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Cinedebate

Cinedebate discutiu filme inglês "Billy Elliot"

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 15h09 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 18h21

No dia 19 de abril de 2018, quinta-feira, a partir das 16h15 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme inglês “Billy Elliot”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy e Rafael Honório Morais de Oliveira), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a participação também do professor Mauro Ribeiro Chaves, docente de artes do IFSP-Caraguatatuba.

Público presente neste cinedebatePúblico presente neste cinedebate

A ideia original de exibir e debater este documentário surgiu a partir de uma conversa entre o professor Ricardo Plaza e o professor Mauro, a respeito de filmes que abordassem questões relacionadas às artes, em especial à dança; ambos então decidiram pela realização deste cinedebate. Estiveram presentes estudantes de diferentes cursos (tais como do ensino médio integrado, licenciatura em física, licenciatura em matemática, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, etc).

Cida Waak, Divina, Ricardo e ZallyCida Waak, Divina, Ricardo e Zally

Estiveram presentes também muitos cidadãos da comunidade externa ao IFSP-Caraguatatuba, em particular a atual presidente e a ex-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Caraguatatuba, respectivamente Zally Queiroz e Maria Apparecida Waak (a dona Cida Waak), bem como a bailarina Samantha Delfino Milan e a professora Divina de Fátima dos Santos, que leciona na Universidade Aberta do Centro Universitário Módulo.

Professor Mauro explica sobre temas abordados pelo filmeProfessor Mauro explica sobre temas abordados pelo filme

O filme Billy Elliot foi produzido no Reino Unido e lançado em 2000. Este foi o primeiro longa-metragem dirigido por Stephen Daldry que já produziu mais de 100 peças teatrais na Inglaterra. O seu principal protagonista é Billy Elliot (interpretado por Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, se apaixona pelo balé e tem que enfrentar os preconceitos que surgem quando ele decide se dedicar a esta forma de arte. São discutidos temas como homofobia e a importância dos jovens irem atrás de seus sonhos. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês no site IMDB no link <https://www.imdb.com/title/tt0249462/?ref_=nv_sr_1> e em português no site “Adoro Cinema” no link <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-11295/>. O seu trailer pode ser visto em: <https://www.youtube.com/watch?v=GP-JyibLTMg>.

Professores Mauro e Ricardo PlazaProfessores Mauro e Ricardo Plaza

Um dos destaques deste filme é a sua trilha sonora. A música “London Calling” da engajada banda de rock inglesa “The Clash” é apresentada em um momento de conflito entre mineiros grevistas e a polícia; o instigante trecho de 2 minutos do filme com esta música pode ser visto no link: <https://www.youtube.com/watch?v=WfXnlATYccY>. Uma magnífica música clássica que permeia o filme é o “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky, que pode ser escutada em: <https://www.youtube.com/watch?v=2j1H6T3JYfo>. A emocionante cena final deste filme – que se passa 14 anos após a narrativa principal – pode também ser admirada no link: <https://www.youtube.com/watch?v=1mAreOe6e-A>.

A bailarina Samantha expõe suas ideias sobre temas abordados pelo filmeA bailarina Samantha expõe suas ideias sobre temas abordados pelo filme

O contexto histórico do filme é o dos anos 1980, na Inglaterra, quando o governo da primeira-ministra Margaret Thatcher começou a implementar medidas de cunho neoliberal e reduzir gastos com serviços públicos (assistência social, educação, saúde, etc), privatizar empresas públicas e restringir direitos trabalhistas, o que gerou uma luta contrária por parte de trabalhadores e sindicatos, luta esta encabeçada pelos mineiros das minas de carvão que tinham um sindicato forte e combativo. O governo de Thatcher privilegiou o Mercado, as grandes corporações e o setor financeiro em detrimento do Estado e dos serviços públicos; um recente artigo de análise sobre este período, publicado pelo site britânico de notícias BBC e intitulado “Thatcherismo abriu as portas da barbárie, que não fecharam até hoje”, pode ser lido em: <http://www.bbc.com/portuguese/blog-tim-vickery-43296195>.

Cena do filme em que trabalhadores sindicalizados enfrentam a repressão por parte da polícia

O filme permitiu discutir questões importantes como o preconceito contra homossexuais, os estereótipos criados a respeito de algumas atividades no que diz respeito a questões de gênero (tais como estereótipos segundo os quais meninos devem lutar boxe e jogar futebol, enquanto meninas devem fazer balé e brincar de boneca) e a luta de trabalhadores ingleses contra políticas de cunho neoliberal. Uma das questões debatidas foi sobre a importância de lutar contra os próprios preconceitos que todos nós carregamos sobre diferentes temas; a este respeito, durante o filme, o pai de Billy Elliot acabou superando os seus próprios preconceitos, ao perceber o talento que seu filho tinha para o balé!

Estudantes que organizaram este cinedebate com professor Ricardo PlazaEstudantes que organizaram este cinedebate com professor Ricardo Plaza

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e conta na sua equipe também com os professores Mauro Chaves e Alexandre Rosa. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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