Cinedebate discutiu o filme de animação Ilha dos Cachorros

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h29 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h30

No dia 05 de junho de 2019, dia mundial do meio ambiente, quarta-feira, pela tarde, a partir das 13h30, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme de animação “Ilhas dos Cachorros”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas de iniciação científica e estudantes voluntários, tais como Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Brock Domingos e Nicoli Rocha Santos, todos eles alunos do curso de Licenciatura em Física que estão sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Público presente no cinedebate sobre Ilha dos CachorrosPúblico presente no cinedebate sobre Ilha dos Cachorros

Este cinedebate foi aberto a todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP; sua organização ocorreu a partir de uma conversa inicial do professor Ricardo Plaza com a professora Priscila Cristini dos Santos, coordenadora do curso técnico em meio ambiente.

Ricardo, Kaua, Vinicius e Rafael, na preparação do cinedebateRicardo, Kaua, Vinicius e Rafael, na preparação do cinedebate

Estiveram presentes neste cinedebate membros da comunidade externa ao IFSP, bem como estudantes de diversos cursos, em especial do curso técnico em meio ambiente e do curso de Licenciatura em Física. Em particular, os estudantes Livia Vasconcelos Marques e Bruno Macedo dos Santos, do curso técnico em meio ambiente, deram contribuições valiosas para o debate que ocorreu após a exibição de “Ilha dos Cachorros”.

Nicoli Rocha, Ricardo Plaza, Livia Vasconcelos e Bruno MacedoNicoli Rocha, Ricardo Plaza, Livia Vasconcelos e Bruno Macedo

Participaram desta atividade, acompanhando seus alunos, os professores Priscila Cristini dos Santos, Ricardo Soares Mota Silva e Kleucio Claudio que contribuíram com reflexões valiosas durante o debate sobre o filme de animação exibido.

Professores Ricardo Soares Priscila Santos Kleucio Claudio e Ricardo PlazaProfessores Ricardo Soares Priscila Santos Kleucio Claudio e Ricardo Plaza

Esta animação conta a história de um menino japonês de 12 anos chamado Atari Kobayashi que vive na cidade de Megasaki que é administrada por seu tio, um prefeito corrupto que propaga um discurso de ódio e medo irracional dos cães e que resolve enviar todos os cachorros da cidade para uma ilha vizinha repleta de lixo.

Cena do filme de animação Ilha dos Cachorros

O trailer legendado de “Ilha dos Cachorros” pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=RQA_k97LO9E>. Esta película foi dirigida por Wes Anderson e foi lançada em 2018. Mais informações sobre esta obra podem ser obtidas em português aqui <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-241680/> e em inglês aqui <https://www.imdb.com/title/tt5104604/?ref_=fn_al_tt_1>.

Público debateu o filme Ilha dos Cachorros, após a sua exibiçãoPúblico debateu o filme Ilha dos Cachorros, após a sua exibição

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.