FÍSICA

Cinedebate no IFSP - Caraguatatuba Discutiu o Filme “Não Olhe para Cima”

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 15h06 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 15h10

Em 24 de maio de 2022, terça-feira, de noite, entre 19h e 22h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do filme “Não Olhe para Cima” e a posterior discussão dos temas suscitados por esta obra cinematográfica. Esta atividade foi realizada com o apoio dos projetos de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural medias pela internet” e “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã” coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e contou com o apoio de diversos de seus orientados bolsistas e voluntários, tanto nestes projetos de extensão, quanto em projetos de pesquisa de iniciação científica.

Imagem 1 – Parte da equipe que ajudou a organizar o cinedebate sobre “Não olhe para cima”Imagem 1 – Parte da equipe que ajudou a organizar o cinedebate sobre “Não olhe para cima”

O público presente no auditório consistiu principalmente de alunos dos mais variados cursos do IFSP, com uma expressiva presença de estudantes do curso de Licenciatura em Física. Este evento ocorreu como parte da Semana Cultural e foi organizado pelo professor Ricardo Plaza e sua equipe de orientados.

Imagem 2 – Material para divulgação do filme “Não Olhe para Cima”Imagem 2 – Material para divulgação do filme “Não Olhe para Cima”

O filme “Não Olhe para Cima” foi lançado em dezembro de 2021 e é uma sátira que conta a história ficcional de uma astrônoma interpretada por Jennifer Lawrence que faz a descoberta surpreendente de que um cometa muito grande, orbitando dentro do sistema solar, está em rota de colisão direta com a Terra. Acompanhada por um outro astrônomo (interpretado por Leonardo DiCaprio), eles tentam alertar o governo e a mídia a respeito da catástrofe iminente pela qual passará o planeta Terra. O filme aborda a questão do negacionismo científico de modo cômico e crítico. Após a exibição, os presentes debateram acerca de diversas cenas do filme e estabeleceram interrelações com as atitudes daqueles que negam atualmente a ciência no que diz respeito à pandemia de COVID-19 ou ao aquecimento global. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas (em inglês) no site do IMDB no link <https://www.imdb.com/title/tt11286314/?ref_=fn_al_tt_1>.

Imagem 3 – Personagens do filme “Não Olhe para Cima”Imagem 3 – Personagens do filme “Não Olhe para Cima”

Atividades culturais como as sessões de cinedebates, bem como outras ações educacionais e científicas, são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários dos projetos de extensão e de pesquisa coordenados pelo professor Ricardo Plaza, com o intuito de colaborar para a formação intelectual dos cidadãos presentes. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, cultura e ciência, bem como ampliar o repertório de conhecimentos por parte dos presentes. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.