Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme de ficção científica “A chegada”

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 15h45 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h15

No dia 06 de abril de 2018, sexta-feira, a partir das 16h00, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme de ficção científica “A chegada”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Izabela Duarte, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy e Rafael Honório Morais de Oliveira), bem como dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a participação também do professor Alexandre Machado Rosa.

Professor Ricardo e estudantes que ajudaram na organização do cinedebate sobre o filme “A chegada”

O filme “A chegada” (o título em inglês é: “Arrival”) foi dirigido por Denis Villeneuve, foi lançado em 2016 e é estrelado pelos atores Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker. Ele teve oito indicações ao Oscar de 2017, mas venceu apenas na categoria de Melhor Edição de Som. Mais informações a seu respeito podem ser obtidas (em inglês) no site IMDB e no site Rotten Tomatoes. O seu trailer legendado pode ser assistido aqui.

Cena do filme “A chegada”

Basicamente no filme 12 naves extraterrestres em forma de conchas e com seres heptápodes (que se movem sobre 7 membros) surgem “flutuando” e estáticas sobre diferentes regiões do planeta Terra. Uma delas está sobre território dos Estados Unidos e, neste caso, após as autoridades estadunidenses perceberem que eles querem entrar em contato, para poder estabelecer as bases para uma comunicação com eles, uma linguista (Louise) e um físico teórico (Ian) são contratados com este objetivo, pelas forças armadas dos EUA, de modo que possam interagir com as criaturas, traduzir os seus sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não.

Público debate acerca do filme “A chegada”

Uma questão de base filosófica que permeia todo o filme envolve a questão: “Se você soubesse o que te aconteceria no futuro, você mudaria algo?” A nossa posição diante deste questionamento se relaciona com a forma como encaramos o livre-arbítrio. Outro tema importante abordado é o medo do desconhecido.

Cena do filme em que a linguista tenta estabelecer um código comum de comunicação com os extraterrestres

O filme “A chegada” é profundamente pacifista: pela força da tradução, ele acredita no acolhimento daquilo que o outro tem a nos dizer, de modo a valorizar a alteridade e a procurar interpretar o que o outro diz. Segundo a linguista que é a principal protagonista deste filme, língua e cognição estão fortemente inter-relacionadas: a linguagem que utilizamos influencia o modo como pensamos! Por exemplo, no filme, os símbolos usados pelos extraterrestres para se expressar têm um formato circular, o que de algum modo está relacionado à visão deles acerca do tempo que é cíclica, e não linear, como a nossa. Um trecho do prefácio de um livro escrito pela linguista no filme revela a sua forma de pensar acerca do tema: “A linguagem é o alicerce da civilização, é a cola que une as pessoas, é a primeira arma sacada em um conflito”.

Professores Ricardo e Alexandre

O filme é baseado em um conto do escritor Ted Chiang, chamado “História da Sua Vida”. Dois bons artigos que analisam as questões linguísticas abordadas neste filme são: “Entenda a teoria linguística do filme 'A Chegada'” que pode ser lido aqui e “Onde o filme ‘A Chegada’ acerta na comunicação entre alienígenas e humanos” que pode ser lido aqui.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e conta na sua equipe também com os professores Mauro Chaves e Alexandre Rosa. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.