Início > O que é? > Notícias > Colóquio de professor da USP debateu temas de física contemporânea
Educação Científica

Colóquio de professor da USP debateu temas de física contemporânea

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 09h26 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 09h29 | Acessos: 1138

No dia 10 de outubro de 2018, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Dr. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman (Professor Titular do Instituto de Física da USP) ministrou o colóquio intitulado “O Universo Misterioso: do neutrino de Pauli ao bóson de Higgs – Novas dimensões do Universo” sobre temas de física moderna e contemporânea. A organização deste colóquio contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Caio Cesar Nogueira), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza e dos ex-bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Iuda junto com alunos da licenciatura em física antes do início do colóquio

Esta atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O seu objetivo foi o de propiciar um debate sobre o estado atual das pesquisas em áreas de fronteira do conhecimento em física.

Professores Iuda Goldman e Ricardo Plaza

Na chegada ao IFSP-Caraguatatuba, o professor Iuda foi recebido pelos professores de física da instituição, Alex Lino, Luis Fernando Viviani Thomazini, Rodrigo da Silva Sobrinho e Aleandro Ribeiro Marquesi.

Professores Luis Fernando, Aleandro, Alex, Ricardo, Rodrigo e Iuda

Estiveram presentes interessados em geral da comunidade externa ao IFSP e alunos de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, em especial dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.

Público presente que assistiu o colóquio ministrado pelo professor Iuda

O professor Iuda em seu colóquio traçou um panorama da física que surgiu no século 20 e início deste século 21, destacando alguns pontos específicos, em particular dando ênfase para o desenvolvimento tanto teórico, quanto experimental da física dos neutrinos. O professor Iuda procurou também destacar o papel que importantes físicos brasileiros tiveram no desenvolvimento científico do século 20, como nos casos de Mario Schenberg, César Lattes e José Leite Lopes.

Professor Iuda ministrando seu colóquio

Quem quiser acessar as transparências apresentadas pelo professor Iuda neste colóquio, pode obtê-las gratuitamente aqui. O colóquio ministrado pelo professor Iuda abordou diversos temas, tais como: matéria escura, a formação de estrelas, Big Bang, oscilação de neutrinos, reações de fusão nuclear, etc.

Professor Iuda em frente ao prédio do IFSP-Caraguatatuba

Ao final, o professor Iuda foi muito aplaudido pelo público presente que pode aprender muito a partir do conhecimento que foi compartilhado durante o seu colóquio. Muitos estudantes, posteriormente, relataram a imensa satisfação em poder participar de um colóquio como este e aprender mais sobre física e sobre história da ciência.

Atividades científicas e culturais como essas são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, história e cultura, e ampliar o repertório científico e cultural por parte dos alunos e do público em geral. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da atividade. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.