Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu filme que aborda a situação da educação na África
Cinedebate

Cinedebate discutiu filme que aborda a situação da educação na África

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 11h21 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 11h22 | Acessos: 1450

No dia 20 de outubro de 2018, sábado, a partir das 10h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Uma lição de vida”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Henrique Madeo Pereira, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho, Caio Cesar Nogueira, Diego Bortoleto Licca e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Ryan Nepomuceno Montemor, e do ex-bolsista de iniciação científica João Pereira Neto, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Bolsistas que organizaram o cinedebate sobre “Uma lição de vida” juntamente com o professor Ricardo Plaza

Estiveram presentes os professores Aleandro Ribeiro Marquesi, Patricia Teixeira Tavano, Jessica Pereira Oliveira e Regina Aparecida Berardi Osorio. No público estavam membros da comunidade externa e estudantes de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, especialmente da Licenciatura em Física e da Licenciatura em Matemática.

Professores Aleandro, Patrícia, Ricardo, Jessica e Regina

O filme “Uma lição de vida” (o título original em inglês é “The first grader” e em português ele também foi lançado com o título “O aluno”) foi lançado em 2010 e dirigido por Justin Chadwick. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas (em inglês) aqui e (em português) aqui. O trailer deste filme pode ser assistido aqui.

Cena do filme “Uma lição de vida”

Este filme é baseado na história inspiradora e real de Kimani Maruge (interpretado pelo ator Oliver Litondo), um idoso queniano de 84 anos, que está determinado a aprender a ler e escrever, e para isso tenta se juntar a crianças de seis anos de idade da escola situada perto de onde vive. Uma boa análise desta obra pode ser lida no artigo intitulado “Uma Lição de Vida (2010): a luta pelo conhecimento” disponível para leitura aqui.

Parte do público presente no cinedebate sobre “Uma lição de vida”

O Kimani Maruge real (que faleceu em 2009) chegou a fazer um discurso na ONU no qual ressaltou o poder transformador da educação.  Na sua juventude, nos anos 1950, ele lutou bravamente pela independência de seu país, o Quênia, em relação à Inglaterra, potência colonial da época que agia de modo brutal contra aqueles que se posicionavam contra os seus interesses coloniais.

Kimani Maruge, cuja história de vida é narrada no filme “Uma lição de vida”

Esta foi uma atividade cultural conjunta dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática que fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.