Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu o filme Mar Adentro
Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme Mar Adentro

Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 10h01 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 10h01 | Acessos: 13998

No dia 29 de setembro de 2018, sábado, a partir das 10h da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Mar Adentro”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Gabriel Xavier Luz), bem como do atual bolsista de iniciação científica Ryan Nepomuceno Montemor (com bolsa PIBIC do CNPq), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza com alguns bolsistas que organizaram o cinedebate sobre “Mar Adentro”

Estiveram presentes interessados em geral da comunidade e alunos de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba. Em especial, estiveram presentes a estudante do curso de enfermagem Sabrina de Melo Barbosa, bem como o casal Ademar Vargas Luz e Maria Aparecida Leopoldina Luz.

Ademar, Maria Aparecida, Sabrina e Gabriel junto com o professor Ricardo Plaza

O filme espanhol “Mar Adentro” que foi lançado em 2004 e foi dirigido por Alejandro Amenábar, foi premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro. O trailer (em espanhol) deste filme pode ser assistido aqui.

Cena do filme “Mar Adentro”

O filme “Mar Adentro” é baseado na biografia de Ramón Sampedro (interpretado no filme pelo ator Javier Bardem), um homem que sofre um acidente na juventude, torna-se tetraplégico, fica por mais de 20 anos preso a uma cama e passa a reivindicar o direito de pôr fim à sua própria vida (eutanásia).

Foto de Ramón Sampedro que no filme “Mar Adentro” é interpretado por Xavier Bardem

O filme propicia uma importante reflexão a respeito do direito (ou não) de uma pessoa com uma doença terminal ou de caráter incapacitante em dar fim à sua própria existência, pela chamada eutanásia, de modo a ter uma morte com dignidade. Um dos momentos mais fortes do filme é justamente no momento do diálogo entre Ramón, que advoga o direito a praticar a eutanásia, e um padre que também está numa condição incapacitante e que é contra o direito devido ao fato de que para ele a vida pertence somente a Deus. O caso real de Ramón Sampedro nos instiga a pensar sobre a questão importante de se pessoas com determinadas doenças ou condições incapacitantes – e que, por causa disto, estejam passando por uma situação de grande sofrimento e provocando, por decorrência, sofrimento em seus familiares e amigos – poderiam ou não ter o direito legal de retirar a própria vida, contando com apoio para a execução desta decisão, nos casos em que estejam incapacitados fisicamente de fazerem isto por própria conta. No debate, foi lembrado que qualquer lei neste sentido (como ocorre na Suíça que permite a prática da eutanásia para casos em que há um grande sofrimento) deveria definir muito bem em que condições as pessoas poderiam advogar este direito legal, para que não acabe existindo uma “indústria da morte” envolvendo cidadãos que já não são produtivos, por estarem idosos ou enfermos. Um bom texto de análise deste filme é “A análise do filme Mar Adentro e o instituto da eutanásia” disponível para ser lido aqui.
Em termos musicais uma das cenas mais belas do filme acontece quando toca “Turandot (Nessun Dorma)” de Giacomo Puccini que pode ser apreciada na voz de Luciano Pavarotti aqui. Esta tocante cena do filme “Mar Adentro” em que toca a música “Turandot (Nessun Dorma)” de Puccini pode ser apreciada aqui.
As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.