FÍSICA

Colóquio da Licenciatura em Física Abordou a Trajetória de uma ex aluna do IF

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 08h08 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 08h11

Em 20 de outubro de 2023, sexta-feira, de noite, a partir das 19h, ocorreu o colóquio “Reflexões sobre a trajetória acadêmica de uma ex aluna do IF”, que foi ministrado pela Profa. Dra. Jadilene Rodrigues Xavier no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A professora Jadilene é professora da área de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este evento teve como público-alvo, principalmente, os alunos da Licenciatura em Física, entretanto alunos de outros cursos e professores também estiveram presentes assistindo este colóquio. Esta atividade ocorreu no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFSP-Caraguatatuba de 2023 e foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente da área de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Jadilene Rodrigues XavierImagem 1 – Professora Jadilene Rodrigues Xavier

A professora Jadilene é graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais e possui Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Guaratinguetá. Atualmente, além de docente do IFSP-Caraguatatuba, ela também é preceptora do Programa de Residência Pedagógica fomentado pela CAPES.

Imagem 2 – Professores Karel, Alex, José Roberto, Jadilene e RicardoImagem 2 – Professores Karel, Alex, José Roberto, Jadilene e Ricardo

O Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) agradece pelo excelente colóquio ministrado pela professora Jadilene, que colaborou bastante para a formação acadêmica sobretudo dos alunos do curso de Licenciatura em Física.

Imagem 3 – Público presente no auditório durante o colóquio da professora JadileneImagem 3 – Público presente no auditório durante o colóquio da professora Jadilene

Neste Colóquio, a Profa. Dra. Jadilene Rodrigues Xavier, realizou reflexões sobre a sua trajetória acadêmica, tanto no que diz respeito à sua formação, desde os desafios enfrentados para realizar curso de graduação de Licenciatura em Física no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais até a realização do mestrado (a sua dissertação de mestrado foi intitulada “Análise do mapa de frequências aplicada ao estudo de detritos espaciais na ressonância 14:1”) e do doutorado (a sua tese de doutorado foi intitulada “Mapeando órbitas ao redor de satélites naturais”) em Física na UNESP de Guaratinguetá, quanto no que diz respeito às suas experiências profissionais, como bolsista do PIBID (programa fomentado pela CAPES) durante a graduação e como docente.

Imagem 4 – Slide com os tópicos abordados pela professora JadileneImagem 4 – Slide com os tópicos abordados pela professora Jadilene

Após a realização do colóquio a professora Jadilene sorteou três brindes entre os alunos do curso de licenciatura em física presentes: um cartão postal sobre os quatro planetas gasosos do sistema solar (que foi sorteado para Renato Jorge Felismino), um cartão postal sobre o planeta Júpiter (que foi sorteado para Letícia Gasiglia Serradas) e uma miniatura do satélite Mimas que é uma das luas de Saturno (que foi sorteada para Ary Moreira da Costa Júnior).

Imagem 5 – Renato e JadileneImagem 5 – Renato e Jadilene

Imagem 6 – Jadilene e LeticiaImagem 6 – Jadilene e Leticia

Imagem 7 – Ary e JadileneImagem 7 – Ary e Jadilene

Outras atividades como essa palestra são realizadas regularmente no âmbito do curso de Licenciatura em Física. Os interessados podem procurar o seu coordenador, Prof. Dr. José Roberto Severino Martins Junior e outros professores deste curso, como o professor Ricardo Plaza, para obterem mais informações.