Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu o filme Raça e o nazifascismo
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme Raça e o nazifascismo

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 17h58 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h10 | Acessos: 24094

No dia 21 de setembro de 2018, sexta-feira, a partir das 14h20h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Raça”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Caio Cesar Nogueira), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com o apoio e a participação do professor Alexandre Machado Rosa, docente de educação física do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Alexandre conversa com os presentes sobre o filme Raça

Estiveram presentes interessados em geral da comunidade e alunos de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, em especial do curso de ensino médio integrado com o técnico em informática. O público presente manifestou interesse pelas discussões históricas motivadas pelo filme “Raça”.

Alguns dos estudantes que organizaram este cinedebate junto com o professor Ricardo

O filme norte-americano “Raça” (o título em inglês é “Race” que pode ser traduzido tanto por “raça” quanto por “corrida”, indicando uma ambiguidade proposital e relacionada à história que é narrada) foi lançado em 2016 e dirigido Stephen Hopkins. O trailer do filme “Raça” pode ser assistido aqui.

Professores Ricardo Plaza e Alexandre Machado antes da exibição de “Raça”

O filme “Raça” narra a história do atleta negro norte-americano Jesse Owens (um corredor velocista que é interpretado pelo ator Stephan James) que nas Olimpíadas de 1936 em Berlim, na Alemanha, durante o nazismo, conseguiu ganhar 4 medalhas de ouro em diferentes competições de atletismo, acabando com a “festa” dos nazistas que queriam usar o evento para mostrar ao mundo a superioridade da “raça ariana”, de acordo com a sua doutrina de caráter racista. Atores experientes fazem parte do elenco desta película como é o caso de William Hurt e Jeremy Irons.

Foto do atleta Jesse Owens

Mais informações acerca do filme “Raça” podem ser obtidas (em inglês) aqui e (em português) aqui.

Uma das questões bastante discutidas – a propósito da ascensão do regime nazista na Alemanha nos anos 1930 – foi a respeito das características históricas da forma pela qual o fascismo cresce e se instala nas mentes de muitas pessoas. Como foi apresentado aos presentes, segundo o escritor Umberto Eco, autor do consagrado livro “O nome da rosa”, algumas das características do fascismo são: 1. Culto da tradição; 2. Rechaço do modernismo (o Iluminismo e o racionalismo são considerados princípios da depravação moderna); 3. Culto da ação pela ação (pensar é uma forma de castração) 4. Rechaço ao pensamento crítico; 5. Medo ao diferente; 6. Apelo às classes médias frustradas; 7. Nacionalismo, xenofobia e obsessão por um complô; 8. Inveja e medo de um “inimigo”; 9. Princípio de guerra permanente, antipacifismo, militarismo; 10. Elitismo, desprezo pelos fracos e pelos mais pobres; 11. Culto à morte; 12. “Transferência” do sexo ao jogo das armas (machismo e ódio à homossexualidade); 13. Oposição à democracia; 14. Uso de uma “novilíngua” como modo de falar (que é comum em diversas formas de ditadura). Para quem quiser se aprofundar mais neste tema, é interessante ler o artigo “A lição de Umberto Eco contra o fascismo eterno” disponível aqui.

Sinais de aviso que antecedem o fascismo

O filme “Raça” destaca bem como o nazifascismo após chegar ao poder pela via eleitoral na Alemanha, nos anos 1930, foi aos poucos acabando com todas as liberdades civis existentes naquele país: as características descritas por Umberto Eco para o fascismo ficam evidentes em muitas das cenas deste filme. Dois personagens ganham destaque: o ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels (e sua obsessão por tentar usar as Olimpíadas de 1936 para fortalecer o regime nazista) e a cineasta Leni Riefenstahl que produziu muitos filmes de propaganda para o partido nazista.

No debate que ocorreu após a exibição deste filme, o professor Alexandre discorreu um pouco a respeito das relações que existiram entre as Olimpíadas e a política em diversos momentos da história do século XX, em diferentes contextos. Um ponto interessante do filme é que ele tratou da história de um atleta negro que de algum modo enfrentou a máquina de propaganda nazista na Alemanha, mas que no próprio Estados Unidos enfrentava um racismo que era bastante disseminado a partir das leis de segregação racial existentes naquela época nos EUA. Um bom texto de análise acerca deste filme é “‘Raça’, novo filme sobre Jesse Owens, mostra por que você ainda deve se preocupar com racismo no esporte” que está disponível para ser lido aqui.

Ao final deste evento, o professor Ricardo Plaza recordou como é importante reforçar a democracia e o sentimento de pertencimento à comunidade, pela conquista dos espaços públicos como locais de convivência cidadã. A este propósito ele elogiou a atitude do próprio professor Alexandre que na manhã deste mesmo dia 21/09/2018 conseguiu que a avenida Bahia (entre o IFSP-Caraguatatuba e a ETEC-Caraguatatuba) fosse fechada pela prefeitura, para que alunos do IFSP pudessem jogar bola e se dedicar a diferentes atividades esportivas, com segurança e alegria, durante a aula de educação física. Ele lembrou também da célebre frase de Castro Alves, importante poeta condoreiro que foi um ativista pela abolição da escravidão no Brasil e que em defesa da liberdade escreveu: “A praça [e também a rua, acrescentemos] é do povo, assim como o céu é do condor”!

Estudantes do IFSP participam de atividades esportivas na rua em frente ao IFSP

O filme “raça” está disponível gratuitamente para ser assistido inteiramente na sua versão dublada no site youtube aqui.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página