Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu o filme “Olga”
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme “Olga”

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 09h22 | Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 09h22 | Acessos: 7111

No dia 25 de agosto de 2018, sábado, a partir das 09h30, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Olga” sobre a vida da ativista Olga Benário Prestes que foi a companheira do líder comunista Luís Carlos Prestes. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Caio Cesar Nogueira), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Ryan Nepomuceno Montemor e da ex-bolsista de iniciação científica Adriana de Andrade, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. A professora do IFSP-Caraguatatuba da área de educação, Patrícia Teixeira Tavano, também esteve presente participando deste cinedebate.

Professor Ricardo Plaza e estudantes que organizaram o cinedebate sobre o filme “Olga”

O filme brasileiro “Olga” foi dirigido por Jayme Monjardim e lançado em 2004. Esta é considerada uma das grandes produções do cinema nacional (inclusive em termos financeiros) e recebeu vários prêmios em diferentes festivais de cinema. Mais informações acerca desta obra cinematográfica podem ser obtidas no site do IMDB (em inglês) ou no site “Adoro Cinema” (em português). O trailer oficial do filme “Olga” pode ser apreciado aqui. O filme é uma adaptação do livro homônimo do escritor Fernando Morais que mantém o conhecido site “Nocaute” para discutir temas sociais, políticos e econômicos da atualidade. O livro “Olga” pode ser baixado em sua versão pdf gratuitamente a partir do site de armazenamento de livros “LeLivros”, clicando aqui. O livro “Olga” recebeu o prêmio Pirandello de literatura.

Capa do livro “Olga” escrito por Fernando Morais

O filme “Olga” descreve a vida atribulada e sofrida que teve a corajosa ativista política Olga Benário que era alemã de origem e que se tornaria a mulher de Luís Carlos Prestes, o histórico líder comunista brasileiro que ficou conhecido pelo título de “Cavaleiro da Esperança”. No filme, Olga é interpretada pela atriz Camila Morgado e Prestes é interpretado pelo ator Caco Ciocler; por sua vez, a mãe de Prestes (Dona Leocádia) é interpretada pela atriz Fernanda Montenegro e o ex-presidente Getúlio Vargas é interpretado pelo ator Osmar Prado.

Professores Ricardo e Patrícia participaram do cinedebate sobre o filme “Olga”

Durante os anos 1930, o governo do presidente Getúlio Vargas ordenou a prisão de Luís Carlos Prestes e de sua companheira, Olga Benário, que estava grávida de Prestes naquela época. Olga que era comunista e de origem judia foi deportada pelo governo brasileiro em 1936 para a Alemanha nazista, onde foi presa e morta em um campo de extermínio, em 1942.

Frase escrita por Olga Benário em sua última carta a Prestes

A filha de Olga e Prestes, Anita Leocádia Prestes, nasceu em 1936 na Alemanha, mas foi enviada posteriormente ao Brasil e está viva até hoje. Ela é uma historiadora e foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da qual se aposentou em 2007. Em 2017, Anita Leocádia Prestes esteve no câmpus do IFSP-Cubatão quando participou de um ciclo de debates sobre a história de lutas e resistência de sua mãe, Olga Benário.

Anita Leocádia Prestes

Ao longo do debate, após a exibição do filme, foi lembrado que o STF (Supremo Tribunal Federal) em 1936 aprovou a extradição de Olga Benário – judia, comunista e grávida de Prestes – para a Alemanha nazista (o pedido de Habeas Corpus para impedir a deportação foi negado pelo Supremo Tribunal Federal) onde previsivelmente ela seria presa e morta; este foi um dos momentos tristes da história jurídica brasileira em que o STF não se posicionou contra uma situação de flagrante injustiça. Sobre isto é possível ler o esclarecedor artigo intitulado “O caso Olga Benário Prestes: Breves Apontamentos sobre o Habeas Corpus Nº 26.155/1936 - Uma página triste na história do STF”. O então presidente do STF, Celso de Mello, em 1998, declarou que a extradição de Olga foi um dos erros cometidos pelo STF, pois entregou uma mulher judia, comunista e que estava grávida de um brasileiro a um regime totalitário como o nazista.

Para saber mais acerca da história de Olga Benário, uma boa sugestão é ler o artigo, escrito por sua filha, intitulado “Homenagem a Olga Benário Prestes, minha mãe”. Uma outra leitura recomendada é o artigo intitulado “O livro de Anita Leocádia Prestes que recupera a história de luta e resistência de Olga Benário”.

Durante o debate, o professor Ricardo Plaza lembrou aos presentes que nos anos 1980 assistiu uma palestra com Luís Carlos Prestes, que autografou para ele o livro “Prestes: lutas e autocríticas”. Este livro autografado por Prestes é mantido até hoje – como documento histórico – foi apresentado para que o público pudesse folhear e conhecer.

Livro autografado por Luís Carlos Prestes para o professor Ricardo Plaza em 1987

Prestes – que foi capitão do exército brasileiro – é conhecido por ter liderado a coluna Prestes, uma marcha ligada ao movimento tenentista de insatisfação com a República Velha, que percorreu 25 mil quilômetros ao longo do território nacional entre 1925 e 1927, exigindo o voto secreto, a defesa do ensino público e a obrigatoriedade do Ensino secundário para toda a população: esta é considerada a mais extensa marcha militar da história da humanidade.

Foto de Luís Carlos Prestes, já idoso

Muitas das pessoas do público presente revelaram durante o debate que o filme “Olga” foi profundamente comovente e ressaltaram que toda a situação de injustiça vivida por Olga evidenciou como é importante lutar pela manutenção do estado de direito, da democracia e das garantias constitucionais que são as bases da vida em civilização.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página