Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu documentário "Trashed"

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 15h09 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 18h22

No dia 18 de abril de 2018, quarta-feira, a partir das 13h30 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Trashed – Para onde vai nosso lixo”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Adriana de Andrade, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy e Rafael Honório Morais de Oliveira), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a participação também dos professores Ricardo Soares Mota Silva, Shirley Pacheco de Souza, Priscila Cristini dos Santos e Mauro Ribeiro Chaves, todos docentes do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem do documentário Trashed com o ator Jeremy Irons sobre uma montanha de lixo no LíbanoImagem do documentário Trashed com o ator Jeremy Irons sobre uma montanha de lixo no Líbano

A ideia original de exibir e debater este documentário surgiu em uma conversa do professor Ricardo Soares com o professor Ricardo Plaza a respeito de filmes que abordassem questões ambientais; ambos então decidiram pela realização deste cinedebate. Estiveram presentes estudantes de diferentes cursos (tais como técnico em meio ambiente, licenciatura em física, licenciatura em matemática, etc), bem como cidadãos interessados pelo tema.

Professores Ricardo Plaza, Shirley, Priscila e Ricardo SoaresProfessores Ricardo Plaza, Shirley, Priscila e Ricardo Soares

O documentário “Trashed” dirigido por Candida Brady e lançado em 2012, conta com o ator inglês Jeremy Irons em seu elenco, com a missão de nos guiar pelos efeitos e pela extensão do problema global do destino que deve ser dado ao lixo que a humanidade produz. Esta “viagem” investigativa nos impele a sair da passividade para uma posição ativa associada ao ponto de vista de que cada um pode fazer a diferença. Logo em seu início é possível ver Jeremy Irons caminhando com botas no meio de uma montanha de lixo em uma praia do Líbano, com o objetivo de tirar o espectador da sua “zona de conforto”.

Público debate o documentárioPúblico debate o documentário

Este documentário basicamente convoca cada um a fazer sua parte, começando por evitar, sempre que possível, o uso de sacos plásticos e por separar o material (“lixo”) reciclável dentro de casa. A professora Shirley lembrou que uma das principais ações que podem ser tomadas pelos cidadãos é reduzir a produção de lixo. Reduzir é, aliás, um dos chamados “5 Rs” do consumo consciente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar, Recusar. Sobre isto, a professora Priscila interviu lembrando que não basta somente reclamar de governantes, pois esta é uma questão que exige o envolvimento consciente e ativo de cada um em ações cotidianas, visando inclusive uma mudança de hábitos.

Professor Mauro cita alguns artistas que trabalharam com a questão do lixoProfessor Mauro cita alguns artistas que trabalharam com a questão do lixo

Este documentário pode ser assistido gratuitamente no site vimeo no link: <https://vimeo.com/140888282>. O professor Ricardo Soares em sua intervenção salientou a informação do documentário de que a incineração do lixo produz grande parte da dioxina existente no planeta, uma substância muito tóxica e prejudicial à saúde humana.

Professor Ricardo Soares debate o documentárioProfessor Ricardo Soares debate o documentário

O professor Mauro por sua vez lembrou os trabalhos de diversos artistas que lidam com a questão da produção de lixo pelo ser humano, tais como Eduardo Srur, Frans Krajcberg e Vik Muniz.

Trabalho artístico de Eduardo SrurTrabalho artístico de Eduardo Srur

O professor Ricardo Plaza destacou que em média cada um de nós produz entre 1 e 2 kg de lixo por dia e que de alguma forma deveríamos todos nós nos sentirmos responsáveis pelo lixo que produzimos.

O documentário deixou evidente que o problema do lixo é global e envolve todas as nações do planeta: determinadas ações, devido às correntes de ar e às correntes existentes nos mares e oceanos, acabam por ter um impacto que transcende as fronteiras existentes entre países. Durante as cenas do documentário, Jeremy Irons viajou por diversos países em diferentes estágios de desenvolvimento: Islândia, Vietnã, Líbano, Inglaterra, etc.

Professor Ricardo Plaza com bolsistas e ex bolsistas que ajudaram na organização deste cinedebateProfessor Ricardo Plaza com bolsistas e ex bolsistas que ajudaram na organização deste cinedebate

Um dos temas abordados durante o debate foi sobre a importância da coleta seletiva e da atitude de separar o “lixo que não é lixo” (metal, vidro, plástico, papel, etc) limpo e lavado, em casa, de modo que logo no momento da produção do lixo de cada um, ocorra uma diferenciação entre o lixo orgânico e o lixo que pode ser reciclado. Além disso, foi ressaltado que é importante que os gestores públicos apoiem, inclusive com subsídios financeiros, cooperativas de catadores de lixo que estão prestando um serviço social, pois eles ajudam na construção de uma sociedade mais harmoniosa.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e conta na sua equipe também com os professores Mauro Chaves e Alexandre Rosa. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página