Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Cinedebate sobre o episódio 3 da temporada 1 da série "O Problema dos 3 Corpos"

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2024, 16h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2024, 15h22

Em 31 de agosto de 2024, sábado, pela manhã, entre 10:00 e 12:00 (meio-dia), no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do terceiro episódio da primeira temporada da série de ficção científica britânica “O Problema dos 3 Corpos”, a qual se seguiu um debate suscitado pelos temas tratados neste episódio. Esta atividade de extensão, aberta para as comunidades externa e interna do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada por diversos orientados do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e por alunos do curso de Licenciatura em Física desta instituição no âmbito da curricularização da extensão deste curso. Este evento contou com o apoio de três projetos de extensão coordenados pelo professor Ricardo Plaza: “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura” (o bolsista de extensão deste projeto, Jose Walter Souza Santana, é estudante do curso de Licenciatura em Física); “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento” (a bolsista de extensão deste projeto, Patricia Rodrigues Silva é estudante do curso de Licenciatura em Física); “Divulgação científica de tópicos sobre Astronomia” (a bolsista de extensão deste projeto, Alicia de Andrade Freire é estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil). Este cinedebate contou com a presença do Coordenador de Extensão do IFSP-Caraguatatuba, Manoel Aparecido Martins.

Imagem 1 – Professor Ricardo com alunos que ajudaram a organizar este cinedebateImagem 1 – Professor Ricardo com alunos que ajudaram a organizar este cinedebate

O público que esteve presente no auditório constou de alunos de diferentes cursos do IFSP e de membros da comunidade externa à instituição interessados pelos temas tratados e que acompanharam a exibição e participaram do debate que ocorreu na sequência.

Imagem 2 – Parte do público presente neste cinedebateImagem 2 – Parte do público presente neste cinedebate

O objetivo deste cinedebate foi refletir e discutir sobre temas relacionados à ciência, à história e à cultura, bem como abrir o IFSP-Caraguatatuba para a participação da comunidade externa.

Imagem 3 – Manoel Martins e Ricardo PlazaImagem 3 – Manoel Martins e Ricardo Plaza

A série inglesa de ficção científica “O Problema dos 3 Corpos” (o título original em inglês é “3 Body Problem”) produzida pela Netflix tem como base o livro homônimo do escritor Cixin Liu, um romance que ganhou o renomado prêmio Hugo e é a primeira obra de uma trilogia cujos outros dois romances são “A Floresta Sombria” e “O Fim da Morte”. A série aborda o hipotético encontro da humanidade com uma civilização alienígena que vive em um planeta de um sistema estelar composto por três estrelas orbitando entre si em um sistema instável e caótico.

Imagem 4 – Cena do episódio 3 de O Problema dos 3 corposImagem 4 – Cena do episódio 3 de O Problema dos 3 corpos

O episódio 3 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos” é intitulado “Destruidor de Mundos” (o título em inglês é “Destroyer of Worlds”). Segundo o arco narrativo deste terceiro episódio, os protagonistas completam os níveis 2 e 3 do jogo de realidade virtual ao qual tiveram acesso; sobre ele, é revelado que se trata na verdade de uma ferramenta de recrutamento usada por um rico magnata do petróleo que tem se comunicado regularmente com os alienígenas. No jogo, eles mostram a evolução da civilização alienígena que vive em um planeta orbitando três sóis (por isso são denominados trissolarianos) que está situado a quatro anos-luz de distância de nós e a subsequente partida destes extraterrestres para a Terra em cerca de mil naves. Um dos protagonistas (Jack) rejeita a história de que o jogo foi feito por alienígenas, achando-a absurda, e acaba tendo um fim trágico.

Imagem 5 – Cena referente ao computador de soldados trissolarianosImagem 5 – Cena referente ao computador de soldados trissolarianos

Logo após a exibição se iniciou um debate bastante produtivo sobre os temas tratados neste episódio, mediado pelo professor Ricardo Plaza e pelos alunos que organizaram este evento.

Imagem 6 – Cena que trata da soma do efeito gravitacional dos três sóisImagem 6 – Cena que trata da soma do efeito gravitacional dos três sóis

O próximo cinedebate sobre o episódio 4 da série “O problema dos 3 corpos” ocorrerá no dia 14/09/2024, sábado, pela manhã, entre 10:00 e meio-dia, no auditório do IFSP-Caraguatatuba: todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP estão convidados.

Antes do cinedebate ocorrer, pela manhã (entre 8:00 e 10:00) foi realizada uma oficina educacional para ensinar interessados a como montar os dois telescópios existentes no laboratório de física do IFSP-Caraguatatuba (um deles do tipo refrator e o outro do tipo refletor). Após os telescópios serem montados, eles foram transportados para o espaço situado atrás do auditório para que os participantes pudessem aprender a usar esses telescópios e em particular tentassem observar com eles a estátua de Santos Antônio localizada no alto do Morro Santo Antônio de Caraguatatuba.

Imagem 7 – Atividade de montagem do telescópio refletorImagem 7 – Atividade de montagem do telescópio refletor

Imagem 8 – Atividade de montagem do telescópio refratorImagem 8 – Atividade de montagem do telescópio refrator

Imagem 9 – Alunos com os dois telescópios atrás do auditórioImagem 9 – Alunos com os dois telescópios atrás do auditório

Imagem 10 – Fotografia da estátua de Santo Antônio observado com um telescópio a partir do IFSP-CaraguatatubaImagem 10 – Fotografia da estátua de Santo Antônio observado com um telescópio a partir do IFSP-Caraguatatuba

Imagem 11 – Jamily, Livia, José Walter, Carlos e GabrielImagem 11 – Jamily, Livia, José Walter, Carlos e Gabriel

Atividades educacionais, científicas e culturais são regularmente organizadas pelos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, como ações previstas na curricularização de extensão previstas neste curso. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar os docentes do curso de Licenciatura em Física, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página