SNCT

Cinedebate tratou de obra acerca do tema das mudanças climáticas

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 09h28 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2024, 09h28

Em 16 de outubro de 2024, quarta-feira, de noite, entre 19h e 21h, no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do episódio 2 intitulado “2046 – Whale Fall” (“2046 – A queda da baleia”) da série “Extrapolations – Um futuro inquietante” e a posterior discussão sobre os temas suscitados pela obra. Esta atividade foi organizada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e contou com o apoio de diversos dos seus orientados, em particular de Patricia Rodrigues Silva que é aluna do curso de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de extensão “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento”. Este cinedebate integrou o rol de eventos organizados no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2024 do IFSP-Caraguatatuba e contou com o apoio do CNPq.

Imagem 1 – Professor Ricardo Plaza com seus orientadosImagem 1 – Professor Ricardo Plaza com seus orientados

O público presente no auditório consistiu dos alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba (com uma grande participação dos alunos da licenciatura em física) e de membros da comunidade externa interessados pelos temas tratados nesta obra cinematográfica.

Imagem 2 – Público que assistiu ao episódioImagem 2 – Público que assistiu ao episódio

A série “Extrapolations” (“Extrapolações”, em português) é uma produção da Apple TV+ lançada em 2023 que, conforme sugere o título, vai além da ciência climática para especular sobre como será enfrentar os próximos anos em meio à crise climática, que já está em curso. Os seus seis episódios transcorrem em diferentes anos entre 2037 e 2070. Mesmo sendo uma série como ficção científica, ela é fundamentada na ciência, com roteiros desenvolvidos com a orientação de ambientalistas e jornalistas renomados. O episódio 2 que foi exibido “2046 – A queda da baleia”) se passa no ano de 2046 quando uma bióloga marinha se esforça para se conectar com o último exemplar baleia jubarte existente (uma baleia fêmea) nos oceanos acidificados de nosso planeta, devido ao excesso de gás carbônico da atmosfera que é absorvida pela água dos mares; um software torna possível que a bióloga converse com a baleia.

Imagem 3 – Cartaz de divulgação deste cinedebateImagem 3 – Cartaz de divulgação deste cinedebate

Mais informações sobre a série “Extrapolations” podem ser encontradas, em português, no artigo “Futuro sombrio com crise climática chega às telas em série da Apple” de Mariane Morisawa que pode ser lido no link <https://capitalreset.uol.com.br/clima/ciencia/futuro-sombrio-com-crise-climatica-chega-as-telas-em-serie-da-apple/>.

Imagem 4 – Professor Alex informa aos presentes sobre a SNCTImagem 4 – Professor Alex informa aos presentes sobre a SNCT

Em inglês, é possível conseguir várias informações sobre a série “Extrapolations” e seus 6 episódios pelo site IMDB (Internet Movie DataBase) no link <https://www.imdb.com/title/tt13821126/?ref_=fn_al_tt_1>.

Imagem 5 – Imagem de divulgação da sérieImagem 5 – Imagem de divulgação da série

Após a exibição, os presentes debateram acerca de diferentes temas tratados por esta obra artística, com uma grande ênfase para a questão ambiental e a importância de refletir sobre os impactos perniciosos do consumismo exacerbado e do ultra-capitalismo, no atual contexto. O trailer da série “Extrapolations” (com 2 minutos e 40 segundos), legendado em português, pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=X-iRjq62PEA>.

Imagem 6 – Público presente no auditórioImagem 6 – Público presente no auditório

Atividades culturais como as sessões de cinedebates, bem como outras ações educacionais e científicas, são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários dos projetos de extensão, pesquisa e ensino coordenados pelo professor Ricardo Plaza, com o intuito de colaborar para a formação intelectual dos cidadãos presentes. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, cultura e ciência, bem como ampliar o repertório de conhecimentos por parte dos presentes. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.