FÍSICA

Cinedebate do IFSP-Caraguatatuba abordou a série de ficção científica Fundação

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 17h33 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 17h33

Em 26 de agosto de 2023, sábado, pela manhã, entre 9h30 e 12h00, no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do primeiro episódio da primeira temporada da série de ficção científica “Fundação”, a qual se seguiu um debate suscitado pelos temas tratados na obra. Esta atividade de extensão, aberta para as comunidades externa e interna do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada de modo coletivo pelos alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Física desta instituição no âmbito da curricularização da extensão deste curso, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Ela contou também com o apoio do projeto de extensão “Atividades de divulgação científica e cultural” (coordenado pelo próprio professor Ricardo Plaza) e do bolsista de extensão deste projeto, Murilo Francisco Matos (que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Também estiveram presentes os professores de física Alex Lino, Jadilene Rodrigues Xavier e José Roberto Severino Martins Júnior, sendo este último o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Esta atividade contou também com a participação especial de Manoel Aparecido Martins que além de ser licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo e contar com um mestrado em Geografia Humana pela mesma instituição, atualmente trabalha como servidor técnico em Assuntos Educacionais atuando junto a Coordenadoria de Extensão do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Alunos do segundo semestre da Licenciatura em FísicaImagem 1 – Alunos do segundo semestre da Licenciatura em Física

O público presente no auditório consistiu principalmente de alunos de diferentes cursos do IFSP, bem como de membros da comunidade externa à instituição que acompanharam a exibição e participaram do debate que ocorrer na sequência.

Imagem 2 – Parte do público presente no cinedebate sobre FundaçãoImagem 2 – Parte do público presente no cinedebate sobre Fundação

A série de ficção científica “Fundação” produzida pela Apple TV+ é baseada no famoso livro homônimo escrito por Isaac Asimov e publicado no início dos anos 1950. O seu eixo narrativo central se passa em um futuro bem longínquo quando os seres humanos ocuparam uma grande quantidade de planetas de toda a nossa galáxia. A organização política que estrutura a ordem desses mundos se chama Império Galáctico, uma dinastia interplanetária com 12 mil anos de existência sob a responsabilidade do imperador Irmão Dia (interpretado por Lee Pace). A história aborda a “Fundação”, um instituto criado pelo cientista Hari Seldon (interpretado por Jared Harris) para preservar os conhecimentos produzidos pela civilização galáctica após o colapso do Império Galáctico que ele prevê que ocorrerá, usando para isso da “Psico-História”, uma ciência criada por Seldon que alinha psicologia, história e matemática na mesma metodologia e que seria hipoteticamente útil para prever o resultado social e político da soma de comportamentos de uma grande quantidade de seres humanos. Em 1966, “Fundação” ganhou o prestigioso Prêmio Hugo. De acordo com Asimov, a premissa da obra foi baseada nas ideias colocadas pelo livro de Edward Gibbon, “História do Declínio e Queda do Império Romano”.

Imagem 3 – Jadilene, José Roberto, Manoel e RicardoImagem 3 – Jadilene, José Roberto, Manoel e Ricardo

Logo após a exibição, Manoel Martins explicou um pouco sobre as características desta obra de ficção científica, bem como explanou acerca das obras de grandes escritores de ficção científica como Arthur C. Clarke, Philip K. Dick e o próprio Isaac Asimov. Na sequência, os presentes debateram sobre diferentes aspectos da obra “Fundação”, tanto no que diz respeito aos desenvolvimentos científicos que poderão existir no futuro, quanto no que tange aos modos como as sociedades evoluirão.

Imagem 4 – Manoel junto a alguns importantes livros de ficção científicaImagem 4 – Manoel junto a alguns importantes livros de ficção científica

Atividades educacionais, científicas e culturais são regularmente organizadas pelos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que ingressaram em 2023, como ações previstas na curricularização de extensão previstas neste curso. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, professor José Roberto José Roberto Severino Martins Júnior, ou outros docentes do curso de licenciatura em física da instituição, como o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.