Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu filme sobre a revolução russa de 1917

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 10h39 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h16

No dia 27 de outubro de 2017, sexta-feira, a partir das 18h00, ocorreu uma sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida pela posterior discussão – do filme “Reds” sobre a revolução bolchevique russa de 1917, que neste ano de 2017 está fazendo 100 anos. A organização deste evento contou com o apoio dos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen, Diego Corrêa Peres de Souza, Juliana Caroline da Silva Sousa, Julia Cristina Barbosa Lucoveis e Ruy Guilherme Farias Santos Bastos), bem como de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto e Izabela Duarte), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O professor Mauro Ribeiro Chaves, docente de artes do IFSP-Caraguatatuba, participou também desta atividade e contribuiu com as discussões que foram realizadas após a exibição do filme.

Professor Ricardo Plaza com bolsistas que organizaram o cinedebate sobre o filme Reds

O filme “Reds” (em tradução livre: “Vermelhos”) foi lançado em 1981 e dirigido por Warren Beatty, que também interpreta, nesta obra, o papel principal do jornalista norte-americano John Reed (1887-1920) que estava na Rússia em 1917 e testemunhou de perto os fatos e as turbulências da revolução comunista de outubro daquele ano, de modo que lhe permitiu escrever o conhecido livro “Dez dias que abalaram o mundo”, uma importante obra de análise histórica que pode ser obtida e lida fácil e gratuitamente em sites como “e-livros” ou “lelivros”. Na apresentação da edição norte-americana, Lenin, que foi um dos líderes da revolução russa, escreveu: “Com enorme interesse e absoluta atenção li o livro de John Reed, ‘Dez dias que abalaram o mundo’. Recomendo-o sem reservas aos trabalhadores de todo o mundo. Eis uma obra que eu gostaria de ver publicada em milhões de exemplares e traduzida para todas as línguas.”

O filme “Reds” (que teve 12 indicações para o Oscar, conquistando 3 estatuetas, incluindo o Oscar de Melhor Diretor para o próprio Warren Beatty) contou com um elenco excepcional: além do próprio Warren Beatty, trabalharam neste filme os atores Jack Nicholson (que fez o papel do cético e melancólico escritor Eugene O’Neill), Diane Keaton (que faz o papel de Louise Bryant, que foi a companheira de John Reed), Gene Hackman e Maureen Stapleton, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel da conhecida ativista anarquista Emma Goldman. O trailer deste filme pode ser visto em: <https://www.youtube.com/watch?v=Dqfg-VE1lfo>. Análises e mais informações específicas sobre esta magnífica obra cinematográfica podem ser obtidas no site IMDB no link: <http://www.imdb.com/title/tt0082979/?ref_=nv_sr_1>.

Cena do filme “Reds”

Trata-se de um filme épico (com 3 horas e 15 minutos de duração) sobre a revolução comunista russa de 1917 e que, paradoxalmente, foi produzido nos Estados Unidos em plena guerra fria. Se o pano de fundo é a revolução bolchevique, o eixo narrativo principal envolve uma história de amor entre John Reed (que era jornalista do periódico socialista “The Masses” - “As Massas”) e Louise Bryant, que acabou se tornando uma importante ativista feminista nos Estados Unidos. O filme é intercalado por diversos depoimentos de testemunhas da época. Algumas frases do filme particularmente chamaram a atenção dos presentes, tais como “Todos somos vítimas de nossa época e lugar”, “Se Lenin é o pensamento, Trotsky é a ação” e, sobre John Reed, “Ele era um instigador... para isso veio ao mundo”.

John Reed morreu na União Soviética em 1920 e foi sepultado perto da muralha do Kremlin na Praça Vermelha de Moscou, ao lado do Mausoléu de Lenin, com honras de herói: ele é o único norte-americano a ter recebido tal honraria. O filme explica um pouco sobre os fatores que levaram à revolução russa: no contexto da fome e da mortandade da primeira guerra mundial, os bolcheviques levantaram o lema “Paz, Pão e Terra” e tomaram o poder, iniciando transformações estruturais na economia e na sociedade da Rússia na época, que era possivelmente um dos países mais atrasados de todo Europa de então, pois havia a permanência ainda de traços de relações de caráter feudal e de servidão, em pleno início do século XX. O medo com relação às propostas sociais implementadas na União Soviética pelo governo bolchevique, na direção de uma maior igualdade social, assustou as elites de muitos países capitalistas e potências coloniais na época: após o final da Primeira Guerra Mundial em 1918, 16 exércitos se uniram para invadir a União Soviética e tentar derrubar o governo bolchevique em uma terrível guerra civil que durou cerca de 3 anos, mas foram derrotados pelo exército vermelho.

O filme “Reds” também realiza uma crítica aos descaminhos da revolução russa, no que diz respeito à crescente burocratização do estado soviético e ao cerceamento das liberdades individuais e da liberdade de expressão, conforme os anos foram passando.

No debate após o filme, foi lembrado que as revoluções francesa e russa são duas das mais importantes revoluções sociais da história da humanidade, mas por diversos motivos não são estudadas com a profundidade que deveriam na educação básica em nosso país. Foi lembrado também que a Revolução Russa produziu alguns fatos notáveis: transformou o país mais atrasado em termos econômicos e sociais da Europa, numa potência industrial que conseguiu derrotar a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial (o exército vermelho combateu cerca de 90% do exército alemão), se desenvolveu muito em termos científicos e conseguiu lançar o primeiro satélite (o “Sputnik”) em 1957 para o espaço, ultrapassando os Estados Unidos, na época, na denominada corrida espacial. Por outro lado, a União Soviética se desfez no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 e dois fatores foram importantes para esta derrocada: a falta das liberdades individuais na antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e a incapacidade da sua economia produzir bens de consumo com eficiência e na quantidade e qualidade exigidas pela competição com os países europeus que eram seus vizinhos e um padrão concreto de comparação para a sua população.

Professores Ricardo Plaza e Mauro antes da exibição do filme

Dois outros filmes sobre a revolução russa também foram lembrados durante o debate. Um deles é o clássico (da época do cinema mudo) “Outubro” dirigido pelo cineasta Sergei Eisenstein, lançado em 1928 e que pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=ob_O0Da-Ujk>. Outro filme é “Doutor Jivago”, lançado em 1965 e que conta com importantes atores como Omar Shariff, Julie Christie e Geraldine Chaplin (filha de Charles Chaplin); esta obra também envolve uma história de amor durante a Revolução Russa, neste caso entre um médico e uma ativista política. Este filme ficou conhecido também pela bela música “Tema de Lara” que pode ser conhecida (e ouvida) em: <https://www.youtube.com/watch?v=zAlesZl6wJA>.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página