Cinedebate sobre o episódio 2 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos”

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 11h16 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2024, 11h16

Em 17 de agosto de 2024, sábado, pela manhã, entre 10:00 e 12:00 (meio-dia), no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do segundo episódio da primeira temporada da série de ficção científica britânica “O Problema dos 3 Corpos”, a qual se seguiu um debate suscitado pelos temas tratados na obra. Esta atividade de extensão, aberta para as comunidades externa e interna do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada por diversos orientados do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e por alunos do curso de Licenciatura em Física desta instituição no âmbito da curricularização da extensão deste curso. Este evento contou com o apoio de três projetos de extensão coordenados pelo professor Ricardo Plaza: “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura” (o bolsista de extensão deste projeto, Jose Walter Souza Santana, é estudante do curso de Licenciatura em Física); “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento” (a bolsista de extensão deste projeto, Patricia Rodrigues Silva é estudante do curso de Licenciatura em Física); “Divulgação científica de tópicos sobre Astronomia” (a bolsista de extensão deste projeto, Alicia de Andrade Freire é estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil). Também esteve presente a professora de física Larissa Siqueira Vieira Oliveira.

Imagem 1 – Professor Ricardo com alunos que ajudaram a organizar o cinedebateImagem 1 – Professor Ricardo com alunos que ajudaram a organizar o cinedebate

O público que esteve presente no auditório consistiu principalmente de alunos de diferentes cursos do IFSP, bem como de membros da comunidade externa à instituição interessados pelos temas tratados e que acompanharam a exibição, participando ativamente do debate que ocorreu na sequência.

Imagem 2 – Uma parcela do público presente neste cinedebateImagem 2 – Uma parcela do público presente neste cinedebate

O objetivo deste evento foi discutir temas relacionados à ciência, à história e à cultura, assim como abrir o IFSP-Caraguatatuba para a participação da comunidade externa.

Imagem 3 – Patricia, Ricardo, José Walter e Alicia Imagem 3 – Patricia, Ricardo, José Walter e Alicia

A série inglesa de ficção científica “O Problema dos 3 Corpos” (o título original em inglês é “3 Body Problem”) produzida pela Netflix é baseada no livro homônimo escrito por Cixin Liu, um romance que ganhou o prêmio Hugo e é a primeira obra de uma trilogia cujos outros dois romances são “A Floresta Sombria” e “O Fim da Morte”. A série retrata o encontro da humanidade com uma hipotética civilização alienígena que vive em um planeta de um sistema estelar composto por três estrelas orbitando entre si em um sistema instável e caótico.

Imagem 4 – Cena do episódio 2 de O Problema dos 3 corposImagem 4 – Cena do episódio 2 de O Problema dos 3 corpos

O episódio 2 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos” é intitulado “Costa Vermelha” (o título em inglês é “Red Coast”). Segundo o arco narrativo deste segundo episódio, a física Ye Wenjie, nos anos 1970, recebe uma resposta de um pacifista de uma civilização alienígena hostil, avisando-a para não responder à mensagem enviada pelos humanos novamente, pois isso provocaria uma invasão. Desiludida, ela responde mesmo assim, alegando que a humanidade não pode se salvar e que ela ajudará os alienígenas invasores. Enquanto isso, nos dias de hoje, a contagem regressiva que aparece nos olhos da física Auggie continua, o que faz com que após uma demonstração bem-sucedida de sua tecnologia de nanofibras, ela ordenasse o cancelamento do projeto. Usando o headset de Realidade Virtual, a física Jin Cheng avança no videogame "3 Body" para o nível 2, ao evidenciar que a ciência é superior ao misticismo no contexto do problema proposto no jogo.

Imagem 5 – Professores Ricardo e LarissaImagem 5 – Professores Ricardo e Larissa

Logo após a exibição do episódio 1 da temporada 1 de “O Problema dos 3 Corpos” se iniciou um debate bastante produtivo sobre os temas tratados nest6e episódio, mediado pelo professor Ricardo Plaza e pelos alunos que organizaram este evento.

Imagem 6 – Cena da realidade virtual do jogo de O problema dos 3 corposImagem 6 – Cena da realidade virtual do jogo de O problema dos 3 corpos

O próximo cinedebate sobre o episódio 3 da série “O problema dos 3 corpos“ ocorrerá no dia 31/08/2024, sábado, pela manhã, entre 10h e meio dia, no auditório do IFSP-Caraguatatuba: todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP estão convidados.

Atividades educacionais, científicas e culturais são regularmente organizadas pelos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, como ações previstas na curricularização de extensão previstas neste curso. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar os docentes do curso de Licenciatura em Física, para juntos organizarem os detalhes.