição pontes de palito 2023.

O CASEC Jr. agradece o apoio recebido junto à direção do Campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo, bem como o apoio do corpo docente do Curso de Engenharia Civil que foram imprescindíveis para a organização e concretização da competição. Adicionalmente, também agradece o apoio de empresas locais, que apoiaram o evento: Academia Zoe Fitness, Eli’s Cantina, Litoral Madeiras, Agata Nascimento Massoterapeuta e Imperial Assessoria Contábil.

Texto por: Annelise Melfi e Gabrielly Azevedo (CASEC Jr.) com revisão do Prof. Alan Reis.