Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme “A vida de Brian” do grupo inglês Monty Python

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 11h43 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h21

No dia 22 de agosto de 2017, terça-feira, a partir das 17h00, ocorreu uma nova sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida pela posterior discussão – do filme “A vida de Brian”. Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de seus bolsistas deste programa de extensão (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Juliana Caroline da Silva Sousa, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen, Diego Corrêa Peres de Souza e Thiffany Souza do Nascimento), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto e Izabela Duarte).

Bolsistas juntamente com o professor Ricardo Plaza

Este cinedebate contou também com a presença das professoras Dalila Munhoz e Mariana Blaia da Escola Estadual Professora Aurea Moreira Rachou (situada em Maranduba, município de Ubatuba) e do professor Gabriel Loyola da Escola Municipal Maria Moraes de Oliveira.

Professores Ricardo, Gabriel, Dalila e Mariana

O filme “A vida de Brian” (o título original em inglês é “Life of Brian”) foi produzido pelo grupo de comediantes ingleses Monty Python e lançado em 1979. Diversas informações sobre este filme (em inglês) podem ser obtidas no site do IMDB no link: <http://www.imdb.com/title/tt0079470/?ref_=nv_sr_1>. Uma das cenas mais hilariantes do filme – a famosa cena do apedrejamento – pode ser assistida, para quem quiser se divertir, no link: <https://www.youtube.com/watch?v=0t_NY50l7lw>. Diversas votações já elegeram este filme como a melhor comédia de todos os tempos e muitos o consideram uma obra cinematográfica genial. Outro filme marcante do grupo Monty Python, lançado em 1975, foi “Em busca do cálice sagrado” e também vale muito a pena ser assistido.

O filme exibido conta a história de Brian, um homem da Judeia que nasceu na mesma época de Jesus Cristo, passa por experiências paralelas a ele e se alia a grupos que lutam contra o domínio romano. Mas em certo momento, uma multidão pensa que ele é o salvador da humanidade e começam a segui-lo como um messias, o que acaba por produzir muita confusão. Este filme é uma sátira que usa a paródia para tirar o espectador da condição passiva e fazê-lo refletir sobre o fanatismo religioso que existiu e ainda existe em todo o mundo.

O debate após a exibição do filme discutiu o tipo de humor presente que é inteligente, anárquico e rápido, mas também apela para o lado mais infantil de todos nós. Também foi lembrada, na discussão, a constante procura que muitas pessoas fazem por um messias, algo que é explorado de modo muito divertido durante cenas deste filme. Adicionalmente, foi salientado que o grupo ironiza muitos grupos revolucionários e de luta contra algum tipo de opressão que acabam lutando mais entre si do que contra os responsáveis pela opressão a qual estão submetidos: no filme o lado opressor era o do Império Romano que ocupava as terras dos judeus, na época.

O filme “A vida de Brian”, na sua totalidade, tanto na versão legendada, quanto na versão dublada, está disponível para ser assistido gratuitamente em sites de armazenamento de vídeos da internet, tais como o próprio youtube. Uma boa análise crítica de “A vida de Brian” pode ser lida no link: <http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/A-Vida-de-Brian-Pelos-direitos-humanos-contra-a-realidade/39/35245>. Na época de seu lançamento (final dos anos 1970), religiosos fundamentalistas atacaram o filme, considerando-o como uma blasfêmia, apesar de a maioria confessar que não o tinha assistido. Entretanto o filme claramente não aborda a vida de Jesus Cristo, mas com certeza critica de modo contundente as pessoas que seguem qualquer religião ou ideologia sem refletir de modo mais aprofundado sobre isto: esta talvez tenha sido a causa de alguns, equivocadamente, acharem que se tratava de uma obra herege. Por causa da polêmica desencadeada por grupos religiosos, a “EMI films” acabou desistindo de financiar o filme, que só foi viabilizado na prática pelo financiamento de 4 milhões de dólares realizado pelo músico George Harrison, um dos membros da banda “The Beatles”.

Para os interessados, um espirituoso vídeo de cerca de 4 minutos produzido pelo grupo Monty Python e intitulado “Partida de futebol de filósofos”, aborda um divertido e hipotético jogo de futebol entre filósofos gregos e alemães, e pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=wrtKc1ZtrGQ>

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.