Cinedebate

Cinedebate no IFSP-Caraguatatuba discutiu o filme francês “Bem-Vindo”

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 10h47 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h13

No dia 28 de agosto de 2017, segunda-feira, entre 19h00 e 21h30, ocorreu uma nova sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição e discussão do filme francês “Bem-Vindo”. Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de seus bolsistas deste programa de extensão (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Thiffany Souza do Nascimento, Juliana Caroline da Silva Sousa, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rafael do Nascimento Sorensen), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto e Adriana de Andrade). A atividade contou também com a participação das professoras Maria do Carmo Cataldi Muterle e Priscila Cristini dos Santos que organizam o projeto de extensão Touba, de integração cultural com imigrantes africanos que vivem no litoral norte paulista. Finalmente o evento contou também com a presença de Sueli Aparecida dos Santos, que mora em Sorocaba e participou também do cinedebate.

Professores Priscila Ricardo e Maria do Carmo

O objetivo desta atividade foi trabalhar com um filme que abordasse a realidade de imigrantes em países europeus, como é o caso da França. O filme “Bem-Vindo” (título original: “Welcome”), de origem francesa, foi dirigido por Philippe Lioret e lançado no ano de 2009. Ele narra a história de um imigrante iraquiano de 17 anos, de origem curda, que vive na cidade de Calais na França e que quer atravessar o Canal da Mancha para chegar até a Inglaterra onde vive a moça pela qual ele está apaixonado. Ele acaba conhecendo um professor de natação francês e surge uma amizade profunda entre os dois. Mais informações (em inglês) sobre este filme podem ser obtidas na base de dados do site do IMDB: <http://www.imdb.com/title/tt1314280/?ref_=fn_al_tt_3>. Seu trailer pode ser visto em: <https://www.youtube.com/watch?v=t40ANH4Pe14>.

Professor Ricardo Plaza e alguns de seus bolsistas que ajudaram a organizar este cinedebate

Este filme brilhante e humanista, sobre a história de um professor que ajuda um imigrante ilegal, foi premiado no Festival de Berlim de 2009 e recebeu o prêmio LUX 2009, para o cinema europeu: é um verdadeiro libelo ao amor e à fraternidade e ao mesmo tempo discute de modo sutil questões políticas e sociais que continuam na ordem do dia, bastando para isto acompanhar as manifestações de xenofobia e racismo que ocorrem em diversos países europeus, nos Estados Unidos e mesmo no Brasil. O seu pano de fundo que é extremamente bem trabalhado ao longo de toda a narrativa são as políticas de imigração existentes em países da Europa. Trata-se de um filme triste pelas histórias de sofrimento que aborda, mas é também um filme adorável pela cativante e delicada forma que o roteiro trabalha com os dramas pessoais dos personagens envolvidos.

No debate que se seguiu, os presentes lembraram como o berço da civilização – a Europa – trata com intolerância muitos imigrantes que fogem da fome, da miséria e da guerra existentes em seus países, situações estas que muitas vezes têm um vínculo extremamente forte com a história da colonização por países europeus, durante séculos, de países da África, da Ásia e da América Latina. Foi lembrada também que a lei abordada no filme, que penaliza com prisão e multa de milhares de euros quem ajudar ou abrigar qualquer imigrante ilegal na França, remonta às leis existentes durante o período nazista que penalizavam qualquer um que acolhesse ou escondesse um judeu em sua casa. Além disso, foi ressaltado que o discurso neoliberal e a favor da globalização que afirma que acabaram as fronteiras, só vale para produtos e para o capital, mas não para seres humanos! Uma outa abordagem sobre o filme foi a respeito da solidão do professor francês que tem uma vida confortável, mas que está perdendo sua esposa, pela qual ele continua apaixonado e que está se separando dele. Por meio de um gesto de solidariedade, o professor acaba descobrindo outro lado de si mesmo, algo que vai se aprofundando conforme a história avança. Foi apontada também, a ironia sobre o tapete da porta de entrada do apartamento do vizinho preconceituoso do professor, onde está escrito “Welcome” (“Bem-Vindo”), uma crítica mordaz à hipocrisia e à dissonância existente entre o discurso e a prática de muitas pessoas.

Sueli e Ricardo em frente ao prédio do IFSP Caraguatatuba antes do cinedebate iniciar

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.