Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Cinedebate discutiu filme “Rogue One” no dia de Star Wars
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu filme “Rogue One” no dia de Star Wars

Publicado: Terça, 07 de Mai de 2019, 11h46 | Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2019, 11h51

No dia 04 de maio de 2019, sábado, a partir das 09h45 da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Rogue One: Uma História Star wars”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” André da Silva Mendes, bem como de bolsistas e ex-bolsistas de pesquisa e de extensão, tais como Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Ryan Nepomuceno Montemor, Rafael do Nascimento Sorensen e João Pereira Neto, além de estudantes do IFSP que colaboraram voluntariamente com a organização desta atividade, tais como Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Yeté Abunã Marques Labarca e Vinicius Carvalho Rosa, todos orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

 

Foto: Alguns dos alunos que ajudaram a organizar este cinedebate sobre “Rogue One”, junto com o professor Ricardo Plaza

 

Estiveram presentes também prestigiando este cinedebate os professores Aleandro Ribeiro Marquesi e Ricardo Maroni Neto, bem como o estudante Enzo Maroni, além de alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais.

 

Foto: Enzo Maroni e Ricardo Maroni Neto

 

O dia 4 de maio é conhecido internacionalmente como o dia de Star Wars “Guerra nas Estrelas). O motivo é devido ao lema da saga “May the Force be with you” (“Que a Força esteja com você”); a ideia de deve ao fato de que o dia 4 de maio em inglês é denominado “May the fourth” cuja sua pronúncia é bem parecida com “May the Force”. Mais informações sobre esta data podem ser obtidas no artigo “Feliz Dia de Star Wars! Conheça 10 curiosidades sobre uma das datas mais geeks do mundo” disponível para ser lido aqui.

 

Foto: Professores Ricardo Plaza, Ricardo Maroni e Aleandro Marquesi

 

O filme “Rogue One” foi dirigido por Gareth Edwards e lançado em 2016. Mais informações a seu respeito podem ser obtidas em inglês aqui e em português aqui. O trailer legendado deste filme pode ser assistido aqui.

 

Foto: Cena do filme “Rogue One”

 

Na cronologia da saga “Star Wars”, o filme Rogue One se passa antes do filme que foi lançado em 1977 (o primeiro produzido para esta saga), “Star Wars: Uma Nova Esperança” (que é considerado o episódio IV de toda a história), e depois do filme “Star Wars: A vingança dos Sith” (o episódio III). Este é, portanto, de certo modo, um filme independente da saga Star Wars (é um spin-off), ou seja, não pertence a nenhuma das suas três trilogias.

 

Foto: Linha do Tempo que mostra a localização cronológica de “Rogue One” na saga “Star Wars”

 

O enredo de Rogue One descreve como um grupo de combatentes da Aliança Rebelde se unem para realizar um movimento arriscado de roubar os planos de destruição da “Estrela da Morte” para trazer uma nova esperança para a galáxia. A líder deste grupo de rebeldes é Jyn Erso (interpretada pela atriz Felicity Jones), a filha do cientista Galen Erso que fora sequestrado pelo Império para completar o projeto de construção da “Estrela da Morte”, uma estação espacial capaz de destruir planetas inteiros. Os créditos iniciais do filme Star Wars: Uma Nova Esperança” produzido por George Lucas em 1977, afirmavam: “É um período de guerra civil. Partindo de uma base secreta, naves rebeldes atacam e conquistam sua primeira vitória contra o perverso Império Galáctico. Durante a batalha, espiões rebeldes conseguem roubar os planos secretos da arma decisiva do Império, a “Estrela da Morte”, uma estação espacial blindada com poder suficiente para destruir um planeta inteiro.” O filme “Rogue One” trata justamente desta história prévia em que rebeldes roubam os planos secretos da “Estrela da Morte”.

 

Foto: Estrela da Morte

 

O filme “Rogue One: Uma História Star Wars” teve duas indicações para o Oscar de 2017, nas categorias de “Melhor Mixagem de Som” e “Melhores Efeitos Visuais”. O professor Ricardo Plaza lembrou durante o debate após a exibição do filme que uma das suas inspirações pode ter sido os movimentos de resistência existentes em países ocupados pelos exércitos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, tais como a Resistência Francesa (constituída por nacionalistas e comunistas), a Resistência Italiana (constituída principalmente pelos partigiani antifascistas) e o Levante do Gueto de Varsóvia realizado por jovens judeus (a história deste levante é contada no belo livro “Mila 18” escrito por Leon Uris). O professor Ricardo Maroni – que é o coordenador do curso de Tecnologia em Processo Gerenciais – lembrou aos presentes que os filmes da saga “Star Wars” são produtos comerciais que lidam com as expectativas dos fãs e que têm que gerar lucro para seus produtores. A indústria de cinema é um importante setor da economia que movimenta muitos bilhões de dólares anualmente.

Um outro ponto lembrado é o de que este filme lida com questões tanto políticas, quanto econômicas, como a diversidade e a inclusão, afinal a principal protagonista (Jyn) deste filme é uma mulher e um dos rebeldes é um guerreiro cego (Chirrut) que tem muita fé na força. Aliás o mantra que é repetido até a exaustão por Chirrut (“I am one with the Force. The force is with me” ou, em uma tradução livre, “Eu estou com a Força. A Força está comigo”) mostra também que há uma espécie de religião constituída em torno da “Força” um poder metafísico e onipresente, um campo de energia que se conecta com os seres vivos da galáxia e cujo domínio é um propósito dos guerreiros da ordem Jedi.

Finalmente foi lembrado que há uma discussão intensa entre os fãs sobre se os rebeldes Chirrut e Baze são apenas muito bons amigos ou se eles de fato formam um casal gay; um artigo a respeito desta hipótese, intitulado “Ship da Semana – Baze e Chirrut, de Rogue One: Uma História Star Wars”, pode ser lido aqui.

 

 Foto: Os rebeldes Baze e Chirrut

 

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas tanto dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, quanto de projetos de iniciação científica, que são orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página