FÍSICA

Cinedebate sobre o episódio 6 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos”

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2024, 09h57 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2024, 09h57

Em 5 de Outubro de 2024, sábado, pela manhã, entre 10:00 e 12:00 (meio-dia), no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do 6º episódio da primeira temporada da série de ficção científica britânica “O Problema dos 3 Corpos”, a qual se seguiu um debate suscitado pelos temas tratados neste episódio. Esta atividade de extensão, aberta para as comunidades externa e interna do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada por diversos orientados do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e por alunos do curso de Licenciatura em Física desta instituição no âmbito da curricularização da extensão deste curso. Este evento contou com o apoio dos seguintes projetos de extensão coordenados pelo professor Ricardo Plaza: “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura” (o bolsista de extensão deste projeto, Yasmin Prado Maciel, é estudante do curso de Licenciatura em Física); “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento” (a bolsista de extensão deste projeto, Patricia Rodrigues Silva é estudante do curso de Licenciatura em Física).

Imagem 1 – Auditório com os participantes neste eventoImagem 1 – Auditório com os participantes neste evento

O público que esteve presente no auditório foi composto de alunos de diferentes cursos do IFSP (em especial alunos do curso de Licenciatura em Física) e de membros da comunidade externa à instituição interessados pelos temas tratados e que acompanharam a exibição e participaram do debate que ocorreu na sequência.

Imagem 2 – Estudantes que ajudaram na organização do eventoImagem 2 – Estudantes que ajudaram na organização do evento

O objetivo deste cinedebate foi pensar e discutir sobre questões levantadas pela obra exibida, relacionadas à ciência, à história e à cultura, bem como abrir o IFSP-Caraguatatuba para a participação da comunidade externa.

Imagem 3 – Cena do episódio 6 de O problema dos 3 corposImagem 3 – Cena do episódio 6 de O problema dos 3 corpos

A série britânica de ficção científica “O Problema dos 3 Corpos” (o título original em inglês é “3 Body Problem”) foi produzida pela Netflix tendo como base o livro homônimo do escritor Cixin Liu, um romance que ganhou o renomado prêmio Hugo e é a primeira obra de uma trilogia cujos outros dois romances são “A Floresta Sombria” e “O Fim da Morte”. A história da série trata do hipotético encontro da humanidade com uma civilização alienígena (os trissolarianos ou San-Ti) que vive em um planeta de um sistema estelar composto por três estrelas orbitando entre si em um sistema instável e caótico.

Imagem 4 – Cena do final deste episódioImagem 4 – Cena do final deste episódio

O episódio 6 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos” é intitulado “Estrelas, o Nosso Destino” (o título em inglês é “The Stars Our Destination”). O episódio se inicia mostrando os tumultos que surgem em diferentes regiões da Terra quando os seres humanos descobrem que os trissolarianos estão vindo para nosso planeta – ou seja, o incidente "Olho no Céu" causa pânico mundial – e chegarão em 400 anos. A física Jin propõe o Projeto Escadaria (“Staircase Project”), usando mil bombas nucleares como fontes de propulsão para uma sonda com velas de radiação conseguir atingir 1% da velocidade da luz.

Imagem 5 – Público que participou do cinedebate sobre o episódio 6Imagem 5 – Público que participou do cinedebate sobre o episódio 6

Logo após a exibição se iniciou um debate bastante produtivo sobre os temas tratados neste episódio e que foi mediado pelo professor Ricardo Plaza e pelos alunos que organizaram este evento.

Imagem 6 – Cena do episódio exibidoImagem 6 – Cena do episódio exibido

O próximo cinedebate sobre o episódio 7 da série “O problema dos 3 corpos” ocorrerá no dia 19/10/2024, sábado, pela manhã, entre 10:00 e meio-dia, no auditório do IFSP-Caraguatatuba: todos os interessados das comunidades externa e interna ao IFSP estão convidados.

Atividades educacionais, científicas e culturais são regularmente organizadas pelos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, como ações previstas na curricularização de extensão previstas neste curso. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar os docentes do curso de Licenciatura em Física, para juntos organizarem os detalhes.