Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cinedebate sobre o filme “Frida” discutiu História, Arte e Emancipação Feminina

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h50 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h50

No dia 08 de junho de 2019, sábado, pela manhã, entre 09h45 e 12h15, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Frida”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas de iniciação científica e estudantes voluntários, tais como Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana e Nicoli Rocha Santos, todos eles alunos do curso de Licenciatura em Física que estão sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Parte do público presente no cinedebate sobre o filme FridaParte do público presente no cinedebate sobre o filme Frida

Este cinedebate foi aberto a qualquer interessado das comunidades interna e externa ao IFSP; durante a sua realização ele contou com o apoio importante da professora Sheyla Gorayeb Silva que acompanhou seus alunos do curso técnico em administração a esta atividade cultural, realizada em um sábado letivo. A ideia original para a realização deste cinedebate partiu da bolsista de iniciação científica e licencianda em física Larissa Comodaro.

Professores Ricardo Plaza e Sheyla GorayebProfessores Ricardo Plaza e Sheyla Gorayeb

Estiveram presentes neste cinedebate cidadãos interessados por cinema, bem como estudantes de diversos cursos, em especial do curso técnico em administração (que vieram acompanhados pela professora Sheyla Gorayeb) e dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática.

Cena do filme FridaCena do filme Frida

Este filme basicamente trata de um relato biográfico da artista mexicana Frida Kahlo (que viveu na primeira metade do século XX), em especial da relação amorosa que teve com o muralista mexicano Diego Rivera (Frida é interpretada pela atriz Salma Hayek e Diego é interpretado pelo ator Alfred Molina). Outros personagens que aparecem no filme é o revolucionário comunista russo Leon Trotsky e o escritor francês e teórico do surrealismo, André Breton.

Vinicius, Larissa, Nicoli e RicardoVinicius, Larissa, Nicoli e Ricardo

Mais informações acerca do filme “Frida” podem ser obtidas em inglês aqui <https://www.imdb.com/title/tt0120679/?ref_=fn_al_tt_1> e em português aqui <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29082/>. O documentário “Vida e Obra de Frida Kahlo” (com 52 minutos de duração) pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=AZT-kRN2hCM>. Um vídeo interessante de 11 minutos denominado “50 fatos sobre: Frida Kahlo” pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=PO7Tsn9LxXY>. O canal “Mimimidias” do YouTube produziu também um bom vídeo de análise de 12 minutos intitulado “Frida Kahlo: de artista comunista a ícone pop. Como?” que pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=iN5e_8N2wlc>. Por sua vez, o canal “Antídoto” do YouTube produziu o ótimo vídeo de 8 minutos intitulado “Frida Kahlo, minha avó & Terry Pratchett” que pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=1JZ0xVAHHA0>.
O “Museu Frida Kahlo” também conhecido como “A Casa Azul” está localizado na cidade do México, na antiga residência onde morou a artista Frida Kahlo. Mais informações sobre este museu podem ser obtidas aqui <https://www.museofridakahlo.org.mx/es/el-museo/>. Uma visita virtual a este museu pode ser feita por meio do “Google Arts & Culture” que pode ser acessado aqui <https://artsandculture.google.com/partner/museo-frida-kahlo>. Uma visita virtual por meio desta ferramenta foi realizada durante este cinedebate.

Debate após a exibição do filme FridaDebate após a exibição do filme Frida

No debate após a exibição do filme foram discutidos temas tais como a história do México, as características das pinturas de Frida Kahlo, a atuação política de Frida Kahlo e Diego Rivera como comunistas, o assassinato do revolucionário russo Leon Trotsky por um agente stalinista e a importância da figura de Frida na luta pela emancipação feminina.
As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página