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Cinedebate

Cinedebate discutiu 2 episódios da série “Black Mirror” com estudantes do Cursinho Popular

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 17h29 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h13

Na noite de 11 de setembro de 2017, segunda-feira, entre 19h00 e 22h30, ocorreram sessões de cinedebates, no auditório da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, com a exibição e discussão de dois episódios da série “Black Mirror”. Estes cinedebates tiveram como público alvo os alunos do Cursinho Popular que é uma ação que o Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desenvolve em colaboração com a Escola Colônia dos Pescadores. Os cinedebates fazem parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e, neste caso, para a sua organização contou com o apoio de duas bolsistas deste programa de extensão (Juliana Caroline da Silva Sousa e Thiffany Souza do Nascimento), bem como de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto e Izabela Duarte), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza. A atividade contou com a participação de Gustavo Henrique de Oliveira e Leandro Gabriel Petri, respectivamente professores de inglês e de química do Cursinho Popular, um projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Renato Aurélio Mainente. Os dois projetos de extensão descritos anteriormente são organizados no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e os seis bolsistas presentes estudam nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Renato, João, Izabela, Juliana, Leandro, Thiffany, Gustavo e Ricardo

Black Mirror, que já teve três temporadas (a terceira foi produzida pelo Netflix), é uma série de ficção científica britânica criada por Charlie Brooker e que examina as consequências bizarras, irônicas e obscuras das novas tecnologias nas sociedades modernas e dos desconfortos e das transformações causadas por elas. A quarta temporada está sendo lançada neste ano de 2017. Cada episódio contém uma história completa e fechada em si mesma, e não depende que se assista um episódio anterior para a sua compreensão. Mais informações sobre “Black Mirror” podem ser obtidas (em inglês) na base de dados do IMDB em: <http://www.imdb.com/title/tt2085059/>. Uma tradução literal de “black mirror” é “espelho negro”, uma referência às telas de celulares e computadores. Muitos consideram esta como sendo a mais relevante série da década e, talvez, a mais perturbadora, pois discute com profundidade o uso excessivo da tecnologia, apresentando futuros distópicos e não tão distantes assim. A série usa um tipo de formato que ficou bastante conhecido no final dos anos 1950 e início dos anos 1960 com a série “The Twilight Zone” (“Além da imaginação”), por pensar em situações desagradáveis com um humor cínico, mas que nos causam impacto por serem tão reais.

Professor Renato explica sobre o cinedebate para os alunos do Cursinho Popular

O objetivo desta atividade foi provocar reflexões nos alunos do cursinho popular, de modo a despertar a imaginação deles e dotá-los de um repertório mais amplo para a elaboração de uma eventual redação que discuta questões relacionadas à presença das novas tecnologias em nossas vidas.

Os dois episódios que foram exibidos são descritos de modo genérico a seguir. O episódio apresentado e discutido inicialmente entre 19h00 e 20h30, foi “San Junipero” (o quarto episódio da terceira temporada). Ele é considerado um episódio mais positivo e alegre que os outros da séria Black Mirror. Ele apresenta uma história de amor entre duas mulheres e discute temas como a diversidade, a morte e as formas pelas quais a tecnologia da informática poderia preservar a nossa “consciência”, vivendo em um mundo virtual, mesmo depois da morte de nosso corpo físico. A canção “Heaven is a place on Earth” (“O paraíso é um lugar na Terra”) foi considerada por muitos como sendo perfeita para a cena final. Aliás, muitos consideram este como um dos melhores episódios de toda a série.

Já o episódio apresentado e discutido após o intervalo, entre 21h00 e 22h30, foi “Nosedive” (“Perdedor”). Ele trata da vida de uma jovem que luta pela ascensão social num mundo terrivelmente distópico onde, pelos celulares, todos se avaliam e são avaliados pelas pessoas que estão ao seu redor. Esta é uma sociedade em que as classes sociais são definidas pela quantidade de “curtidas” que cada um tem nas redes sociais. A falsidade, a futilidade e a superficialidade deste mundo ficam evidentes nos diálogos e pelos figurinos e ambientações existentes: neste mundo sem vida a única coisa que importa é o status de cada um, definido pela sua pontuação no celular. O uso das garrafas térmicas, azul e vermelha, que são oferecidas para a protagonista principal por uma motorista de caminhão, pode ser visto como uma referência às pílulas azul e vermelha do filme Matrix.

O Cursinho Popular de Caraguatatuba funciona em todos os dias úteis no período noturno no auditório da Escola Colônia dos Pescadores e atende gratuitamente estudantes ou ex-estudantes de escolas públicas do litoral norte paulista que pretendem se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou para outros exames de seleção para ingresso no ensino superior. Os professores que lecionam as aulas do Cursinho Popular são estudantes de cursos de graduação do IFSP-Caraguatatuba que recebem uma bolsa mensal financiada pela Pró-Reitoria de Extensão (PRX) do IFSP e são orientados por docentes do IFSP na preparação das aulas que ministram. Este ano de 2017 é o segundo ano em que o IFSP-Caraguatatuba está promovendo este Cursinho Popular com verbas da PRX e seu objetivo é ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens oriundos das classes trabalhadores que estudam ou estudaram em escolas públicas.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas orientados no IFSP-Caraguatatuba pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, uma ação patrocinada com recursos da Pró-reitoria de Extensão (PRX) do IFSP. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. As datas e os horários das sessões que ocorrem no auditório do IFSP-Caraguatatuba são sempre previamente comunicados a todos os interessados por informes publicados no site do próprio IFSP-Caraguatatuba. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

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