Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Cinedebate sobre o episódio 1 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos”

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 09h33 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2024, 15h15

Em 3 de agosto de 2024, sábado, pela manhã, entre 10h00 e 12h00, no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do primeiro episódio da primeira temporada da série de ficção científica britânica “O Problema dos 3 Corpos”, a qual se seguiu um debate suscitado pelos temas tratados na obra. Esta atividade de extensão, aberta para as comunidades externa e interna do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada por diversos orientados do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e por alunos do curso de Licenciatura em Física desta instituição no âmbito da curricularização da extensão deste curso. Este evento contou com o apoio de três projetos de extensão coordenados pelo próprio professor Ricardo Plaza: “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura” (o bolsista de extensão deste projeto, Jose Walter Souza Santana, é estudante do curso de Licenciatura em Física); “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento” (a bolsista de extensão deste projeto, Patricia Rodrigues Silva é estudante do curso de Licenciatura em Física); “Divulgação científica de tópicos sobre Astronomia” (a bolsista de extensão deste projeto, Alicia de Andrade Freire é estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil). Também estiveram presentes os professores Alex Lino, Larissa Siqueira Vieira Oliveira e Janice Peixer, bem como o coordenador de extensão do IFSP-Caraguatatuba, Manoel Aparecido Martins.

Imagem 1 – Alunos orientados pelo professor Ricardo Plaza antes do início do cinedebateImagem 1 – Alunos orientados pelo professor Ricardo Plaza antes do início do cinedebate

O público presente no auditório consistiu principalmente de alunos de diferentes cursos do IFSP, bem como de membros da comunidade externa à instituição que acompanharam a exibição e participaram do debate que ocorreu na sequência.

Imagem 2 – Parte do público presente neste cinedebateImagem 2 – Parte do público presente neste cinedebate

O objetivo deste evento foi discutir temas relacionados à ciência, à história e à cultura, assim como abrir o IFSP-Caraguatatuba para a participação da comunidade externa.

Imagem 3 – Bolsistas de extensão José Walter, Patricia e Alicia Imagem 3 – Bolsistas de extensão José Walter, Patricia e Alicia

A série inglesa de ficção científica “O Problema dos 3 Corpos” (o título original em inglês é “3 Body Problem”) produzida pela Netflix é baseada no livro homônimo escrito por Cixin Liu, um romance que ganhou o prêmio Hugo e é a primeira obra de uma trilogia cujos outros dois romances são “A Floresta Sombria” e “O Fim da Morte”. A série retrata o encontro da humanidade com uma hipotética civilização alienígena que vive em um planeta de um sistema estelar composto por três estrelas orbitando uma à outra em um sistema instável e caótico. O título “O Problema dos 3 Corpos” refere-se ao problema matemático real dos três corpos na mecânica orbital que foi trabalhado no passado por cientistas como Newton, Lagrange e Poincaré; este problema pode ser compreendido de modo melhor pelo artigo “O problema dos três corpos (Parte-1)” escrito pelo professor Roberto N. Onody do Instituto de Física de São Carlos da USP e que está disponível para ser lido no link: <https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/o-problema-dos-tres-corpos-parte-1-artigo-prof-roberto-n-onody/>.

Imagem 4 – Série O Problema dos 3 Corpos da NetflixImagem 4 – Série O Problema dos 3 Corpos da Netflix

O episódio 1 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos” é intitulado “Contagem Regressiva” (o título em inglês é “Countdown”) e procura contextualizar inicialmente os principais protagonistas desta história de ficção científica. O arco narrativo deste primeiro episódio é o seguinte: “Na China dos anos 1960, Ye Wenjie testemunha a morte de modo brutal de seu pai durante a Revolução Cultural. Posteriormente, após viver em um campo de trabalho ela é transferida para uma estação remota com uma grande antena de radiotelescópio que é um centro de transmissão de sinais para fora da Terra. No atual Reino Unido, a física de Oxford Vera Ye (filha de Ye Wenjie) morre por suicídio. Um grupo de ex-alunos de física de Vera – Auggie Salazar, Jack Rooney, Jin Cheung, Saul Durand e Will Downing – discutem como experimentos recentes deixaram de fazer sentido. Por sua vez, Clarence "Da" Shi, um investigador britânico que trabalha para a Agência de Inteligência Estratégica, investiga vários suicídios de cientistas. Ele descobre que vários deles possuíam um headset avançado para jogos de realidade virtual. Auggie, uma cientista de materiais, começa a ver uma contagem regressiva diante de seus olhos. Uma mulher desconhecida informa a Auggie que ela deve abandonar sua pesquisa de nanofibras para interromper a contagem regressiva e para validar o ultimato, ela diz a Auggie para observar o céu à meia-noite do dia seguinte. Auggie e Saul, junto com o resto do mundo, testemunham o céu noturno “piscando” e exibindo um padrão correspondente ao seu “cronômetro” de contagem regressiva, o que viola as leis conhecidas da física.”

Imagem 5 – Ricardo Plaza e Manoel MartinsImagem 5 – Ricardo Plaza e Manoel Martins

Logo após a exibição do episódio 1 da temporada 1 de “O Problema dos 3 Corpos” se iniciou um debate sobre os temas tratados, mediado pelo professor Ricardo Plaza e por seus orientados que organizaram este evento. O Coordenador de Extensão Manoel Martins foi convidado para inicialmente contextualizar as questões abordadas nesta obra de ficção científica e explicar um pouco sobre as suas características. Na sequência, os presentes debateram sobre diferentes aspectos da obra “O Problema dos 3 Corpos”.

Imagem 6 – Manoel discute alguns temas abordados no episódio exibidoImagem 6 – Manoel discute alguns temas abordados no episódio exibido

Atividades educacionais, científicas e culturais são regularmente organizadas pelos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, como ações previstas na curricularização de extensão previstas neste curso. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar os docentes do curso de Licenciatura em Física, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página