Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Cinedebate discutiu o documentário Democracia em Vertigem
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu o documentário Democracia em Vertigem

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 14h47 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 14h19

No dia 13 de agosto de 2019, terça-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Democracia em Vertigem”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas e ex-bolsistas de pesquisa e de extensão e estudantes voluntários, tais como Yeté Abunã Marques Labarca, Ryan Nepomuceno Montemor, Rafael Brock Domingos e Nicoli Rocha Santos, todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Yeté, André e professor Ricardo Plaza antes da exibição do documentárioYeté, André e professor Ricardo Plaza antes da exibição do documentário

Este cinedebate contou com a presença de diversos professores do IFSP-Caraguatatuba, de estudantes de diferentes cursos desta instituição de ensino e de membros da comunidade externa interessados pelo tema tratado por esta obra e que participaram ativamente das discussões após a exibição da obra cinematográfica.

Professor Nelson debate o documentário após a sua exibiçãoProfessor Nelson debate o documentário após a sua exibição

O documentário “Democracia em Vertigem” (o título em inglês desta obra brasileira é “The Edge of Democracy”) foi dirigido pela cineasta brasileira Petra Costa (que é neta dos fundadores de uma das maiores construtoras do país, a Andrade Gutierrez) e estreou na Netflix em junho de 2019 em 190 países. A edição de 27/06/2019 do prestigiado jornal norte-americano The New York Times colocou esta obra entre os 8 melhores filmes deste ano: sobre este tema, o artigo “New York Times inclui "Democracia em vertigem" em lista de melhores do ano” (em português) pode ser lido no site de notícias alemão “Deutche Welle Brasil” aqui <https://www.dw.com/pt-br/new-york-times-inclui-democracia-em-vertigem-em-lista-de-melhores-do-ano/a-49389507>.

O trailer de “Democracia em Vertigem” pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=vwZ5m10y1rQ>. O documentário aborda como tema central a polarização política vivenciada pela sociedade brasileira a partir de 2013, com um foco especial sobre todo o processo político que resultou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Esta obra foi indicada para concorrer em três festivais internacionais de cinema, dentre eles ao Prêmio do Grande Juri do Festival de Cinema de Sundance de 2019 (nos EUA). Um depoimento interessante de 4 minutos do jornalista e escritor Eduardo Bueno sobre este documentário pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=GrcL1rKX0fE>.

Cidadã Rosângela debate algumas ideias acerca da obra exibidaCidadã Rosângela debate algumas ideias acerca da obra exibida

Um bom artigo (em português) acerca desta obra que foi publicado no site do jornal espanhol “El País - Brasil”, intitulado “‘Democracia em vertigem’: o Brasil alicerçado sobre um passado mal resolvido” pode ser lido aqui <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/20/politica/1561039982_821507.html>. Já o artigo “Todos os afetos de um país cronicamente inviável no documentário ‘Democracia em Vertigem’” escrito por Wilson Ferreira (criador do blog “Cinegnose: Cinema Secreto”) e que aborda este documentário a partir da sua narrativa cinematográfica, pode ser lido aqui <http://cinegnose.blogspot.com/2019/06/todos-os-afetos-de-um-pais-cronicamente.html>. Por sua vez, uma entrevista realizada com a cineasta Petra Costa pelo jornalista Juca Kfouri na TVT pode ser assistida aqui <https://www.youtube.com/watch?v=OKoUrICVyYg>. Uma das mais belas músicas da trilha sonora deste filme é “Canto de Ossanha” que pode ser admirada na voz de Vinicius de Moraes aqui <https://www.youtube.com/watch?v=z_irYegbDTE>.

Cena do documentário Democracia em VertigemCena do documentário Democracia em Vertigem

No debate realizado após a exibição de “Democracia em Vertigem”, diversos dos cidadãos presentes afirmaram acreditar que a melhor forma para superar a polarização política estéril é a disposição (que tem que ser mútua para que possa ocorrer) por um diálogo fraterno e civilizado, mesmo entre pessoas com concepções e opiniões opostas, pois a vida em uma democracia pressupõe a existência do contraditório e o respeito à pluralidade de opiniões.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página