Cinedebate

Cinedebate discutiu filme “Hoje eu quero voltar sozinho”

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 10h40 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 10h50

No dia 11 de junho de 2018, segunda-feira, a partir das 19h00 da noite, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Hoje eu quero voltar sozinho”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Diego Bortoleto Licca orientado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou também com a participação do professor Renato Aurelio Mainente, que é coordenador do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba, e de Juliana Caroline da Silva Sousa, Thais Alves da Silva e Victor Hugo da Silva Oliveira que são estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e lecionam no Cursinho Popular e para isto recebem uma bolsa de extensão do IFSP. Estiveram presentes neste cinedebate os alunos do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba, além de estudantes de outros cursos e cidadãos da comunidade externa ao IFSP.

Professor Ricardo Plaza e Renato Mainente com bolsistas de extensão antes do início do cinedebate

O filme brasileiro “Hoje eu quero voltar sozinho” foi dirigido por Daniel Ribeiro e lançado em 2014, tendo recebido vários prêmios internacionais. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês no site IMDB e em português no site “Filmow”. O trailer deste filme pode ser assistido aqui.

Cena do filme “Hoje eu quero voltar sozinho”

O filme aborda a história de Leonardo (interpretado pelo ator Ghilherme Lobo), um adolescente cego que tenta lidar com os pais protetores em excesso, ao mesmo tempo em que busca sua independência e procura descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade, enfrentando os preconceitos decorrentes.

Professor Renato abre as atividades deste cinedebate

Durante o debate após o filme, um dos temas discutidos foi a respeito da terminologia considerada correta “orientação sexual”, em oposição ao termo “opção sexual” que ainda é usado equivocadamente por alguns, pois a heterossexualidade ou a homossexualidade, por exemplo, das personalidades de cada um não podem ser caracterizadas como “opções”, mas sim como características definidoras de cada cidadão: o debate ressaltou que as pessoas não “escolhem” ser homossexuais ou heterossexuais, elas simplesmente o são.

Professores Ricardo Plaza e Renato Mainente no início deste cinedebate

Uma fonte adequada de informação sobre este filme é o seu próprio site que inclusive informa todos os prêmios que ele recebeu. Uma boa análise do filme pode ser lida aqui. O filme consegue com sucesso discutir de modo sensível temas como homoafetividade, deficiência física e preconceitos.

Público presente no cinedebate sobre o filme “Hoje eu quero voltar sozinho”

Um dos pontos a ser destacado acerca deste filme é sobre a sua bela trilha sonora. A música principal é “There’s too much love” (Belle & Sebastian). Duas outras belas músicas deste filme são “Let’s get it on (Marvin Gaye) e “Modern Love” (David Bowie).

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.