FÍSICA

Cinedebate Enfocou o Primeiro Episódio da Série Estação Onze

Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2023, 13h16 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 13h19

Em 25 de maio de 2023, quinta-feira, de noite, entre 19h e 20h30, no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do primeiro episódio da série “Estação Onze” (o título em inglês é “Station Eleven”). Esta atividade foi realizada com o apoio do projeto de extensão “Atividades de divulgação científica e cultural” coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e contou com o suporte dos seus bolsistas e orientados para ocorrer.

Imagem 1 – Professor Ricardo Plaza e a série Station ElevenImagem 1 – Professor Ricardo Plaza e a série Station Eleven

O público presente no auditório consistiu principalmente de alunos de diferentes cursos do período noturno do IFSP, com ênfase para os estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Este evento ocorreu como parte da Semana Cultural de 2023 do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 2 – Parte do público que assistiu ao primeiro episódio de Estação OnzeImagem 2 – Parte do público que assistiu ao primeiro episódio de Estação Onze

A série Estação Onze acompanha um mundo em que uma epidemia devastadora de gripe que extingue grande parte da humanidade: os sobreviventes tentam reconstruir suas vidas após perderem tudo e um grupo de atores e músicos lutam para manter viva a memória da arte. Esta série com 10 episódios foi lançada em dezembro de 2021 pela HBO Max. Criada por Patrick Sommerville, a série é uma adaptação de um livro de autoria da escritora canadense Emily St. John Mandel. Mais informações sobre esta série podem ser obtidas em português no artigo “Você deveria assistir: Estação Onze, o HBO Max, é a série que você precisa nessa pandemia” no link <https://www.chippu.com.br/criticas/voce-devia-assistir--estacao-onze--o-hbo-max--e-a-serie-que-voce-precisa-nessa-pandemia> e em inglês no site do IMDB no link <https://www.imdb.com/title/tt10574236/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_8_nm_0_q_station%2520eleven>.

Imagem 3 – Cena do primeiro episódio da série Estação OnzeImagem 3 – Cena do primeiro episódio da série Estação Onze

Após a exibição, os presentes debateram acerca de diversas cenas do filme e estabeleceram várias reflexões sobre questões relacionadas tanto à pandemia de COVID-19, quanto sobre outros assuntos abordados nesta obra cinematográfica.

Atividades culturais como as sessões de cinedebates, bem como outras ações educacionais e científicas, são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários dos projetos de extensão, pesquisa e ensino coordenados pelo professor Ricardo Plaza, com o intuito de colaborar para a formação intelectual dos cidadãos presentes. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, cultura e ciência, bem como ampliar o repertório de conhecimentos por parte dos presentes. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.